[Dúvida] Velocímetro não funciona

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
MCabral
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 25 2008f Julho 2008 10:58:02 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Velocímetro não funciona

Mensagem por MCabral »

::? Estou com um problema que me intrigou. Há uma semana atrás após terem reparado o meu motor de arranque, o meu carro passou a apresentar problemas de ficar morrendo, principalmente ao reduzir e parar o carro. Este problema parou por dois dias e voltou novamente. No 4º dia o velocímetro parou de funcionar. Daí troquei o cabo do velocímetro mas não resolveu. Verifiquei que o pinhão está ok, o cabo ok e o velocímetro também. Concluí que o problema está na engrenagem de transmissão para o pinhão.
Queria saber o seguinte, o reparo do motor de arranque pode ter ocasionado o dano à engrenagem da caixa? Alguém tem uma idéia do trabalho que dá para trocar esta engrenagem da caixa, quanto custa a peça e mão-de-obra?
Desde já agradeço, pois preciso de uma orientação, cada dia um problema novo...

javascript:emoticon(':?') Saudações! :?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

No velocimetro tem um sensor de velocidade. Se o velocimetro não marcar nada, o motor apaga como o carro em movimento.

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


hellangel
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 31 2009f Agosto 2009 03:27:20 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hellangel »

Passo a passo:

Remova o painel de instrumentos (velocímetro) e ande com o carro. Observe o cabo do velocímetro:

1. Se o cabo do velocímetro não gira, verifique:
1.1 Se o terminal do cabo do velocímetro ligada ao pinhão da caixa de transmissão não está folgado (desrosqueado);
1.2 Se a engrenagem do pinhão não está desgastada/quebrada (para remover, desrosqueie o cabo e remova o parafuso de fixação);
1.3 Se a engrenagem interna da caixa de transmissão não está desgastada (é trabalhoso, precisa abrir a caixa de transmisssão).


2. Se o cabo do velocímetro gira:
2.1 Verifique se o cabo está travado ao velocímetro (você sentirá o painel preso ao tentar removê-lo do compartimento)
2.2 Pressione cuidadosamente o velocímetro para dentro do painel através do botão de zerar a contagem do hodômetro parcial
2.3 Remova o velocímetro e o teste encaixando uma chave de fenda no engate do cabo, girando e verificando se o ponteiro se mexe.


JROD
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 06 2016f Outubro 2016 05:11:56 AM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por JROD »

coloquei um cambio do celta em meu corsa 97, o mesmo tem sensor de velocidade. alguém sabe se é possível tirar o sensor e utilizar pinhão e cabo no lugar? ou se trocar o painel por um mais novo vai marcar a velocidade?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”