[DÚVIDA] - Direção estalando quando esterça. O que será?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
Bruno Brentar
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 08 2010f Julho 2010 01:54:40 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Direção estalando quando esterça. O que será?

Mensagem por Bruno Brentar »

Olá pessoal,

hoje recebi uma possível má notícia a respeito do meu Corsinha. Meu mecânico trocou o Kit do comando de válvulas e levou o carro para andar um pouco. Depois me perguntou se eu nunca notei um barulho quando viro o volante totalmente com o carro parado, eu disse que sim, e perguntei se não seria a caixa de direção que ele mesmo revisou recentemente. Ele disse que não, mas que levantaria o carro amanhã pra ver as longarinas, pois poderia ter alguma trinca em uma delas, ocasionando esse barulho na direção.

Lendo e ouvindo opiniões, vi que longarina rachada ou trincada é coisa grave e que meio que condena o carro. A solução dependendo do caso seria uma solda MIG MAG. O que me deixa muito chateado é que de novembro do ano passado pra cá eu fiz muita coisa no meu carro, troquei suspensão, freios, várias peças do motor, troquei pneus, alinhei, balanciei semena passada, ou seja, o carro está muito filé!!! Mas isso da longarina me derrubou hoje, só vou saber mesmo amanhã olhando o carro com ele. To muito chateado...

Alguém aqui já teve esse problema? Li muito aqui no fórum usando a ferramente de busca, mas ainda fiquei em dúvida quanto a gravidade do problema.

Obrigado e abs!
Corsa Wagon GLS 1.6 8v.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Se for longarina com a solda bem feita vc resolve o problema.
Tem outras coisas que também fazem esse barulho, tipo as molas quando não estão bem encaixadas na troca dos amortecedores, convém pedir uma segunda opinião caso ele não detecte nada na longarina.
Boa sorte.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Veja este tópico: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=22268

Pode ser somente o rolamento da coluna de direção.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
Bruno Brentar
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 08 2010f Julho 2010 01:54:40 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Brentar »

lulaf,

creio não ser molas pois fiz a troca de todos os itens da suspensão recentemente, além de voltar na oficina para um reaperto de peças e outros ajustes pós troca. De qualquer forma vou pedir pro mecânico dar mais uma olhada! Vlw pela dica!!!

susaman,

eu cheguei a ler este tópico, mas vou ler novamente com mais atenção! O engraçado é que minha direção está ótima, sem folga ou trepidação, a única coisa é esse estalo "seco" no final do curso do volante! No mais tudo muito macio e confortável...
Corsa Wagon GLS 1.6 8v.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Cara, então faz o seguinte, levanta o carro no macaco e veja se ainda assim faz o estalo, se sim, pede pra algume virar o volante até fazer o barulho enquanto você dá uma olhada por baixo do carro, de repente você mesmo descobre de onde tá vindo e quem sabe não é algo simples, que possa ser resolvido em casa sem gastar dindin com ninguém.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Força o volante para cima e pra baixo e veja se tem folga.

Quando chega no final e dá estalo é sinal de caixa com folga.

Veja lá!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
Bruno Brentar
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 08 2010f Julho 2010 01:54:40 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Brentar »

Então colegas,

cheguei do mecânico agora e fizemos alguns testes lá. A principio tudo ok quanto a folgas no volante ou caixa de direção, ou seja, nada com esses itens. Como estavamos sem tempo agora, vimos meio que rápido, então segunda com mais atenção e tempo vamos levantar o carro pra trocar bomba e óleo, óleo e filtro e aproveitar pra dar uma checada geral nas longarinas, suspensão e direção. Citei as opiniões que recebi aqui, e ele disse que faria todo o sentido se meu volante estivesse com folga, mas mesmo assim vamos conferir tudo!

Pelo menos hoje ele me disse que se for longarina, deve ser algo pequeno e que uma solda muito bem feita resolveria o problema. Mas só vendo pra saber...

Segunda eu vou acompanhar o check up, fotografar e postar as possíveis causas e soluções aqui na comunidade!

Obrigado mais uma vez!
Corsa Wagon GLS 1.6 8v.
marcelo binato
:: GLS ::
Mensagens: 1950
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:16:03 AM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo binato »

Blz Bruno,só faz mais um teste, sente no banco do passageiro e force com o pé a lata do carro um pouco acima do tapete e gire toda a direção com o carro no chão mesmo, se vc sentir um estalo no pé, pode ser um rachadura nos pontos de fixação da caixa de direção, muito comum nas nossas viaturas 1.6 com direção hidraulica, funilaria resolve fácil.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

O meu tem um estalo que não descubro aonde é e acho que o Binato deu uma bela dica.

Se tivermos aqui mais alguma opinião, vou lá cutucar o vespeiro.....risis

Vamos em frente!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
Bruno Brentar
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quinta-feira 08 2010f Julho 2010 01:54:40 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Brentar »

binato,

realmente é muito boa sua dica! Amanhã mesmo eu to lá metendo o pé na chapa pra ver isso ehehehe...

E vou fotografar e relatar cada detalhe caso seja esse o problema! Creio que será de valia para muitos aqui.

Abs
Corsa Wagon GLS 1.6 8v.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”