[DÚVIDA] - Molas Originais de Astra servem no Classic?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
gpdeathday
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Domingo 14 2009f Junho 2009 11:26:25 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Molas Originais de Astra servem no Classic?

Mensagem por gpdeathday »

Bom pessoal, tenho um Classic 07/08, agora com 73 mil Km rodados, nunca precisei fazer a suspensão, porém na ultima Geometria que fiz o mecânico me disse que os amortecedores dianteiros já estão cansando, mas que ainda estão bons e se impressionou pela quilometragem, disse que ainda duram por volta de 10 a 15 mil km.
Expliquei que o trajeto que faço exige muito da suspensão, pela cidade ser toda de paralelepipedo e mt irregular, e nos finais de semana pego 50 km de estrada de chão, mt judiada também.
Ele me sugeriu colocar as Molas do Astra e disse que são iguais, porem mais resistentes.
Gostei da ideia, até pq quando viajo as rodas chegam a arrastar por ser R15 195/50 ET 42, e com as molas do astra sendo mais resistentes não baixaria tanto a traseira dele e deixaria de arrastar tanto, e também no uso normal, na cidade e na estrada de chão ele não faria todo curso do amortecedor, ou seja, ficaria mais dura a suspensão.

Mas na hora não perguntei sobre a propria Cambagem, pegaria Cambagem e geometria normalmente?
e quanto a estabilidade com velocidade acima de 120km/h? em curvas, etc..?

as molas realmente são iguais? e para o classic seriam molas do Astra Hatch ou sedan?

Vlw pela atenção!! :D[/b]


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao sei se sao iguais...
mas suspensao nao é so mola, suspensao depende do conjunto principalmente de mola e amortecedor....
trocar mola assim é igual qnd rebaixa, corta mola na metade e fica lindao, akele servico bom...igual cabrito pulador....
teria q ver direito essas mudancas c pecas de outros carros, nao sou muito a favor disso, se sao do mesmo tamanho, e realmente mais duras, vai deixar o carro mais duro, abaixar menos, vai se tornar desconfortavel, pq vai ficar mais duro, essas irregularidades do chao serao muito mais sentidas....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


gpdeathday
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Domingo 14 2009f Junho 2009 11:26:25 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gpdeathday »

Sim, realmente são iguais, soh que as do astra são mais resistentes, afinal o astra tem quase o dobro do peso do corsa. os amortecedores vou colocar à gas, tanto na dianteira quanto na traseira.
Quanto ao carro ficar mais duro, isso não seria de todo um problema devido ao uso, como disse, Estradas de chão nos finais de semana e na cidade o calçamento eh horrivel, não são buracos, mas são muito desniveladas, as vezes eu acho mais confortavel dirigir na estrada de chão do que na cidade.
Atualmente eu uso Perfil 50 nos pneus, se realmente ele fikar mais resistente, não digo alto, pois sei que não vai alterar a altura dele, mas deixar de baixar tanto quando é colocado peso, isso jah ajudaria eu colocar um perfil mais alto, sei que pode raspar, mas no uso cotidiano não arrastaria por não carregar peso.

Os amortecedores a Gás já são mais firmes, com molas tambem resistentes sei que ele vai fikar mais duro.
mas a minha duvida é na parte de Estabilidade, Cambagem e alinhamento.
Será q em velocidades acima de 120km/h em curvas sairia de frante, de lado, de costas.. rsrs.. sei lah, se perderia a estabilidade nas Auto-estradas..

Vlw SemControle, sempre ajudando!
Obrigado!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem todos ajustes normalmente
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


gpdeathday
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Domingo 14 2009f Junho 2009 11:26:25 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gpdeathday »

Bom, fiz as mudanças e recomendo... O carro está muito mais confortavel de andar. Colocar peso agora é coisa simples. Mesmo com Rodas 15 Pneus 195/50, não raspa mais. Com 3 pessoas no banco traseiro e carregado de bagagens ele ficou com 3 dedos do pneu. Com o carro leve, ele subiu cerca de 5 dedos do normal.

