reprogramar ponteiro de gasolina?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

reprogramar ponteiro de gasolina?

Mensagem por davi1234 »

Boa noite, amigos!

Tenho um classic ano 2007 que nunca marcou a quantidade de gasolina de forma correta.
Já troquei a boia duas vezes esse ano e o ponteiro "emperra" no meio, ou seja, marca apenas do 1/2 para o 1 (cheio).
A medição do meio para baixo "não existe".

Fui em um mecânico que me falou que ele tem que reprogramar a "bomba"
Isso é verídico?

Eu consigo fazer isso sem ajuda do mecânico?
Avatar do usuário
Lucas F.Moura
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Sábado 06 2016f Fevereiro 2016 11:23:07 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas F.Moura »

Foi no mesmo lugar onde trocou a bóia? Pq não tem como reprogramar bomba, ela é basicamente um motor elétrico, o seu problema pode estar no chicote ou então no próprio painel. Você já retirou o painel alguma vez? Pode tentar chegar a conexão dele no local onde ele fica com o conector elétrico.

Enviado de meu D6543 usando Tapatalk
CORSA WAGON 98 GL 1.6 8V PRATA.
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por davi1234 »

Lucas F.Moura escreveu:Foi no mesmo lugar onde trocou a bóia? Pq não tem como reprogramar bomba, ela é basicamente um motor elétrico, o seu problema pode estar no chicote ou então no próprio painel. Você já retirou o painel alguma vez? Pode tentar chegar a conexão dele no local onde ele fica com o conector elétrico.

Enviado de meu D6543 usando Tapatalk
Não, a primeira que coloquei foi marca Bosch, mas não marcou.
Substitui por uma de marca VP, mas continua o "defeito"

Em mecânicos diferentes. Será que me venderam bóias de outros corsas?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O ponteiro repousa quando desliga o carro?

Se sim, não é ele que está travando e é provável que a boia não seja a correta para seu carro/bomba. A linha Corsa tem 2 modelos de boia.
Daniloone27
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 08 2017f Maio 2017 10:09:48 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Daniloone27 »

Meu querido boa noite estava cm o msm problema q vx eu tenho um corsa 2000/2001 e reprogramei a bomba e melhorou é simples e na vdd esse processo é apenas para fazer o painel reconhecer a bomba e boia. Vou resumir os processos abra o tamque e retire a bomba do tamque coloque a boia na pisiçao minima e ligue o contato apena luzes desligue o negativo da bateria espere 5 min em seguida ligue o negativo desligue o contato na chave e coloque a boia na posiçao maxima em seguida ligue o contato apenas luzes e desligue o negativo da bateria por mais 5 min apos isso ligue o negativo e desligue o contato monte a bomba no reservatorio e só aleguria amigo corre pro abraço

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

va atrás de ver onde esta o problema......
essa programação não existe, a boia é simplesmente um potenciômetro, tem valor mínimo e máximo, pra cheio e vazio, vc pode fazer o q quiser q não vai alterar esses valores....
como funciona? a central envia uma tensão fixa, essa tensão passa por esse potenciômetro e sofre uma queda de 0 até X volts, e esse valor vai ao painel e faz a bobina do ponteiro o mover, simples assim.....
então vc tem q encontrar onde esta o defeito, se toda boia q poe o funcionamento é idêntico é bem provável q não seja problema na boia, mas sim em outra parte desse circuito todo....ou até mesmo a boia enroscando dentro do tanque, verifique pq tem posição a ser montado o conjunto dentro do tanque tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só corrigindo o SemControle.....não é a central (ECU), que manda a tensão...é o painel... e é uma tensão diferente (10V), pois ela é gerada por um regulador no próprio painel...mas resumindo: nada de programação.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cada montadora de um jeito, os fire tem um sinal de referencia de 5V, tanto pra isso como pros sensores mais simples como de temperaturas e afins....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por davi1234 »

Bom dia, Amigos!

ENCONTREI O PROBLEMA!

Depois de duas trocas de boia de combustível, inclusive substituindo de marca, consegui encontrar o problema! (antes bosch, agora marca VP).

Em outro mecânico, descobrimos que a bóia (sensor) estava montando no lado errado.
A boia montada corretamente, pelo que me lembro, fica do lado direito de quem olha de trás para frente do carro!

A tampa da bomba e o corpo da bomba estavam montados invertidos. (o sensor ficou incorretamente no lado esquerdo anteriormente)

Ao inverter, o ponteiro desceu para um pouco acima de 1/4.
Vou rodar chegar na reserva para ter certeza!
Obrigado pela ajuda pessoal!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”