[DÚVIDA] - Corsa com 2ª marcha arranhando e ruim para entrar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa com 2ª marcha arranhando e ruim para entrar

Mensagem por Ken Xavier »

Ola pessoal.
Estou com problema na 2ª marcha do meu Corsa, quando passo da 1ª para a 2ª, na maioria das vezes a 2ª marcha arranha e entra com certa dificuldade e as vezes entra fácil.
Quando tenho que reduzir em quebra-molas por exemplo e tenho que engata-la, ela não entra e me causa transtorno, pois tenho que rapidamente engatar a 3ª para evitar problemas com quem vem atrás de mim.
Levei no mecânico e ele trocou aquele reparo de buchas do trambulador, mas fiquei olhando e percebi que depois de tirar todas as buchas (borrachas) ele estava com uma certa duvida de onde colocar essa e aquela bucha nova e isso me deixou intrigada, pois a 2ª marcha continua arranhando e pra ser sincera fiquei com a impressão de que ele não tava sabendo o que fazia.
Se poderem me ajudar me dando uma dica do que possa estar fazendo a 2ª marcha entrar forçada e arranhando, eu agradeço a todos, pois francamente estou estressada com mecânico, pois a todo momento falam que é uma coisa e outra, me cobram pelo que fazem e não resolvem nada e por fim ele me veio dizer que se eu comprar outra caixa de marcha fica mais fácil pra resolver.
Corsa Wind mpfi 97/98

Desde já, eu agradeço a todos!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se teve essa impressão o melhor a fazer é procurar outro profissional.
Sem ver só podemos palpitar. E penso que seja só questão de regular, mas tem que ser alguém que saiba o que está fazendo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q tem q regular com certeza agora precisa, depois de futucar nas buchas, acho q antes so a regulagem poderia resolver, agora é obrigatoria
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

Boa tarde pessoal.
Levei o Corsa em outro mecanico e expliquei tudo, mas ele so olhou a quastão de regulagem e logo me falou que terá que abrir a caixa, pedi para ele olhar se as borrachas estam colocadas da forma correta devido a eu ter percebido a duvida do outro mecanico ao coloca-las e ele disse que não tem como colocar errado, mas francamente eu acho que tem sim....mas vamos ver no que vai dar isso.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Os caras estão tentando te esfolar mesmo.

Não mexa com nada do câmbio por enquanto, já que está sentindo alguma resistência é sinal que este componente está desgastado.

Imagem

Imagem

Ele é a interligação da alavanca de troca de marchas e o trambulador.

Nos meus dois Corsas que mexi na embreagem, tive que trocar essa peça, pois as conexões de plástico se desgastaram e tornaram os engates difíceis.

Não recomendo trocar as peças plásticas, porque são paralelas e trazem o problema a tona novamente depois de 3 meses em média.

O custo da peça em média é 100 reais, podendo variar para cima e para baixo.

Recomendo você fazer isso antes de mexer com todo o sistema, ao menos é mais barato e em uma hora a peça está trocada.

Depois volte aqui para nos contar o que aconteceu.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

Sousaman
Os dois mecanicos que levei o carro me mostraram esta peça das fotos que voce postou e me falaram que seria esta peça o TRAMBULADOR, mas pela sua explicõu aqui, esta peça não é o Trambulador, ela é apenas uma interligação da alavanca de troca de marchas e o trambulador.

Estou postando uma foto na tentativa de explicar o que foi feito e como foi feito, ok!

Imagem
upload images

Na foto voce pode ver uma peça circulada em Vermelho, está peça ele não tirou, tanto que a borracha circulada em branco e está comigo.
Onde está circulada em Verde, ele colocou essa peça de plastico branco nos dois circulos Verdes.
No circulo Azul ele colocou duas peças plasticas brancas, mas ao colocar a peça no carro, acabou por tira-la novamente alegando ter ficado frouxa e retirou as peças plasticas brancas, colocando nelas outras pequenas borrachas que vieram no kit e recolocou no carro, fazendo o que me pareceu uma especie de regulagem, mas faz tudo paracendo não ter certeza do que fazia.
Hoje o outro mecanico disse que nem ia verificar porque nao tem como colocar as borrachas de maneira errada, mas para mim tudo nesta vida pode ser feito com erro sim, afinal se não existisse o errado, não haveria razão de existir o certo (rsrsrs).

Curiosidade: se esta peça das fotos não é o trambulador, qual o nome desta peça afinal?

Desde já, agradeço!

Ken Xavier
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Aqui tem um relato que aconteceu comigo:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=47398

Essa peça que é o trambulador que tem essa tampinha preta:

Imagem

A peça que estamos em discussão chama-se: GUIA do controle de mudanças (90465706/93260525/93314272).

Acredito que é o começo dos ajustes.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

Interessante, eu que não sei quase nada apontei essa peça e disse ao mecanico, "pensei que o trambulador fosse essa peça aqui" me referindo a peça de tampinha preta da foto que vc postou, e ele ainda ficou rindo e me disse que isso não é uma peça, que é apenas uma tampra e chegou a completar o oleo por ela, e me disse que o trambulador fica na parte de baixo do carro e me mostrou dizendo ser o trambulador a peça das primeiras fotos, que na verdade é o Guia do controle de mudanças.
Sinceremente, não sei se vou encontrar um mecanico que saiba realemente o que esteja fazendo, creio que na minha cidade tenha mais Mexanico do que Mecanico (rsrsrsrsrs), e já vou eu seguindo sem uma solução para o problema, não estou querendo deixar abrir a caixa, antes de ter certeza de que será feito a coisa certa e necessária, para não ter que pagar pela troca do sincronizador, que ficicará em torno de R$ 400 a R$ 500 e depois escutar o mecanico dizer que não ta entendo porque não deu certo e vim me dizer pra trocar isso e aquilo me fazendo gastar até o que não tenho até achar o defeito, ou seja, fazer meu carro de cobaia pra eles aprenderem a fazer o que não sabem.

Ja fui em uns 5 mecanicos, todos só falam em tirar a caixa, trocar sincronizador, olhar engrenagens, me mandam comprar outra caixa de marcha em ferro velho, etc e etc....mas vou procurar outros mecanicos, quem sabe eu acerto um que pelo menos saiba o que é o trambulador...rssrss

Abraços!
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Ken,

Aqui todos somos palpiteiros com um pouco de experiência... risis

Mecânico é o médico do carro e médicos para humanos geralmente tem várias opiniões a cada caso, por isso que está encontrando tantas opiniões a respeito.

Peça para trocar o Guia de controle de mudanças a príncípio, geralmente os médicos vão tentando os métodos mais simples para depois seguir para os mais invasivos.

Se ficar bom, feche o assunto por aqui.

Se não ficar bom, o papo realmente é tirar a caixa fora e examinar. Aí não terá jeito, morrerá uma grana mesmo.

É o começo da jornada.

Veja lá!

Até mais!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ken Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Fevereiro 2012 02:50:23 PM
Localização: Coronel Fabriciano - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ken Xavier »

sousaman, Obrigada por sua atenção aqui no fórum, me ajudou bastante, apesar de que não teve como evitar de abrir a caixa. Abraço!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”