BOMBA ESGUICHO SEM CORRENTE

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
melo_rj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 13 2017f Março 2017 08:02:05 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

BOMBA ESGUICHO SEM CORRENTE

Mensagem por melo_rj »

Bom dia,

Sou novo no fórum e adquiri um Corsa Wind 01 recentemente.
Verificando os itens solicitados para a vistoria aqui no RJ verifiquei que a luz de posição direita não está acendendo, porém a luz de placa que é o mesmo CKT está ok, então terei que descobrir onde está a interrupção da alimentação.
Mas o que está me tirando o sono é a bomba do esguicho mesmo, reparei que só estava funcionando a traseira, fui verificar e estava rompida, fiz a troca e coloquei a nova, porém agora parou de funcionar.
O que já fiz:

• Coloquei a antiga e não funciona também;
• Tirei a bomba e medi tensão com o multímetro. Está chegando corrente, tanto +12V (dianteiro), como -12V (traseiro), porém ao medir a com carga (bomba) a tensão fica zerada;
• Fiz o teste nas bombas diretamente da bateria e as duas funcionam normalmente;
• Os limpadores também estão OK;
• Todos os fusíveis estão OK;

O que acham que pode estar acontecendo?
Será os relês (mas se chega alimentação sem carga)?
Será curto?
Alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver? Vi que já teve um poste parecido há uns anos, mas não tinha nenhuma resposta para a dúvida do colega.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, não existe bateria de -12V em veículos...vc deve ter invertido as ponteiras do medidor...só existe +12 e terra (ou massa, ou chassis).

Se o motor funciona com alimentação direta, não está nele o problema, podendo estar em bateria ou terra falso ou sem qualidade...normalmente esses problemas estão associados a conectores oxidados ou no aterramento (em parafusos, porcas, etc), também oxidado ou frouxo...ou ainda no contato do relé que comanda tal motor...tem que pesquisar.
melo_rj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 13 2017f Março 2017 08:02:05 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por melo_rj »

Olha, não existe bateria de -12V em veículos...vc deve ter invertido as ponteiras do medidor...só existe +12 e terra (ou massa, ou chassis).
Sei que não, me expressei mal, na verdade na alavanca de comando quando aciono para limpar na dianteira, ele joga a polaridade correta e quando aciono a traseira os relês comutam o sinal e invertem a polaridade no motor, fazendo a rotação se inverter.


Os aterramentos estão todos OK e os relés eu passei limpa contato e dei uma lixada.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK.

Algo está se perdendo no meio do caminho...vc terá que verificar a partir da alavanca de comando, via relé, até o motor.

Quanto a lixar os contatos do relé, a lixa tem que ser bem fina para deixar a superfície bem polida...

Um ponto a ser testado é o soquete do relé...se tiver frouxo ou oxidado também dá problema...
melo_rj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 13 2017f Março 2017 08:02:05 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por melo_rj »

Verdade, vou tentar fazer um pente fino desde o painel de fusíveis até a bombinha.

Sabe qual o fusível que alimenta a bomba?

Obrigado!!!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

No meu /97, é o 16 (30A), mas o seu é mais antigo e pode ser outro.

Mas o fusível é um só...já que funciona pra frente, o problema está onde ocorre o comando de inversão (alavanca) ou a inversão (relé).

Não tenho o esquema real, mas creio que a alavanca quando puxada (frente), manda bateria direto e quando empurrada (traseira), opera um único relé que inverte a polaridade...mais ou menos assim...
Esquema do esguicho.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
melo_rj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 13 2017f Março 2017 08:02:05 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por melo_rj »

Bange,

Boas novas!!!

Peguei o carro agora e conectei o terminal positivo ao motorzinho e o negativo deixei desconctado e jumpeei direto do negativo da bateria, o motor funcionou, logo é o aterramento, agora preciso descobrir onde fica o aterramento dele.

No meu /97, é o 16 (30A), mas o seu é mais antigo e pode ser outro.

Mas o fusível é um só...já que funciona pra frente, o problema está onde ocorre o comando de inversão (alavanca) ou a inversão (relé).
O meu também é o 16. Esse esquema vai ajudar bastante. Obrigado!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se entendi direito o funcionamento e deixar aterrado assim, a inversão não deve funcionar.....
so vi caso parecido na buzina de um gol, e o problema era no acionamento dentro do carro, quase q isolado pela oxidação, sem a buzina, chegava os 12V c a buzina q gera resistência não chegava, se perdia na isolação.....
va limpando os contatos pelo caminho....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
melo_rj
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 13 2017f Março 2017 08:02:05 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por melo_rj »

se entendi direito o funcionamento e deixar aterrado assim, a inversão não deve funcionar.....
so vi caso parecido na buzina de um gol, e o problema era no acionamento dentro do carro, quase q isolado pela oxidação, sem a buzina, chegava os 12V c a buzina q gera resistência não chegava, se perdia na isolação.....
va limpando os contatos pelo caminho....

Isso mesmo. Ontem desmontei o comando, mas estava funcionando normal, tentei mexer no porta fusíveis mas fiquei com medo.


Existe algum ponto de aterramento próximo ao porta fusíveis ou debaixo do painel do carro?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu acho q tem algum na coluna, mas não é certeza...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”