[DÚVIDA] - Corsa Classic 2005 álcool - Qual é o sistema de injeção?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Re: [DÚVIDA] - Corsa Classic 2005 álcool - Qual é o sistema de injeção?

Mensagem por Ajarrete »

gtmski escreveu: Segunda-feira 20 2023f Março 2023 07:19:03 PM
Ajarrete escreveu: Segunda-feira 20 2023f Março 2023 12:08:43 PM Então, olha o que ocorreu na "gambi": eu movimentei o carro e a lâmpada MIL apagava e acendia, de acordo com a rotação kkkk,
Hahaha era o comportamento que eu esperava mesmo
Ajarrete escreveu: Segunda-feira 20 2023f Março 2023 12:08:43 PM Eu ainda perguntei pro vendedor do scanner se lia GM 2005
Então, na verdade seu carro é um frankenstein, não pode se atentar somente ao ano. É como o Classic 1.6 03 e 04... a injeção é a dos Corsas desde 96 e não as "novas" MT25 (de 2002 do VHC gasolina e de 2005 dos primeiros Flex ) e MT27E (de 2009 dos Flex de segunda geração). O pessoal faz confusão porque, embora o Corsa a álcool tenha alta taxa de compressão, o motor dele não é chamado de VHC pela GM. Termo este que ela reserva aos flex e/ou só gasolina.


Olá, boa noite. Eu suspeitava disso: um frankestein kkkkk. Mas ele está lindo, todo original, manual do proprietário e tudo mais.

Bom, O meu scanner OBD2 é 16 pinos. O conector de diagnostico tem 16 pinos, porém não são compatíveis, correto, pois se trata de um ALDL da GM? Eu tenho ou que comprar um adaptador ou um scanner específico pro GM? Se sim, vc me indicou o Op-Com.

Eu nunca peguei esse carro, daí essas dúvidas. Muito obrigado pelas dicas.


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Mensagem por Ajarrete »

O ALDL só tem de 10 e 12 pinos, correto? O meu conector tem 16 pinos, logo é um OBD2. Se sim, vc sabe por que não lê? Vc já viu uma pane dessas? EU estou com o carro desmontado conferindo cablagem...


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Mensagem por gtmski »

O ALDL também tem 16 pinos, assim como há OBD-1 de 16 pinos. Eu já consegui ler coisa ou outra da injeção com scanner OBD-2, mas se lê pouca coisa, como no caso dos Citroen (que precisam do Lexia 3 para uma leitura completa).
Não necessariamente se precisa de um OP-COM (ou Tech2, o scanner original da GM) para ler essas centrais mais antigas. Mas eles tornam o trabalho muito mais fácil. Na página a seguir, há informações de como ler o ALDL com um cabo ALDL-RS232 e mais alguns softwares:
http://aldlcable.com/
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


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Mensagem por gtmski »

Ajarrete escreveu: Segunda-feira 20 2023f Março 2023 09:55:41 PM O meu conector tem 16 pinos, logo é um OBD2.
O OBD2 foi padronizado em 1994, tornado obrigatório nos EUA em 1996, na Europa em 2001 e no Brasil em 2010. O projeto da Multec IEFI-6 dos MPFI é anterior a isso.
Observe também que para leitura desta Multec, se usa o protocolo Opel KW82 (Keyword 82)...que não é um dos 5 protocolos compatíveis com OBD-2 (CAN, KWP2000, ISO9141-2, VPW, PWM)
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


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Mensagem por gtmski »

A página 40 dos Diagramas Elétricos de 2010 também mostra que:

