[DICA] - Aonde são os pontos de aterramento do Corsa?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Vinicius.SEP
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 17 2010f Outubro 2010 07:41:37 AM
Localização: Teresina - PI
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vinicius.SEP »

Ressucitando o tópico.. :angel9:

Tava querendo dar uma reforçada nos aterramentos do corsa.
Tava querendo fazer o seguinte esquema:

Imagem

Oque acham?

E sobre o fio em azul, oque acham?
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Vinicius, boas a ideia...

Aterramentos em veiculos é um problema. Não tem um critério normalizado, não sei os atuais, mas, quanto ao Corsa, atentem para aquele aterramento do polo negativo da bateria que vai até a lataria ali do lado da bateria.
Limpe bem o parafuso e afins.
Quanto a lataria, não há aterramentos via pontos com fio, malha, etc, só no contato das peças, umas nas outras, dai a oxidação das partes vai aumentando com o tempo, aumenta o mau contato, originando resistencia no local.

Um detalhe que ocasiona problema na injeção é falha nos aterramento até a ECU.

Já li casos de se ter que aterrar a carcaça de aluminio da ECU. A própria placa mãe da ECU tem aterramentos na parte cobreada, por baixo da mesma, igual as placas mãe dos PCs, nos locais onde há parafusos de fixação.

Já notaram que as fontes de PC tem inumeros fios pretos, sendo que vão a um mesmo ponto da fonte.

Quem manja um pouco da coisa, pode conferir esses pontos e ver se tem oxidação, tipo um pó branco do aluminio grudado e limpar.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Vinicius.SEP
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 17 2010f Outubro 2010 07:41:37 AM
Localização: Teresina - PI
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vinicius.SEP »

alcineu escreveu:Olá Vinicius, boas a ideia...

Aterramentos em veiculos é um problema. Não tem um critério normalizado, não sei os atuais, mas, quanto ao Corsa, atentem para aquele aterramento do polo negativo da bateria que vai até a lataria ali do lado da bateria.
Limpe bem o parafuso e afins.
Quanto a lataria, não há aterramentos via pontos com fio, malha, etc, só no contato das peças, umas nas outras, dai a oxidação das partes vai aumentando com o tempo, aumenta o mau contato, originando resistencia no local.

Um detalhe que ocasiona problema na injeção é falha nos aterramento até a ECU.

Já li casos de se ter que aterrar a carcaça de aluminio da ECU. A própria placa mãe da ECU tem aterramentos na parte cobreada, por baixo da mesma, igual as placas mãe dos PCs, nos locais onde há parafusos de fixação.

Já notaram que as fontes de PC tem inumeros fios pretos, sendo que vão a um mesmo ponto da fonte.

Quem manja um pouco da coisa, pode conferir esses pontos e ver se tem oxidação, tipo um pó branco do aluminio grudado e limpar.
E onde fica a ECU do corsa milenium? Quero ver se tem oxidação.
Vou postar o antes e o depois da reforçada no aterramento.
Vinicius.SEP
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 17 2010f Outubro 2010 07:41:37 AM
Localização: Teresina - PI
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vinicius.SEP »

Reforcei o aterramento e ta com resistência de 0,2 ohms.
valtermateus
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 02 2013f Janeiro 2013 09:52:33 AM
Localização: Estância Velha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valtermateus »

A duas semanas estava com o carro falhando e com vazios na aceleração e com a luz da injeção ligava as vezes, ia no mecânico e o carro não falhava e o scanner não acusava nada. Fui no outro dia na mecânica dizendo a mesma coisa dai acusou sonda foi trocada e continuou falhando. Como pesquisado no clube sobre aterramento, peguei um fio e fiz um aterramento no bloco no motor ao lado da correia dentada do classic 2005, liguei o carro motor parelho sem oscilação na lenta, sem falhas e sem vazios na aceleração, andei na dois dias e sem falhas, hoje (02/01/13), fui ao meu mecânico e mostrei a ele o que tinha feito e ele me disse que tinha lógica pois as vezes a sonda não gera aterramento ou pode ter algum fio terra quebrado, pediu para eu andar mais alguns dias assim para ver se o falhamento iria acabar mesmo, marquei para sexta-feira para fazer um aterramento correto com terminais. O aterramento liguei diretamente no polo negativo da bateria e liguei em um dos dois parafusos do bloco do motor ao lado da correia dentada.
Avatar do usuário
JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

[quote="alcineu"]Bem pessoal ai vai as fotos dos pontos de aterramentos do Corsa

Imagem

Imagem

Imagem

Primeira imagem: É na caixa de bateria ou caixa de reservatório de água do limpador ?
Segunda imagem: Ao lado da carenagem da correia dentada ?
Terceira imagem: Ao lado do resevatório(bolinha) de água ?
Jonathan Varoni
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Segunda-feira 07 2012f Maio 2012 07:44:47 PM
Localização: Terra Roxa - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Jonathan Varoni »

Por favor alguém tem as imagens ? :( :(
Assistec
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 24 2014f Novembro 2014 01:24:39 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Assistec »

Galera bom dia a todos,trabalho na aria de informatica e quando comprei meu corsa hatch optei por um curso de mecânica no seina já tenho 4 meses,e já tinha me cadastrado no fórum antes de pensar em fazer o curso pois meu carro ta com esse problema ate hoje,ele fica acelerando sozinho e quando não e acelerando e o inverso, morrendo,(isso em macha lenta)já troquei atuador de macha lenta,já troquei bateria ,ja fiz limpeza e corpo de borboleta,e recentemente fiz limpeza em três aterramentos do motor mas não sei onde fica os demais ,e não consigo ver as fotos dos amigos alguém pode me ajudar mandar pra min via e mail o zap? desde ja grato e dar passar pra outros procedimentos citados aqui pelos amigos....
Se vc não serve para me servir ,não serve para ser meu amigo.
Liberfull
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 19 2017f Junho 2017 02:10:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Liberfull »

Alguém tem as fotos dos de aterramento, se tiver me envie no Zap por favor ,(11995590513) não consigo abrir as imagens acima de jeito nenhum. Agradecido.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”