[DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - Ajuda para uma apostila de elétrica

Mensagem por gtmski »

Amigos, faz um tempo venho mapeando cabos e conectores do Corsa para uns projetos. O negócio começou a tomar volume e resolvi que seria legal mapear o carro todo e publicar aqui no Clube como uma apostila de elétrica, as informações condensadas em um só lugar. Até o momento estão mapeados a caixa de fusíveis e relês (com bitolas, cores, conexões e linhas elétricas) e 48 conectores (com as respectivas cores dos cabos, bitolas, conexões e outras informações) em 20 páginas com fotos.

Porém, meu carro não tem ar-condicionado nem alarme de fábrica (mas tem o conector do alarme). Se algum amigo do clube quiser ajudar a esclarecer algumas coisas, necessito de uma revisão sobre a página do "Conector Original do Alarme". Baseei as informações recolhidas do alarme em informações aqui do fórum e medições e suposições próprias. Tenho certeza só sobre os terminais 2, 4, 8, 10, 12, 13, 16, 17, 20 e 24

Imagem

Seguindo, e suponho que seja algo do ar condicionado, o que são os 2 conectores olhal perto do positivo da bateria? Estavam escondidos sob fita isolante Em um olhal são 2 cabos pretos 4mm² crimpados juntos e no outro olhal, um cabo marrom 2,5mm². Eles vão para o conector preto macho 40 vias (chicote interno p/ chicote frontal esq, pickup corsa 2001)

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vixi... que empreitada heim!
Devem existir algumas variações entre modelos e anos...
Não tenho esses cabos com terminal olhal no meu carro... mas pela grossura do cabo, não deve ser do AC... pode ser de alguma instalação de som pesado.
O carro é seu desde zero?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Oi Bange, sim faz um tempo já que estou mapeando tudo... está sendo bem trabalhosinho. Concordo com a provável diferença entre os modelos e anos, estou considerando chamar a apostila de "apostila de elétrica pickup corsa 00-03 (e outros Corsas B)" ou algo similar. Mas ainda assim há coisas que são úteis para todos os Corsas, como a função elétrica dos terminais de muitos conectores. O carro eu comprei com 1 ano de uso, mas o dono anterior não havia instalado nada... aqueles 2 olhais escondidos sob fita isolante tem cara de coisa da GM mesmo...inclusive porque passam pelos "eletrodutos" originais até chegar ao conector preto 40 vias


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Eu gostaria de colaborar com isso, posso fornecer dados do meu 96, mas já informo que alguns conectores mudaram em 99.
Se achar o manual de serviço, dá pra matar a pinagem facinho.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Valeu, Fenando! Amanhã eu subo para o Google Drive o estado atual da apostila, as imagens das páginas como estão. Estimei que ainda faltariam 1 ou 2 semanas para terminar. Faltam algumas informações, alguma diagramação, fazer uma capa, numerar as páginas, criar um título, checar o português, checar outros erros... algumas páginas estão prontas, outras não. Daí dá para ter uma idéia da estrutura da apostila e o que se pode melhorar e incluir.

O maior problema até agora é pela falta de informações de alguns terminais que não vieram de fábrica, já que o meu Corsa só veio com direção hidráulica e faróis de neblina, mas tem o chicote do TID, do alarme, os olhais, o da sirene, o duplo da porta do motorista (para o negativo da cigarra) e o do seletor da temp. do ventilação. Os 2 conectores 40 vias fêmeas do chicote principal para os secundários estão populados, o problema são os respectivos machos que estão pouco populados. Mas suponho que esses 4 conectores 40 vias são pós-99

Pelo escopo da apostila estar limitado ao que presenciei nas medições e nas informações do fórum, fica difícil chamá-la de uma apostila geral do Corsa B. Atualmente está mais para uma Apostila estendida da Pickup Corsa 01/02. Mas enfim, depois se puder dar uma olhada no estado atual, a gente vê se dá para aumentar o escopo da apostila. De cara, consigo pensar no chicote da lanterna de neblina, seria interessante incluí-lo. Consegui incluir o da regulagem dos faróis e o do retrovisor elétrico porque comprei os conectores e botões e estudei as ligações dos Corsas antigos e também dos gringos.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

O da lanterna de neblina eu mesmo fiz: viewtopic.php?t=114661&sid=77c600b070b5 ... 71d1fbb3d5
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Subi o estado atual da apostila, as páginas em andamento, para o google drive. Estão na resolução em que foram criadas, 2480x3508, o que dá uma folha A4 em 300DPI.
https://drive.google.com/drive/folders/ ... LbpT9PzbFO

Criei uma tabelinha para descobrir a bitola dos cabos do Corsa a partir do diâmetro externo. As medições foram feitas com paquímetro digital e a tabela surgiu da medição dos diâmetros internos, externos e da espessuras das capas dos cabos e comparando as informações relevantes com as informações dos cabos da Sil e da Prysmian para inferir a bitola. Essas medidas valem para todo tipo de chicote do Corsa que tenho aqui, tanto os do carro quanto os de reserva, de Corsas de anos inferiores e Classics de anos superiores.

