malta , eu queria colocar um botão dentro do meu corsa B , para ligar e desligar a ventoinha do radiador quando eu quiser ... algum amigo aqui me arranja fotos ou esquema de como isso se faz ?
tudo de bom para todos !!!!!!!
ligar e desligar a ventoinha radiador
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Cara é muito facil.
pegue o terminal que liga o cebolão do radiador, descasque os dois fios e solde neles um pedaço de fio de mais ou menos, 2 metros., depois isole bem com fita isolante, passe o fio pelo canto esquerdo do carro, por tras da bateria até chegar no painel, acima do botáo do farol, tem aqueles botões falsos, retire 1 e coloque ali o interruptor,
pegue o terminal que liga o cebolão do radiador, descasque os dois fios e solde neles um pedaço de fio de mais ou menos, 2 metros., depois isole bem com fita isolante, passe o fio pelo canto esquerdo do carro, por tras da bateria até chegar no painel, acima do botáo do farol, tem aqueles botões falsos, retire 1 e coloque ali o interruptor,
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CARA EU FIZ ISSO E NAO DEU CERTO ,,DECAPEI OS FIOS UNS 10 CM DO CONECTOR DO VENTILADOR DO RADIADOR MAS NÃO FUNCIONOU ?????
E AGORA??????TEM FOTOS DE COMO DEVE FICAR????? OBRIGADO HEHE
E AGORA??????TEM FOTOS DE COMO DEVE FICAR????? OBRIGADO HEHE
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Bom, se voce descascou o fio lá proximo a ventoinha, é um lugar que só passa corrente quando a ventoinha está armada, certo? Por isso nãodeu certo, o esquema pra fazer é diferente, se eu achar algo aqui ou bolar um esquema bacana eu lhe aviso.
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Amigo, na caixa de fusivel do corsa na parte superior vc encontra um rele retangular pequeno (menor doque os existentes lá), de cor Roxa.
Ele é o rele da ventuinha (isso se o seu carro não tiver AC okay?).
Solte a caixa de fusivel soltando os 2 parafusos que fixa ela, vire a caixa de fusivel e procure os fios por trás da caixa de fusivel
Lá vai ter 2 fios grossos de 2,5: 1 vermelho e 1 marron com branco;
E 2 fios de bitola menor de cor escura no qual faremos a seguinte medição:
Com um multimetro em escala DC (Corrente Continua) coloque uma ponta no parafuso do interruptor da porta e a outra toque em 1 desses, a chave de ignição deve estar no 1º toque ou com o carro ligado.
O fio que acusar 12V é o fio positivo que alimenta a bobina do rele, ele é um positivo pos chave e permanece com energia o tempo todo....
O fio negativo que alimenta a bobina vem da ECU do pino A4, esse sim é o sinal interrompido...
Desencape um pouco do fio negativo e faça uma derivação, nessa derivação coloque 1 terminal do botão que vc quer instalar e o outro terminar vc ligue em algum fio negativo pos chave ou fixe ele junto com algum parafuso que esteja preso na carcaça do carro.
Abração... Espero ter ajudado.
Ele é o rele da ventuinha (isso se o seu carro não tiver AC okay?).
Solte a caixa de fusivel soltando os 2 parafusos que fixa ela, vire a caixa de fusivel e procure os fios por trás da caixa de fusivel
Lá vai ter 2 fios grossos de 2,5: 1 vermelho e 1 marron com branco;
E 2 fios de bitola menor de cor escura no qual faremos a seguinte medição:
Com um multimetro em escala DC (Corrente Continua) coloque uma ponta no parafuso do interruptor da porta e a outra toque em 1 desses, a chave de ignição deve estar no 1º toque ou com o carro ligado.
O fio que acusar 12V é o fio positivo que alimenta a bobina do rele, ele é um positivo pos chave e permanece com energia o tempo todo....
O fio negativo que alimenta a bobina vem da ECU do pino A4, esse sim é o sinal interrompido...
Desencape um pouco do fio negativo e faça uma derivação, nessa derivação coloque 1 terminal do botão que vc quer instalar e o outro terminar vc ligue em algum fio negativo pos chave ou fixe ele junto com algum parafuso que esteja preso na carcaça do carro.
Abração... Espero ter ajudado.
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dá para colocares aqui o esquema ?
melhor ainda eu queria ir buscar a corrente mesmo à ficha da ventoinha ...
consegues por favor arranjar esse esquema ?
se sim até o podes enviar para aqui :
paulopereirapessoal@sapo.pt
melhor ainda eu queria ir buscar a corrente mesmo à ficha da ventoinha ...
consegues por favor arranjar esse esquema ?
se sim até o podes enviar para aqui :
paulopereirapessoal@sapo.pt
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NÃO É PRA DESCASCAR NO CONECTOR DA VENTUOINHA E SIM NO CEBOLÃO QUE FICA EM BAIXO DO RADIADOR NO LADO ESQUERDO . POIS A VENTUINHA SO ARMA QUANDO O CEBOLÃO ATINGE CERTA TEMPERATURA, E QUANDO VOCÊ COLOCA ESSES FIOS NESTE CABO QUE SE CONECTA NO CEBOLÃO, QUANDO VOCÊ LIGAR O INTERRUPTOR, ELE IRA FAZER UM JUMPER E VAI ARMAR A VENTOINHA DO RADIADOR. É FACIL E FUNCIONA, NÃO PRECISA DESMONTAR QUADRO DE FUSIVEIS E RELÊS, É SO VER ONDE VOCÊ LIGOU, SE LIGOU NO VENAI DAR UMBELO CURTOTILADOR DIRETO NÃO VAI FUNCIONAR, E SE VOCÊ DER UM AZAR E ESQUECER O INTERRUPTOR LIGADO EO SISTEMA ARMAR A VENTUINHA VAI DAR UM BAITA CURTO CIRCUITO, AI TEU PREJUIZO VAI SER GRANDE, MAS SE LIGAR NO CONECTOR DO CEBOLÃO NÃO VAI TER PROBLEMA ALGUM.
VALEU E BOA SORTE
VALEU E BOA SORTE
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pois ...
ai flabaltar chegam 3 fios ...
um sempre com corrente...
um só com corrente quando ligamos a chave...
e um outro não tem corrente ...
a que fios ligo o botão ?
ai flabaltar chegam 3 fios ...
um sempre com corrente...
um só com corrente quando ligamos a chave...
e um outro não tem corrente ...
a que fios ligo o botão ?
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OLHA SÓ AMIGÃO É BEM FACIL, QUANDO VC ESTIVER EM FRENTE O CARRO, DO LADO ESQUERDO DO RADIADOR NO CANTO ESQUERDO QUASE NO FIM DO RADIADOR TEM UM CABO CONECTADO BEM EM BAIXO, LA É O CEBOLÃO E É DE LA QUE VC DEVE PUXAR O FIO PRA FAZER O INTERRUPTOR ENTENDEU.....
NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...
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