Peças que usei:
Molas dianteiras do ASTRA SEDAN 99/03 Cofap 160,00 as 2
Molas Traseiras do ASTRA SEDAN 99/03 Aliperti 130,00 as 2
Jogo de Amortecedores TurboGás Cofap. 180,00 Kd Dianteiro e 80,00 kd traseiro

É um pouco complicado de instalar as molas... Principalmente as dianteiras.. Essas é preciso aquecer para encaixar na bandeija do carro (parte de cima), pois as do astra são fechadas e as do classic abertas, na bandeja do amortecedor encaixa tranquilo. Tem que ser usado um BOM encolhedor de molas para montar todo conjunto Mola/Amortecedor antes de colocar no carro, pois a mola é 15cm maior que as do classic. Já as molas Traseiras, só é preciso o encolhedor de Molas, o encaixe é perfeito.
Logo de inicio pensei que pela altura da mola ser maior, o amortecedor não teria curso suficiente para cima, e parecia muito dura. Achei também que o carro ficaria muito firme, pelo mesmo motivo. até pq quando se coloca o carro no chão, baixando o macaco, parece q ele não baixa nada, mas isso é soh de momento. Conforme anda com o carro as molas se ajeitam e ele abaixa o suficiente para dar curso ao amortecedor..

O carro está macio, claro nao tanto como as molas originais do classic, porem, ao andar em terreno desnivelado, se percebe a diferença.. o carro mantem o conforto sem fikar parecendo uma cama elastica.
Na Geometria, não foge do normal, pega todas as regulagens, a cambagem fika um pouco positiva na dianteira, podendo gastar mais os pneus por fora. Mas nada fora do comum dos corsas. Caso fike muito absurda a diferença, basta ou colocar um espaçador nas rodas, correspondendo a positividade. +1º colocar espaçador +1mm e assim por diante. Mas acredito q não passe de +1,5º.... ou então refurar o amortecedor... daih vai de cada um...

Quanto a estabilidade nas estradas, testei com carro pesado e leve. Por enquanto, parece ter aumentado a estabilidade, ele não se joga de lado nas curvas como antes. Não sai nem de traseira nem de dianteira. Talvez pelo pneu que uso, mas antes em curvas medias, acima de 150km/h ele parecia querer se jogar de frente.
Logo de inicio a gente pensa.. mas o carro está mais alto, tem o ponto de gravidade e talz, bom isso realmente faria ele perder estabilidade por ser mais alto, porem a suspensão é um pouco mais firme, não deixando ele ladear nas curvas, mantendo o ponto de gravidade.

Vi no forum muita gente perguntando o que fazer para levantar o carro para andar em estradas de terra, pois o corsa é baixo e tem a suspensão muito macia e arrastava o açoalho.
Bom, deixo aki a dica.
Vale a pena.

Para se ter uma ideia. ele está da altura de uma Saveiro.


Espero que ajude mais gente, essa ideia também é valida para quem quer colocar um Aro maior que 17 no Corsa. pois os paralamas, mesmo com bastante peso não chegam a pegar nos pneus.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só fico preocupado com o fato de ter esquentado as molas, mesmo que pouco pra entrar.
Com certeza dava pra achar outra alternativa. Normalmente é onde quebram depois.

Por exemplo, não sei como é seu carro.
Mas as molas pra versão com A/C são mais duras. Pelo peso maior na frente. E temos as molas pra GNV, por conta do peso, na traseira.

Outro detalhe, só as molas originais com amortecedores novos acredito que já teriam levantado o carro. 70.000 se bem usado as molas estão cansadas já. Cedem mais fácil com peso e ficam mais moles.

Vamos ver se os benefícios se comprovam com mais 70.000 km...