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Algumas dúvidas/problemas que restam com a apostila:

1- A página do conector do alarme. Infelizmente, sem um alarme instalado de fábrica, junto com o plafonier apropriado, as informações não estão no formato das outras informações da apostila: cor/bitola/função/origem

2-O relê R9, sirene do alarme. A sirene do alarme funciona de uma maneira diferente do que uma buzina? Porque é estranho os 2 terminais da sirene estarem ligados no relê R9. Ainda mais porque estão ligados nos terminais da bobina do relê R9, 85 e 86. Ou será que o relê da sirene não é o 52478308 / 03447012 ?

3-Ainda sobre a Sirene, ela compartilha elétrica com a buzina. O terminal 2 da buzina (negativo, acionamento) é ligado eletricamente com o terminal 30 do relê R9. Não entendi essa relação.

4-Como meu carro é pickup, tenho uma dúvida sobre iluminação do porta-malas e luz interna do banco traseiro. O cabo que alimenta essas luzes, é o mesmo da luz interna do plafonier da frente? E o acionamento das luzes internas do banco traseiro, é pelo negativo comum das portas ou tem um botão?

5-Por incrível que pareça, meu chicote tem aquele conector que é para abrir o porta-malas, fica escondido atrás da caixa de fusíveis, 2 vias, cabos azuis. Alguém tem conhecimento do funcionamento dele?

6-Embora meu corsa tenha o conector 4 vias do seletor de temperatura da ventilação, não veio com ventilação quente de fábrica. Estão 2 vias populadas, sei que no caso de carros com A/C são 4 vias populadas. Como é o funcionamento do ar quente? é um solenóide que desvia a água do radiador para o radiador da caixa de ar? Como é a ligação elétrica desse solenóide?

7-Ar condicionado. O que pude incluir do ar foi através de poucas informações de apostilas. A ECU controla o ar como? Qual a função dos terminais A3 e D5 da ECU? Na verdade, todas as citações sobre ar-condicionado na apostila carecem de revisão. Algum colega que tenha ar se propõe a revisar?

8-Sobre a lanterna de neblina. Me parece que ela já não era de fábrica, tampouco como opcional, pós-2000. Acham interessante incluí-la?

9-Sobre o interruptor de abertura do capô (alarme), tenho as ligações elétricas dele, mas faltam as do conector. Como é o conector? Qual a ordem dos cabos?

10-Conector do rádio. Os fóruns sobre Opel falam dos cabos para a disqueteira. No meu conector, não estão populados. As cores desses cabos batem com o que está na página referente a ele? Vieram em algum corsa nacional?

11-A página que contém os desenhos dos relês. Alguns relês eu peguei pelo cep-chev e depois busquei imagens dos mesmos para mapear os terminais. Estão correto? Mais precisamente; imobilizador de partida, desembaçador traseiro e desembaçador do retrovisor. Pergunto isso porque o Cep-Chev é confuso com relação aos relês/anos dos carros.

12-Ar condicionado. Sei que é muito complicado mapear as ligações todas do ar condicionado. Ainda por cima por conta daquela caixa de relês através do porta-luvas. Consegui mapear muitas coisas (não relacionadas ao AC, meu carro não tem) porque estou com todos os chicotes fora do carro.

13- Aqueles benditos conectores olhais. O Bange sugeriu que aqueles são conectores positivos. O que é estranho, um cabo marrom positivo no Corsa. Os outros dois pretos, ok... até poderiam ser. E por serem conectores olhal, até faz sentido a conexão deles em um terminal de bateria. Mas nesses, estou perdido. Positivo que não passa por fusível e vai direto para o 40 vias? É estranho pois poucos positivos do Corsa não passam por fusível.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

7-Ar condicionado. O que pude incluir do ar foi através de poucas informações de apostilas. A ECU controla o ar como? Qual a função dos terminais A3 e D5 da ECU? Na verdade, todas as citações sobre ar-condicionado na apostila carecem de revisão. Algum colega que tenha ar se propõe a revisar?

No meu modelo 97 MPFI, a ECU não controla o AC, mas monitora algumas coisas como: O AC ligou, dá mais aceleração ao motor... Tem um interruptor de ciclagem que se conecta em A5 (terra e D1 (retorno do terra), que imagino informar a ECU para desligar o AC via relé de plena carga, pelo pino A3... no mesmo esquema que tenho, aparece também o de 16V, mas a ligação do interruptor é diferente.
Quando eu digo que a ECU não controla, é porque o controle é indireto via o interruptor de ciclagem, que fica externo a ECU e creio que junto ao evaporador.... nos modelos mais recentes ela controla a temperatura mais eficientemente.

Esses são os esquemas que tenho... do que necessitei, bateram, certinho...
http://mecanica2903.epizy.com/Ca54.htm?i=1 > se quiser explorar, basta alterar o "CaXX".
http://mecanica2903.epizy.com/Ca53.htm?i=1
Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Valeu, Bange! Excelente material e explicações


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”