Como retirar e recolocar a Guia Trava do Capô?

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Como retirar e recolocar a Guia Trava do Capô?

Mensagem por Maranhão Fortes »

Amigos, é o seguinte, desde que o Corsa foi comprado sempre teve problemas para abrir o capô. Cheguei a comprar o cabo e mola, fiz de tudo pra regular, mas no início funciona. Depois de alguns dias, volta de novo o problema e não consigo abrir só puxando a alavanca por dentro do carro. Tenho que abrir de outra forma. Arrumei de novo, deixei o capô todo levantado, e pedi pra um ajudante ficar puxando a alavanca pra eu ver onde tava emperrando. Daí que eu vi onde estava o problema: naquele furo onde entra o pino do capô tem uma fenda que está bem gasta e a mola fica emperrando nessa fenda. Pesquisei na internet e achei a Guia completa. Dei uma olhada por baixo pra ver como essa peça era fixada, mas não tem nenhum parafuso ou solda. Pergunto a vocês se alguém sabe como trocar essa guia. Segue abaixo fotos.
1 - Parte onde fica a Guia Trava do Capô vista por cima.
Imagem

2- Guia Trava do Capô vista de baixo pra cima.
Imagem

3 - Guia Trava do Capô encontrada pra venda.
Imagem
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Maranhão,

Pelo que observei parece ser assim pra tirar isso.

1 - solte o cabo de aço que vai no puxador;
2 - force a mola fixada na mini-frente e solte do 4 furo em diagonal, (este fica esquerda pra direita);
3 - ao soltar a mola a Guia Trava do Capô vai descer e vc vai soltar do pino limitador.
4 - cuidado pra não se machucar

Não tem fixação por parafusos, é tudo encaixado e fixado pela mola que fica entre a lataria e a guia.

Se tiver uma mola nova a venda aonde achou a Guia já coloca tudo novo.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

sousaman escreveu:Maranhão,

Pelo que observei parece ser assim pra tirar isso.

1 - solte o cabo de aço que vai no puxador;
2 - force a mola fixada na mini-frente e solte do 4 furo em diagonal, (este fica esquerda pra direita);
3 - ao soltar a mola a Guia Trava do Capô vai descer e vc vai soltar do pino limitador.
4 - cuidado pra não se machucar

Não tem fixação por parafusos, é tudo encaixado e fixado pela mola que fica entre a lataria e a guia.

Se tiver uma mola nova a venda aonde achou a Guia já coloca tudo novo.

Abraços!
Olá sousaman, obrigado pelas dicas. Fiz o procedimento que o amigo recomendou, mas parece que esta Guia Trava Capô ainda é a original. Fiz algumas fotos de como tentei.
1 - Soltei o cabo que vai no puxador, e forcei a mola até retirada da mesma. No local onde entra o "gatilho" até dei uma forçada com a chave fenda pra ver se soltava.
Imagem

2 - Também no furo onde entra o Pino do Capô dei uma forçada e nada da guia se soltar.
Imagem

3 - Já por baixo, introduzi a chave na fenda do furo do pino do capô, tentando deslocar a guia pra baixo, mas ela nem se mexeu.
Imagem

4 - Também dei uma forçada nas laterais da Guia do Capô e nada dela se deslocar, como mostra as duas últimas fotos.
Imagem

Imagem

Eu acho que essa peça deve vir de fábrica, colada na lataria com uma cola muito resistente, só pode ser isso, pois como disse, ela não está parafusada nem tem nenhuma marca de solda.
Um cordial abraço
johnny oliveira
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 03 2018f Julho 2018 04:04:56 PM
Localização: Lavras - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por johnny oliveira »

Olá amigos do corsa, adquiri um corsa super 97 que estava precisando de cuidados, aos poucos vou colocar ele nos eixos, porém estou passando pelo mesmo problema, já quebrei 2 gatilhos da trava do capo e ainda não consegui ajusta-lo (cabo de aço novo).
Se deixo a mola mais pressionada o capo não fecha se deixo ela mais livre ele trava o capo e o gatilho quebra.
Os amigos poderiam me orientar ou já passaram por isso e acharam uma solução?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Funilaria e Pintura”