[DÚVIDA] - Trocar molas - possiveis configurações

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Bigtomas
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[DÚVIDA] - Trocar molas - possiveis configurações

Mensagem por Bigtomas »

Tenho um corsa 97 1.6 2 portas que esta com 102mil km,e ainda esta com as molas originais.Na frente não percebi diferença de altura mas a traseira já esta um pouco mais baixa,acredito que pelo fato das molas já estarem cansadas.

Bem estou pensando em trocar as 4 molas de uma vez,já que não são tão caras cotei umas Cofap por R$200,00 das 4 e Aliperti R$ 180,00 o jogo das 4

Olhando o catalogo dos dois fabricantes vi que tem diferença das molas para corsa com ar e sem ar, o meu é sem ar mas estive pensando em uma configuração de molas um pouco diferente.

Configuração 1: Par dianteiro do corsa com ar e par traseiro do corsa sedan.
A idéia é deixar a suspensão mais firme,com esta configuração ele deverá ficar mais estável que o conjunto original,porem mais duro e como não tem ar a frente vai ficar mais alta que o normal.

Configuração 2: Par dianteiro original do corsa sem ar e par traseiro do corsa sedan.A idéia aqui é deixar a frente com a altura original e a traseira mais firme,pelo que estive comparando as molas a do corsa sedan tem a mesma altura do hatch 2 portas,porém é mais grossa para suportar o maior peso do portamalas cheio.O bom desta configuração e que a traseira não vai baixar tanto quando sentar alguém no banco de trás,não sei o de vocês mas o meu baixa bastante quando tem um ou dois passageiros atrás.

O que não sei é se vai ficar duro demais e como ele vai se comportar nas curvas.

Configuração 3: Coloco as 4 molas originais,ou seja as dianteiras de corsa sem ar e as traseiras do hatch.

Minhas duvidas
Alguém sabe se as molas do corsa GSi ainda são fabricadas? Não encontrei no catalogo da Cofap nem na Aliperti.

Gostaria de opinião de quem já trocou as molas,qual a marca que usou?

Alguém já usou molas de carro com ar em carro sem ar?qual o resultado?

O que acham das configurações acima?


alexemaria
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Mensagem por alexemaria »

No seu caso, a configuração 1 vai deixar a dianteira alta e dura, descarte. A configuração "tudo original" sm duvida é boa, muitos vao dizer, a melhor. Bom, mas eu particularmente adotaria, e vou adotaar no meu, a configuração 2 (molas do sedan na traseira), a dianteira fica original e boa, e a traseira reforçada para passageiros extras e bagagns, peso que se concentra natraseira. Então, sem duvidas, configuraç~çao 2, ok!
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


ValterJunior
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Mensagem por ValterJunior »

Sendo sua intenção manter a altura original do carro, recomendo utilizar o kit original de molas. Se vc mudar isso vai piorar a estabilidade e não melhorar como comentado.

Consegue-se melhorar a estabilidade quando se altera a altura do carro, juntamente com a recalibragem da suspensão.

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aroldogj
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Mensagem por aroldogj »

a "dureza" das molas é a mesma, já que o K delas é igual. O que vai mudar é só a altura. Legal colocar as traseiras do Corsa c/ ar, pq ela vai ficar um pouquinho mais alta. Voce vai perder estabilidade em curva com o carro vazio, mas vai ganhar em estabilidade direcional (em reta) em altas velocidades pq com peso a traseira vai ficar mais nivelada e nao arriada como fica na configuração origina...
Resumindo, ficaria com a opção 2


ValterJunior
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Mensagem por ValterJunior »

Aroldo,
Como se garante que o K é o mesmo para as molas traseiras do sedan e do hatch sendo que o vc afirmou que a altura é diferente e sabemos que o peso (carga aplicada) tb é diferente? Sua afirmação está incoerente.
Outro ponto, molas para Corsa com ou sem AC se diferenciam apenas na suspensão dianteira.

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Bigtomas
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Mensagem por Bigtomas »

Pois é estou pensando na configuraçao 2,dianteira original e traseira do sedan.Minha duvida é quanto a estabilidade,pelo que comparei as molas tem a mesma altura,porem as do sedan sao mais grossas e devem suportar mais peso.

