Como instalar um botão de Engine Start

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Corsa 2.2
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Como instalar um botão de Engine Start

Mensagem por Corsa 2.2 »

Galera achei um esqueminha bem interessante num site gringo.

Como instalar um botão de Engine Start no Opel Corsa A
(provávelmente também será aplicável ao corsa B )

A instalação de um botão de ignição temos que arranjar as peças e ferramentas necessárias:

• Um botão de contacto. Eu usei um botão do Honda S2000 mas se não quiserem gastar tanto dinheiro como eu, comprem um botão simples.
• Um relé SPDT (single pole double throw) de 30amps/12 volts.
• Ferro de soldar.
• Alicate.
• Terminais do género dos que ligam às colunas de som. Mas da medida dos terminais do relé. Arranjem aí uma duzia de machos e uma de femeas. E é importante que alguns sejam isolados (com capas de plástico).
• Cabos de várias medidas e de várias cores. Não sei precisar ao certo quais as medidas, mas retirem a tampa inferior da coluna de direcção e olhem para os cabos que ligam ao canhão da ignição.
• Berbequim ou coisa do género para fazer o furo no tablier.

A ligação que vou descrever continua a precisar de rodar a chave até ao fim para poder usar o botão. Se quiserem montar de outra forma leiam o resto desta explicação que ficarão a perceber como funciona, e não será dificil ligar de outra forma.

É possível montar tudo isto com a bateria do carro ligada, tendo algum cuidado, mas não o aconselho. É necessário ter também cuidado com as ligações ao relé e ao canhão da ignição, um choque de 30amps pode parar o coração.

O botão:
Considerando que o botão tem apenas 2 contactos (se não tiver é uma questão de encontrar um par que fique ligado quando o botão é pressionado) vamos soldar 2 fios, um a cada contacto. Não é preciso serem fios grossos, a electricidade que passará por estes fios é a mesma das luzes do tablier.
Podemos também colocar um terminal femea na ponta de um dos fios. Quanto a comprimentos têm que calcular mais ou menos a distancia a que o botão vai ficar do canhão da ignição.

O relé:
O relé deverá ter estes terminais:
Imagem
As ligações ao relé serão as seguintes:
Imagem

O cabo que liga do terminal 30 deverá ser da mesma expessura que o que saía originalmente do terminal 50 do canhão da ignição.

A instalação:

Começamos por desmontar a cobertura inferior da coluna de direcção. Contando que é um mkII (tablier arredondado) (o mkI é um pouco complicado de desmontar outras peças e deixo à vossa imaginação resolver esses problemas) desmontamos também a cobertura do quadrante, dois parafusos Allen em cima e dois à frente. Em seguida desmontamos o quandrante do carro desaparafusando os 3 parafusos Philips e dolorosamente introduzindo a mão por trás para desligar a bicha do conta-quilómetros. É só carregar numa chapa que segura a bicha que ela sairá sem problemas.
Desligamos então a ficha dos contactos ao quadrante. Se haverá mais algo a desmontar, isso depende da localização pretendida para o botão.

O passo seguinte é começar a tratar das ligações eléctricas. Nesta altura deverão ter o CABO DE TERRA (-) DA BATERIA DESLIGADO. Qualquer dano será da vossa responsabilidade.

Desligamos então a ficha que liga ao canhão da ignição. Nessa ficha encontrarão um cabo encarnado/preto que liga ao terminal 50 no canhão (está escrito no fundo junto a cada terminal no canhão). Com um bocado de habilidade e tentando não danificar a ficha tiramos o cabo encarnado/preto da ficha (por exemplo usando um clip dos grossos para soltar a patilha do terminal). Esse cabo irá ligar directamente ao terminal 87 do relé. Se o terminal não for isolado terão que usar fita isoladora para o terminal não ficar exposto. Não seria muito interessante ver este cabo a tocar num ponto da chapa do carro quando em carga.

De seguida fabricamos um cabo com um pedaço de fio da mesma medida do que acabámos de ligar ao relé, (e se possível da mesma combinação de cores) com terminais femea nas duas pontas, um isolado, outro não. Introduzimos a ponta não isolada na ficha do canhão e a outra no terminal 30 do relé.

A ligação relé ao canhão está então terminada. O que fizemos não foi mais que interromper a ligação do canhão ao motor de arranque com o relé.

Agora vamos procurar uma ligação que só tenha electricidade quando a chave está na posição “ligado”, é mais fácil procurá-la antes de desligar a bateria . Rodamos a chave e procuramos uma lampada de se acenda mesmo sem as luzes exteriores do carro ligadas. Eu escolhi a lampada que ilumina o interruptor das luzes exteriores/luz do tecto. Mas uma escolha óbvia é o isqueiro. Vamos retirar os terminais da ligação à lampada e cortar cada um, de modo a juntar um pedaço de fio ao terminal do fio preto e o fio sem terminal do botão ao outro. De seguida montamos novos terminais. Montamos os terminais de novo à lampada e ficamos com 2 fios a sair de cada terminal. Um é terra (-)(preto) e outro é o positivo (provavelmente castanho). O fio que acrescentámos à ligação da terra (fio preto) vai ligar ao terminal 86 do relé e será necessário montar um terminal femea.

Estamos então prontos a testar as nossas ligações.
Ligamos o cabo (-) da bateria. Montamos o quadrante mesmo sem a bicha.
Rodamos a chave até se acenderem as luzes do quadrante e carregamos no botão. Este é o primeiro teste. Se tudo estiver correcto ouviremos um “tic” cada vez q pressionamos o botão semelhante ao que se ouve com os piscas ligados. Se se ouvir esse som então podemos rodar a chave até ao fim e simultaneamente carregar no botão. Funcionou?
Se sim parabéns, agora é só arrumar os fios e o relé e posicionar o botão. Não funcionou? Verifiquem a montagem de acordo com o esquema na imagem. E se não conseguirem mesmo assim escrevam para skynet@netcabo.pt

Se não vos agradar ter que ficar com a mão na chave enquanto pressionam o botão, podem sempre desmontar o interruptor do canhão da ignição retirando dois parafusos minusculos que se encontram em de cada lado do canhão. De seguida abrem o interruptor com uma chave de fendas e cuidado para não saltar nada. Retiram a mola que está no centro do mecanismo, voltam a fechar o interruptor e a montá-lo no canhão.
Esta instalação tem um senão. Se se esquecerem da chave na ultima posição não funcionará nem a ventoinha do radiador nem a da chaufage.

Podem ver aqui o resultado final:

Imagem


Flw
edu do corsa
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Mensagem por edu do corsa »

parece q esse esquema ta ,meio complicado, não seria mais facil colocar um interruptor simples pro contato e um botão com retorno por mola pro start?
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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Andrezinho
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Mensagem por Andrezinho »

EDU... Esquema um tanto quanto lusitano, pois não?
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Sonafarra
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Mensagem por Sonafarra »

legal!!
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
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