No mais. É isso aí, carro em dia sempre é melhor, mais firme e estável.


gpdeathday
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Domingo 14 2009f Junho 2009 11:26:25 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gpdeathday »

Bom, concordo com vc AWAKED, tb pensei nisso na hora de eskentar as molas. Porém ela não é eskentada em um elo, uma volta completa. Mas sim apenas na extremidade, e como ela fika toda dentro da bandeja realmente não tem perigo de quebra. a parte eskentada fika toda calçada e onde começa a fazer força não pega o aquecimento a ponto de destemperar.
PRa fazer isso tem q ter todo um cuidado e muita paciencia, nada de jogar agua pra esfriar.. etc.. colocar no óleo.. nada disso... e eskentar, dobrar apenas a ponta voltada pra dentro e ela vai calçar, e esperar esfriar naturalmente...

quanto ao carro.. eh um classic spirit com AR... e as molas do astra com AR tb.. dah conta do recado...

Eu não poderia apenas levantar a traseira... pois a frente iria descer...

As molas e os amortecedores originais eram da COFAP.. só que os amortecedores eram a óleo...

As molas do astra.. tanto na dianteira como na traseira.. é cerca de 15 cm maior que as do Corsa.. Coloquei uma do lado da outra pra ver.. todas novas.. resolvi pegar as do astra msm.
Depois de feito o serviço, peguei as molas que tirei do meu e levei pra comparar o tamanho.. ainda estavam novas.. dito pelo cara da loja.. rsrsrs... tanto que já passei as molas antigas prum amigo meu colocar num Corsa EFI 96.. que são iguais tb... porem as do classic são um pouco mais grossas.. e pra ele, como também pega estrada de chão.. já fica na ideia.


Pensei muito antes de fazer isso, consultei amigos mecanicos e mecanicos em lojas de Pneus, Geometria etc...
Os amigos mecanicos diziam que encaixava.... já os da geometria se preocupavam com a geometria e com a cambagem...

Eu acredito que 70.000 kms ele faça trankilo, pois as molas são feitas para um carro mais pesado, e os amortecedores não vão trabalhar com tanto sofrimento pelo mesmo motivo.
Andando no carro, a impressão que se tem é que não é preciso amortecedor.. rsrsrs.. as molas empurram o carro pra cima, acredito que com menos trabalho com que empurram o astra.

Se as originais duraram trankilo até 75.000, e ainda dava pra andar.. mas não gosto de trocar peças apenas quando kebra.. prefiro trocar antes de dar problema... então.. se eram COFAP.. e duraram 75, eu espero que com um amortecedor superior e com molas feitas para uma maior carga.. que o conjunto dure mais que os mesmos 75 q troquei...

Pro meu amigo do EFI.. passei tudo pra ele.. molas e amortecedores que tirei do meu... e estavam bons ainda... os amortecedores traseiros fazendo boa pressão pra cima e os dianteiros tambem... e as molas.. como disse.. ainda estavam em estado de novas...


Mas vamos ver... já estou andando com ele assim há um mes... e realmente não tenho nada a dizer contra todo trabalho que deu...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

destempera e nao somente no exato lugar do aquecimento, isso é fisica de materiais, e altera até mesmo o trabalho

o porblema de mola maior do q cabe ainda é estourar o cabecote, nao do motor, onde a mola fica apoiada na carroceria
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


leomfrs
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 18 2011f Janeiro 2011 12:54:39 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leomfrs »

Amigos.

Tenho uma corsa wagon e tambem estou com dúvida, pois ela está baixa na traseira.
Um mecânico falou para colocar a do astra ou da meriva.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É isso que já falamos, pode estar baixo simplesmente por estar com as molas cansadas. Se for isso a original já resolve. Ou ainda se coloca peso, pode usar molas pra carro com GNV, que são feitas pra aguentar um pouco mais de peso.

Apesar de ter dado certo com gpdeathday, de forma alguma poderia recomendar esse tipo de coisa. Suspensão e freios são calibrados pro peso do carro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”