Isso melhora ou piora a estabilidade? eu acredito que melhora ja que a traseira vai manter a mesma altura e vai inclinar menos nas curvas.

O que me dizem?


Bigtomas
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Mensagem por Bigtomas »

Encontrei uma explicaçao muito interessante neste site,vou colocar a versao em cache pois mostra grafado as partes mais interessantes.

http://74.125.47.132/search?q=cache:K2z ... clnk&gl=br

Depois de ler as explicaçoes,entendi que ou deixo as 4 molas originais ou troco as 4 por molas mais duras e amortecedores mais duros,pois nao adianta ter mola dura e amortecedor original macio.

Colocando as traseiras mais duras o carro sairia de traseira nas curvas

É bacana que cita as vantagens e desvantagens de ter molas macias ou duras,como desgaste de pneus,estabilidade,e afundamento em freadas.

Leiam que vale a pena.


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rgto777
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Mensagem por rgto777 »

Bom dia galera,

Estava com pneu 185/60/15 no meu Corsa C 1.8 com AR.

E estava raspando óbviamente,

Troquei as molas e a frente ficou mais alta que a traseira, pois só mexi na frente...

Na verdade, meu mecânico fez uma adaptação, ainda não sei qual a mola que ele usou no meu carro, mas aparentemente não ficou tão feio, e não sei quanto a segurança, pois ainda não rodei com o carro...

Enfim... O que me falam?? Sobre a dianteira estar mais alta?
--


Outro detalhe


Vi aí que o pessoal coloca mola do corsa sedan na traseira, achei interessante, será que se eu colocar as molas do corsa C na traseira do meu carro, ele vai ficar teóricamente mais alto?
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awaked
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Mensagem por awaked »

rgto777, acho que seu problema é offset das rodas e não molas, considere isso. Se for o caso é complicado ficar resolvendo um problema criando outros.


Bigtomas, não esqueça que amortecedores também influenciam nessa questão. Os comuns tendem a ser mais "macios", os pressurizados mais rígidos. Dentro disso Nakata tem fama de ser mole demais e a Cofap mais firme, alguns membros já reataram isso, inclusive usaram um e resolveram trocar ainda novos por outro fabricante,


Gargalo
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Mensagem por Gargalo »

Olá, sei que estou desenterrando o tópico, mas achei melhor perguntar aqui do que criar outro, já li um tópico inteiro sobre " diferenças sobre suspensão do corsa C 1.0, 1.4 e 1.8 " mas não achei muito sobre o 1.4.
Enfim tenho um corsa hacth 1.4 2011, no qual sempre achei um pouco duro de suspensão, em 2013 baixei ele um pouquinho, foi baixado o prato da suspensão dianteira, muto pouco, a mola continuou original, e a trazeira foi cortado pouca coisa, a frente uns 2 dedos e a trazeira uns 3, ficou mais alto que com molas esportivas, e ficou bom de andar, mais rodei pouco tempo, e voltei ao original, as molas trazeiras comprei em um ferro velho como molas para o corsão no qual achei que ficou mais duro, não sei realmente se era do hatch, e pouco tempo depois troque todos os amortecedores, pois os dois dianteiros estavam travados, troquei todos por monroe gás premium.
Hoje meu carro está com 5 anos de uso e 55.000 km, não tem 2 anos que troquei os amortecedores, mas ainda sinto o carro duro, sente muto emenda de asfalto, quinas de ponte, etc, ondulações fortes a suspenção trabalha bem. Sei que os corsa 1.0 e 1.4 usam uma mola e o 1.8 outra, meu é 1.4 e tem ar e direção, sera que se eu comprar as molas trazeiras do 1.0, e as dianteiras do 1.0 sem ar meu carro vai ganhar um pouco mais de conforto?

Pois sei tmb que de 2006 ~2007 em diante tiraram as barras estabilizadoras do corsa e meteram amortecedores e molas mais rígidos para compensar na estabilidade, motivo esse que acho que meu corsa é muito seco e que tmb fez os amortecedores abrir o bico cedo, lembrando que rodei menos de um ano com o corsa baixo, se é que se podia dizer que estava baixo.
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