[DÚVIDA] - Posso deixar a bateria desligada?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

[DÚVIDA] - Posso deixar a bateria desligada?

Mensagem por caramaneiro »

Boa tarde!!

Amigos posso tirar uma dúvida com voces??

Tenho um corsa hatch 2008/09 maxx , como o carro fica muito tempo parado na garagem, quero saber, se tem problemas em deixar a bateria desligada.

Ele tem um alarme da thramps, que pelo que sei, nao é original.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Carro parado deteriora também... mas se a cada 15 dias der uma ligada, deixar esquentar, dar umas aceleradas ou umas voltas pela quadra e recalibrar os pneus, ele estará sempre pronto e sem desconfigurar rádio, vidros, etc...
Mais de 6 meses nessa brincadeira, aí vc já deve tomar cuidado com o combustível, principalmente se for gasolina.
Se o consumo da bateria for superior a 50mA com o carro desligado, pode estar ocorrendo algo de errado com alguma unidade (rádio, som, alarme, etc...).
Em resumo, bateria é apenas um dos problemas de carro muito tempo parado...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Aqui eu tive problema com uma bomba Marelli, própria para Flex, rodando no álcool. Carro vários meses parado, deixei o combustível no tanque. Fui funcionar a bomba fora do carro e, nos primeiros litros, saiu um bocado de ferrugem misturada com combustível


caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por caramaneiro »

Bange escreveu: Quinta-feira 09 2022f Junho 2022 03:41:40 PM Carro parado deteriora também... mas se a cada 15 dias der uma ligada, deixar esquentar, dar umas aceleradas ou umas voltas pela quadra e recalibrar os pneus, ele estará sempre pronto e sem desconfigurar rádio, vidros, etc...
Mais de 6 meses nessa brincadeira, aí vc já deve tomar cuidado com o combustível, principalmente se for gasolina.
Se o consumo da bateria for superior a 50mA com o carro desligado, pode estar ocorrendo algo de errado com alguma unidade (rádio, som, alarme, etc...).
Em resumo, bateria é apenas um dos problemas de carro muito tempo parado...
Com certeza, deteriora tbm!! Mas prefiro deixa-lo desligado da bateria, já vi um carro de um vizinho pegar fogo na garagem de casa do nada, e o carro era muito bem cuidado, principalmente esse que acabei de pegar, confio nao.rsrsr

Vou ter que aprender sobre essa programação do alarme!!! se o problema for rádio, relógio e vidros elet. com alarme!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

relaxa, temos um carro em casa 06/07 c 5K kms rodados.....
esta só na segunda bateria.....ela fica ligada direto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


caramaneiro
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sexta-feira 13 2021f Agosto 2021 01:16:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por caramaneiro »

SemControle escreveu: Segunda-feira 13 2022f Junho 2022 05:54:45 PM relaxa, temos um carro em casa 06/07 c 5K kms rodados.....
esta só na segunda bateria.....ela fica ligada direto
5K . kkk nao roudou nada!!!!
Já fiz, hoje mesmo testei, tranquilinho, perde somente umas configurações básicas !!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

caramaneiro escreveu: Segunda-feira 13 2022f Junho 2022 06:07:15 PM
SemControle escreveu: Segunda-feira 13 2022f Junho 2022 05:54:45 PM relaxa, temos um carro em casa 06/07 c 5K kms rodados.....
esta só na segunda bateria.....ela fica ligada direto
5K . kkk nao roudou nada!!!!
Já fiz, hoje mesmo testei, tranquilinho, perde somente umas configurações básicas !!!
qnd eu tinha carro, tinha um esquema de desligar a bateria tmb, pq nunca me lembrava nem de ligar......
em casa não se usa carro mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Sem Controle,

O PUG ainda está lá?
SemControle escreveu: Segunda-feira 13 2022f Junho 2022 05:54:45 PM relaxa, temos um carro em casa 06/07 c 5K kms rodados.....
esta só na segunda bateria.....ela fica ligada direto
Gzuiz!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Vou deixar um relato de quem "coleciona" carros praticamente sem uso desde que a terra se criou.
Claro que o ideal é usar o carro, rodar uns km, aquecer motor, etc. Mas nem sempre isso é possível, então:
Nunca desligamos bateria alguma. Fica sempre tudo ligado. Em carro que passa meses sem dar partida, eu coloco carregador de bateria 1/2x por mês nele, pra própria bateria "exercitar" e se manter com carga, pois se deixar ela zerar, afeta sua vida útil.
Se o carro for ficar mais de 1 mês sem rodar, é bom mover ele alguns cm dentro da garagem mesmo, só o suficiente pro pneu dar meia volta e mudar de posição.
Sempre que funcionar o motor, deixar ele aquecer até a temperatura normal de funcionamento (isso evita acúmulo de água no escapamento que causa sua corrosão). Evitar longos períodos em marcha-lenta.
Vidros/espelhos/faróis com regulagem elétrica, acionar seus motores regularmente.

Dependendo da condição de alguns itens, ou de instalação de acessórios, tem carro que dá dor de cabeça ao desligar a bateria. Por essas eu aconselho a ter cautela.

Meu Corsa ficou 2 anos e 10 meses sem funcionar o motor. Arrisquei a dar partida sem nem trocar a gasolina e ele pegou de primeira e funcionou como se nunca tivesse ficado parado. Achava que a gasolina teria perdido suas propriedades, mas não aconteceu (por isso acho que depende mais da qualidade do combustível em si do que com o período). O tanque está limpo como novo.

Volto a salientar: Ideal é rodar com o carro de vez em quando (mas a realidade nem sempre acompanha o mundo ideal).
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Fernando,

Pensava que tinha apenas o Corsa no uso.
Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 14 2022f Junho 2022 05:11:31 PM Vou deixar um relato de quem "coleciona" carros praticamente sem uso desde que a terra se criou.
Vc tem outros "adormecidos" na garagem?

Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”