[DÚVIDA] - Como examinar a Bobina?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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alcineu
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re

Mensagem por alcineu »

mraporto escreveu:Foi com um multimetro digital sim... Então, ela está com problema? ::?
a julgar pelas medidas abaixo do minimo, sim. Teria que ter pelo menso 6 KOhms ou 6.000 Ohms.
Mas vamos ter cautela que essas bobinas, pois, tem vários fabricantes e muda muito as carateristicas.
Meça se tem alguma resistencia entre 1/4 e 2/3. Como 1/4 e 2/3 são enrolamentos separados, não pode haver nenhuma resistencia entre eles. È isolação extrema devido a Alta Tensão de quase 25.000 Voltss ou 25KV.
Meça na escala mais alta do multimetro, como 20K, 200K ou mais.

1/4 <--- resistencia 0
2/3 <--

Conhece alguem que mexe com injeção e tenha uma dessa para testes?

alguem ai já checou e achou esses valores...
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Thiago Petrucelli
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Mensagem por Thiago Petrucelli »

Meu carro deu problema na bobina. Ela funcionava até que normal, mas o carro falhava quando afundava o pé de uma vez, engasgava e demorava pra subir o giro. Ninguem achava o problema, troquei valvula EGR, limpei bicos, testei pressão da bomba e nada, tudo correto, compressão do motor, tudo perfeito... Ai meu mecanico tinha uma bobina lá de um motor novo que veio e o dono deu pra ele, ele colocou no meu carro e pronto, ta outra coisa!! Não falha mais NADA, ta zero zero, funcionando lisinho... E isso que é estranho, ela não queimou pois depois que passava de 2000rpm ela andava normal... Só fazia em marcha lenta. Pelo menos resolvi, um alivio, pensei que o motor que tava ruim hehehe...

Abraços!
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Mensagem por alcineu »

Esse tipo de bobina é critica. Usar velas errada é morte certa para ela. Vela errada que eu falo é velas NÃO resistivas.
A vela recomendada é a BPR6EY Green Plug. Ela tem uma resistencia interna entre o eletrodo central de aproximadamente 5 KOhms ou 6.000 Ohms.
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Mensagem por alcineu »

Thiago Petrucelli escreveu:Meu carro deu problema na bobina. Ela funcionava até que normal, mas o carro falhava quando afundava o pé de uma vez, engasgava e demorava pra subir o giro. Ninguem achava o problema, troquei valvula EGR, limpei bicos, testei pressão da bomba e nada, tudo correto, compressão do motor, tudo perfeito... Ai meu mecanico tinha uma bobina lá de um motor novo que veio e o dono deu pra ele, ele colocou no meu carro e pronto, ta outra coisa!! Não falha mais NADA, ta zero zero, funcionando lisinho... E isso que é estranho, ela não queimou pois depois que passava de 2000rpm ela andava normal... Só fazia em marcha lenta. Pelo menos resolvi, um alivio, pensei que o motor que tava ruim hehehe...

Abraços!
o que acontece nessa bobina é falta de isolação. Pode ser entre os 2 secundarios ou entre espiras entre ums ecundario ou outro.

Quem trocar a bobina me avisem...
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Mensagem por SemControle »

alcineu escreveu:
mraporto escreveu:Foi com um multimetro digital sim... Então, ela está com problema? ::?
a julgar pelas medidas abaixo do minimo, sim. Teria que ter pelo menso 6 KOhms ou 6.000 Ohms.
Mas vamos ter cautela que essas bobinas, pois, tem vários fabricantes e muda muito as carateristicas.
Meça se tem alguma resistencia entre 1/4 e 2/3. Como 1/4 e 2/3 são enrolamentos separados, não pode haver nenhuma resistencia entre eles. È isolação extrema devido a Alta Tensão de quase 25.000 Voltss ou 25KV.Meça na escala mais alta do multimetro, como 20K, 200K ou mais.

1/4 <--- resistencia 0
2/3 <--

Conhece alguem que mexe com injeção e tenha uma dessa para testes?

alguem ai já checou e achou esses valores...
nao esta ao contrario isso
como 1/4 e 2/3 sao enrolamentos separados, deve haver resistencia entre eles. e ai continua o original....
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Mensagem por alcineu »

SemControle escreveu:
alcineu escreveu:
mraporto escreveu:Foi com um multimetro digital sim... Então, ela está com problema? ::?
a julgar pelas medidas abaixo do minimo, sim. Teria que ter pelo menso 6 KOhms ou 6.000 Ohms.
Mas vamos ter cautela que essas bobinas, pois, tem vários fabricantes e muda muito as carateristicas.
Meça se tem alguma resistencia entre 1/4 e 2/3. Como 1/4 e 2/3 são enrolamentos separados, não pode haver nenhuma resistencia entre eles. È isolação extrema devido a Alta Tensão de quase 25.000 Voltss ou 25KV.Meça na escala mais alta do multimetro, como 20K, 200K ou mais.

1/4 <--- resistencia 0
2/3 <--

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alguem ai já checou e achou esses valores...
nao esta ao contrario isso
como 1/4 e 2/3 sao enrolamentos separados, deve haver resistencia entre eles. e ai continua o original....
deu erro ao postar...não fica como digitei.
Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3. Tem que ter resistencia ZERO...ficou bem explicado? Opinem ai...
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Mensagem por mraporto »

Eita confusão Alcineu!!!Conforme nossas medidas, sendo que a sua foi a primeira:
1/4 - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47% (é a ordem da faisca nos cilindros 1 e 4
e que corresponde ao "pino" 1 e 2)

2/3 - 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65% (é a ordem da faisca nos cilindros 2 e 3
e que corresponde ao "pino" 3 e 4) Certo?

o <---- 1 (manda faísca para o primeiro cilindro)
o <---- 2 (manda faísca para o quarto cilindro)
o <---- 3 (manda faísca para o segundo cilindro)
o <---- 4 (manda faísca para o terceiro cilindro)

Ou seja, colocando a ponta de prova nos "pinos" 1 e 2 temos (1/4) - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47%
e nos "pinos" 3 e 4 (2/3) temos 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65%.
Agora eu acabei de colocar o multímetro nos "pinos" 1 e 3 e nos 2 e 4 não deram zero não,
deu como se o "circuito estivesse em aberto".
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Mensagem por alcineu »

Olá mraporto eita confusão rsrs
Bem vamos lá, vamos desfazer a confusão...
A sequencia de numeração dos pinos da bobina na ordem vertical, ou seja, de cima para baixo é:

1 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 1
4 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 4
2 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 2
3 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 3

Resumindo: cada numeração da bobina vai dar no cillindro correspondente do motor.
Pinos 1 e 4 é um enrolamento e 2 e 3 outro enrolamento, enfim, seguindo essas numerações não tem como errar.

Imagem

Voce colocou em que escala de resistencia ai no multimetro?
Estou achando esse enrolamento que deu 4,77 KOhms com esse valor muito baixo...

Dei uma conferida:
Bobina: 1/4 = 5,93 KOhms e 2/3 = 6,16 KOhms
Cabos de velas: 1 - 3,43, 4 - 3,18, 2 - 2,86 e 3 - 1,48 KOhms (seguindo a numeração da bobina)
Velas: todas com 3,60 KOhms

Imagem
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Mensagem por mraporto »

Alcineu, você disse: "Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3. Tem que ter resistencia ZERO...ficou bem explicado? Opinem ai..."

A minha medida não deu zero, deu infinito, como se estivesse em aberto!
mraporto
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Mensagem por mraporto »

A escala que usei foi 20k
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