[PROJETO] - Voltimetro com esquema elétrico

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder

Ql voltimetro???

Eskema 1 (LM339)
1
20%
Eskema 2 (3 Leds)
1
20%
Deixar de ser pão duro e comprar um...
3
60%
 
Total de votos: 5

cdonke
:: Millennium ::
Mensagens: 120
Registrado em: Domingo 20 2005f Fevereiro 2005 03:08:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[PROJETO] - Voltimetro com esquema elétrico

Mensagem por cdonke »

Galera..

To instalando no meu carro 2 modulos...
E acredito q vai ser bem interessante ter um voltimetro... Acho q vcs concorcam..

Contudo ñ pretendo comprar um e sim faze-lo...

achei 2 eskemas:

Imagem

e
http://www.electronics-lab.com/projects ... index.html

o 2o eh um + basico de 3 leds:
Tendency of operation: 9 - 14V
Current of operation: 40 mA
green LED : tendency of battery 12 - 13,8V
Red LED : tendency above 13,8 B
Orange LED : tendency under 12V

Ql vcs acham melhor pra fazer???
vcs acham q 3 leds eh suficiente pra garantir a bateria???
Ql e a carga minima (V) da bateria pra dar partida no carro???

Mal pela biblia,
Chris.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ta ai um problema, um voltimetro poderia ser feito pelo LM3914, so q vc precisa de uma entrada de tensao estabilizada, logo vc conseguiria estabilizar nos 9V ja q hora esta acima de 12 hora abaixo nao podendo estabilizar em 12 e o 3914 sendo estabilizado em 9V a maior leitura seria de 9V apenas nao servindo pra nada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

votado 3º opção
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o problema é critico, um voltimetro vai precisar de uma tensao de entrada estabilizada e fixa, pq ele trabalha por comparacao, logo no carro vamos ter variacao de 11 a 14volts +ou-

seria interessante estudar o caso de multimetro de eletronica q recebendo 9V da bateria pode medir até 1000V

uma solucao pro uso do LM3914 seria criar um redutor de tensao pra entrada, a gente estabiliza a alimentacao do circuito em 9V valor tranquilo pra fazer isso e faz com q a entrada de tensao a ser medida sofra uma queda de tipo 6V ou seja qnd tiver nos quase 14V estaremos dando entrada com 8V um valor maximo ainda menor q a tensao de comparacao pro CI, daria pra trabalhar tranquilo dessa forma.....
auto la q me passou pela ideia algo pra um amperimetro aki :crazy:
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:o problema é critico, um voltimetro vai precisar de uma tensao de entrada estabilizada e fixa, pq ele trabalha por comparacao, logo no carro vamos ter variacao de 11 a 14volts +ou-

seria interessante estudar o caso de multimetro de eletronica q recebendo 9V da bateria pode medir até 1000V

uma solucao pro uso do LM3914 seria criar um redutor de tensao pra entrada, a gente estabiliza a alimentacao do circuito em 9V valor tranquilo pra fazer isso e faz com q a entrada de tensao a ser medida sofra uma queda de tipo 6V ou seja qnd tiver nos quase 14V estaremos dando entrada com 8V um valor maximo ainda menor q a tensao de comparacao pro CI, daria pra trabalhar tranquilo dessa forma.....
auto la q me passou pela ideia algo pra um amperimetro aki :crazy:
só tenhu medu desses cara...

i o pessoal ainda joga lenha :lol:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

corsomovel escreveu:o problema é critico, um voltimetro vai precisar de uma tensao de entrada estabilizada e fixa, pq ele trabalha por comparacao, logo no carro vamos ter variacao de 11 a 14volts +ou-

seria interessante estudar o caso de multimetro de eletronica q recebendo 9V da bateria pode medir até 1000V

uma solucao pro uso do LM3914 seria criar um redutor de tensao pra entrada, a gente estabiliza a alimentacao do circuito em 9V valor tranquilo pra fazer isso e faz com q a entrada de tensao a ser medida sofra uma queda de tipo 6V ou seja qnd tiver nos quase 14V estaremos dando entrada com 8V um valor maximo ainda menor q a tensao de comparacao pro CI, daria pra trabalhar tranquilo dessa forma.....
auto la q me passou pela ideia algo pra um amperimetro aki :crazy:
Solução para o mutímetro com LM3914:
Estabilizador de tensão para alimentação e referencia mais uma rede resistiva como divisora de tensão para leitura. Deve resolver...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

dei uma viajada em um possivel comparador de tensao pra se equivaler a um amperimetro, mas tudo vai variar conforme a tensao tendo em vista q apenas a resistencia eu teria fixa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Rei_Panda escreveu:
corsomovel escreveu:o problema é critico, um voltimetro vai precisar de uma tensao de entrada estabilizada e fixa, pq ele trabalha por comparacao, logo no carro vamos ter variacao de 11 a 14volts +ou-

seria interessante estudar o caso de multimetro de eletronica q recebendo 9V da bateria pode medir até 1000V

uma solucao pro uso do LM3914 seria criar um redutor de tensao pra entrada, a gente estabiliza a alimentacao do circuito em 9V valor tranquilo pra fazer isso e faz com q a entrada de tensao a ser medida sofra uma queda de tipo 6V ou seja qnd tiver nos quase 14V estaremos dando entrada com 8V um valor maximo ainda menor q a tensao de comparacao pro CI, daria pra trabalhar tranquilo dessa forma.....
auto la q me passou pela ideia algo pra um amperimetro aki :crazy:
Solução para o mutímetro com LM3914:
Estabilizador de tensão para alimentação e referencia mais uma rede resistiva como divisora de tensão para leitura. Deve resolver...
seria uma solucao definir o valor minimo de corrente pro LM e fazer uma queda de 6volts ficaria dentro de valores tranquilos para monitoracao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


srspinho
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Agosto 2004 08:35:51 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por srspinho »

Olá Pessoal,

eu montei o circuito que está no site grego.

Só tem um probleminha : o valor de D4 (um diodo), está faltando ! ! !

eu coloquei um diodo de sinal comum (1N4148) e o circuito funcionou + / -

O que eu quero dizer é o seguinte : eu pensei que ficaria aceso apenas um led de cada vez, o que quase acontece.
Na verdade, quando a bateria está com carga normal, fica o led do meio aceso e o vermelho apresenta um brilho bem fraquinho, mas que dá para perceber durante a noite.

No mais, o circuito fica parecendo aqueles indicadores de carga das pilhas de Walkman da Aiwa.

Eu acho que essa versão é legal, pela simplicidade do circuito e pelo tamanho diminuto do mesmo.

Se alguém jé montou e sabe o valor correto de D4, posta uma mensagem....

Abraço a todos


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”