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


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Bom, ficou um pouco confuso esse tanto de mensagens, termos, explicações... e também quero fazer uma correção: aquele site americano do cabo ALDL - RS232 (serial) + softwares vale para o ALDL da GM americana. É uma bagunça. Mesmo nos EUA a pinagem dos ALDL varia com os modelos.
Em resumo, o conector 16 vias para os Corsas B com injeção Delphi Multec IEFI-6, que parece um OBD-2, é um conector ALDL-16 (perceba que mesmo fisicamente ele é ligeiramente diferente do OBD-2), com características de OBD-1 e OBD-1.5 mas que usa o protocolo Opel KW82
Para os interessados, subi o documento "KW82 Communication Structure" para o Google Drive em Corsa / Outros materiais / ECU
E no caso específico acima, a melhor maneira de realizar a leitura da ECU é com um scanner do tipo Opcom, software Opcom ou Vauxcom e notebook.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


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gtmski escreveu: Terça-feira 21 2023f Março 2023 01:13:37 AM O ALDL também tem 16 pinos, assim como há OBD-1 de 16 pinos. Eu já consegui ler coisa ou outra da injeção com scanner OBD-2, mas se lê pouca coisa, como no caso dos Citroen (que precisam do Lexia 3 para uma leitura completa).
Não necessariamente se precisa de um OP-COM (ou Tech2, o scanner original da GM) para ler essas centrais mais antigas. Mas eles tornam o trabalho muito mais fácil. Na página a seguir, há informações de como ler o ALDL com um cabo ALDL-RS232 e mais alguns softwares:
http://aldlcable.com/
Muito boa a loja e as explicações, porém fica caro pra vir pra cá. O scanner que comprei (Foxwell), acabei de devolver. Eu agora só tenho um leitor que eu trouxe dos EUA...Não tem viagem marcada do trabalho, senão daria o endereço do hotel...Enfim, fiz alguma perguntas no ML do OP-COM para 16 pinos e o sistema operacional. Vamos ver o que responderão.


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gtmski escreveu: Terça-feira 21 2023f Março 2023 12:23:33 PM Bom, ficou um pouco confuso esse tanto de mensagens, termos, explicações... e também quero fazer uma correção: aquele site americano do cabo ALDL - RS232 (serial) + softwares vale para o ALDL da GM americana. É uma bagunça. Mesmo nos EUA a pinagem dos ALDL varia com os modelos.
Em resumo, o conector 16 vias para os Corsas B com injeção Delphi Multec IEFI-6, que parece um OBD-2, é um conector ALDL-16 (perceba que mesmo fisicamente ele é ligeiramente diferente do OBD-2), com características de OBD-1 e OBD-1.5 mas que usa o protocolo Opel KW82
Para os interessados, subi o documento "KW82 Communication Structure" para o Google Drive em Corsa / Outros materiais / ECU
E no caso específico acima, a melhor maneira de realizar a leitura da ECU é com um scanner do tipo Opcom, software Opcom ou Vauxcom e notebook.
De verdade, obrigado pela explicação. Nem nos treinamento que fiz no SENAI mencionaram isso. E os vendedores de scanner querem apenas vender. Muito obrigado. Eu vou te atualizando sobre o diagnóstico (na verdade, não tem nada, quero penas ler falhas armazenadas).


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Ajarrete escreveu: Terça-feira 21 2023f Março 2023 04:01:49 PM E os vendedores de scanner querem apenas vender
É por isso que eu tenho 5 scanners... compro, não funciona da maneira que quero, mas acabo não devolvendo... vai que um dia preciso, penso... kkk
Ajarrete escreveu: Terça-feira 21 2023f Março 2023 04:01:49 PM quero penas ler falhas armazenadas
Acho que já conhece o teste do código lampejante, não? Se não, é uma das características que essa Multec compartilha com o padrão OBD-1. Jumper em 2 terminais do ALDL e fica a lampada MIL piscando em código. viewtopic.php?t=16043
Ajarrete escreveu: Terça-feira 21 2023f Março 2023 04:01:49 PM Eu vou te atualizando sobre o diagnóstico
Atualize sim. Boa sorte com o diagnóstico e com o carro e bem-vindo ao clube.
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Bom dia. O que vc acha desse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 18f458-_JM

Segundo o vendedor, roda em Win7.


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