[DÚVIDA] - Como instalar o Relé de aviso de farol ligado?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como instalar o Relé de aviso de farol ligado?

Mensagem por MaxDoCorsa »

Pessoal, será que da pra eu colocar esse relé de aviso de farol ligado no meu EFI 95?. Ví a caixa de fusível e tem o local, mas será que tem a fiação?... Estou ciente que deve inverter um par pra poder funcional conforme o tutorial.
Outra pergunta. Quanto custa esse relé ?.. Só ´posso comprar na autorizada ?. ou no mercado paralelo. ?..
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

acho q o relé vc encontra em auto peças bem mais em conta,uma vez comprei um auxiliar por 5,50

:wink:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

edu do corsa escreveu:acho q o relé vc encontra em auto peças bem mais em conta,uma vez comprei um auxiliar por 5,50

:wink:
Mas não é um relé comum..É aquele que avisa quando o farol esta ligado e a chave desligada fica apitnado pra alertar o motorista. Aqui mesmo tem o tutorial.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
Avatar do usuário
Eddie
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Quinta-feira 16 2004f Dezembro 2004 06:15:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eddie »

MaxDoCorsa escreveu:
edu do corsa escreveu:acho q o relé vc encontra em auto peças bem mais em conta,uma vez comprei um auxiliar por 5,50

:wink:
Mas não é um relé comum..É aquele que avisa quando o farol esta ligado e a chave desligada fica apitnado pra alertar o motorista. Aqui mesmo tem o tutorial.
naum vi o tutorial.. mas do q entendi eho seguinte....

vc pode comprar um rele de 12V o mais baratinho msm mas acho q vai prescisa de 2... ou tah afim de mecher com portas logicas.....

acho q naum neh...

tem como montar com rele baratin msm.... mas eh o seguinte.... quando vc abre a porta com a luz ligada ele apita.... eh facil....

pensa o seguinte.... o funcionamento de um rele....

tem a bobina... (2 pernas) e o switch (3 pernas)

no switch eh como se fosse um interruptor... tem o nc e o n...(eskeci o nome)

em suma quando passa uma corrente na bobina.... a chave sai de uma posicao e vai pra outra....

entaum voltemos....

liga a bobina no fio do interruptor da porta.... por exemplo na luz de ambiencia... depois vc pega o fio q vem da luz e liga no switch... no meio... ai ai... naum me lembro do nome das benditas perninhas.... e liga na perninha q quando o rele funfa a uma buzininha...

facilitando as coisas...

o fio da porta... quando esta aberta... masda uma tensao de 12V... acionando assim a bobina... se luz estiver ligada, q tb manda 12V... ela estando ligada no SW ela vai comutar... e se a luz estiver ligada vai ascionar um Buzzer...

agora...

se a porta abre... manda uma tensao 12V, certo, aciona a bobina mas como a luz esta apagada naum manda tensao para o buzzer....

isso funciona na teoria e na pratica... mas tem um pequen problema.... fika usando tensao da luz pra outrs finsnaum eh legal... eh legal colokar 2 reles...

mal ai pela preguica de desenhar e postar referi escrever msm.... hehehe

depois desse imenso texto algumas palavrinhas a mais naum fazem diferenca neh???? :oops: :oops:
Corsa Novo 1.8Flexpower
Volantes e Pedaleiras - Shutt
Neon Interno - Caseiro!!!
Som - Sony CDX-7705X, Beyma CDR K50, Bravox 5" CX50D, Wharf Clean, VXICE1800, E2K12D2
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

deixa ver q posso ajudar aki....

se o rele é pra avisar o farol esta ligado ou lanterna melhor ainda....

esse rele de 5 pernas serve mesmo

eu ligaria assim, o fio do interruptor da porta leva o -, logo vai pra bobina e o + vira do fio q leva o + pra lanterna

na posicao NA original porta fechada nao acontece nada, mudando vc pode por o mesmo + q vai pra lanterna so contato q se fecha e o outro terminal ira pro buzzer, agora negativo do buzzer vc pode pegar de qq lugar, até mesmo do fio q vai pra luz de cortesia

ou ligar direto pode dar certo....- do buzzer no fio da lampada de cortesia, e + no fio q vai pra lanterna
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

corsomovel escreveu:deixa ver q posso ajudar aki....

se o rele é pra avisar o farol esta ligado ou lanterna melhor ainda....

esse rele de 5 pernas serve mesmo

eu ligaria assim, o fio do interruptor da porta leva o -, logo vai pra bobina e o + vira do fio q leva o + pra lanterna

na posicao NA original porta fechada nao acontece nada, mudando vc pode por o mesmo + q vai pra lanterna so contato q se fecha e o outro terminal ira pro buzzer, agora negativo do buzzer vc pode pegar de qq lugar, até mesmo do fio q vai pra luz de cortesia

ou ligar direto pode dar certo....- do buzzer no fio da lampada de cortesia, e + no fio q vai pra lanterna
A luz que é acionada pela abertura da porta ela não manda 12v e sim frcha o negativo.
Aí já complicou..acho que vou comprar o relé certo mesmo na concessionária. Mas se alguém posta rum esquema para leigos eu mesdmo posso montar. !! Só não entendi de onde vai soar o alarme "buzzer" da qual VC's citaram.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

poderia ser feito com qq rele simples de eletrodomesticos mesmo rele de 5 pernas.....
imagine a bobina do rele, logo ela recebe o - da lampada de cortesia e o +12 vem do farol
isso aciona o rele.....q vai fechar o contato do + por ex, pode ser o mais do farol mesmo, e leva o + ao buzzer, logo o - pode vir da lata ou mesmo do fio da lampada de cortezia

buzzer é uma campainha q funciona ao receber os 12V

3 |
esse 3 seria a bobina sem energia alguma e o tracinho o interruptor estando em NA

abriu a porta com o farol ligado, vc vai estar circulando a bobina por um lado com + e outro com terra, assim sendo vc altera a posicao do interruptor interno do rele
3/ e sendo assim ativa o buzzer
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

eu colocaria ainda um interruptor pra desativar esse sistema, tem hora q vc precisa deixar a porta aberta e fika essa disgrassa enchendo o saco :x
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

edu do corsa escreveu:eu colocaria ainda um interruptor pra desativar esse sistema, tem hora q vc precisa deixar a porta aberta e fika essa disgrassa enchendo o saco :x
mas so apita com porta aberta e farol ligado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:
edu do corsa escreveu:eu colocaria ainda um interruptor pra desativar esse sistema, tem hora q vc precisa deixar a porta aberta e fika essa disgrassa enchendo o saco :x
mas so apita com porta aberta e farol ligado
to ligado,mas as veis qdo vc tah fazendo algo e precisa deixar os farois ligados e a porta aberta esse barulho enxe o saco, o meu faz barulho qdo a chave ta no contato tb, não posso fikar com o contato ligado e porta aberta pq senão fika com o barulhinho chato :x
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”