[DÚVIDA] - Dificuldade com engate das marchas.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Erick Japa
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Terça-feira 24 2006f Outubro 2006 12:59:32 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Dificuldade com engate das marchas.

Mensagem por Erick Japa »

Olá galera, estou com pró. A alavanca e engate de marchas do meu corsa são boas, porém quando passo a andar, tipo, reduzindo, passando-as rapidamente, de repente a ré, 1 e 2 não entram. Pra se colocar a 1 tenho que engatar a ré. Para engatar a 2, é do jeito q coloca a ré, sento que pra baixo. É um defeito ridículo. Que diabos pde ser isso? Valeu. FLW!!!!!!!!
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

A a 1ª marcha e ré, apresentam propositalmente dificuldade para engate por motivos de segurança, isso ocorre pois ambas possum os engates não sincronizados.

Porém problema para engatar a 2ª marcha, que é sincronizada, pode ser causado por problema de liberação da embreagem, que pode estar gasta ou com mau funcionamento.
Tenta regular o cabo de acionamento.

[]´s

Obs: Tópico editado conforme regras da seção.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Erick Japa
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Terça-feira 24 2006f Outubro 2006 12:59:32 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Erick Japa »

Nun sabia q a 1 e 2 eram sincronizadas. Valeu pela dica. Vou tentar explicar melhor o pró. Tipo.... Se for arrancar forte, trocar as marchas rapidadente, a alavanca fica "boba", toda "bamba", c os engates de ré, 1 e 2 imprecisos. Deste modo, se eu colocar na posição da 2, entra a 4, na posição da 1, entra 3. Pra colocar a 1, tem que engatar a ré, e a 2, do jeito que engatou a ré, sendo que pra baixo. É um defeito bobo, mas já me deixou na mão. O que será? Agradeço pela ajuda.FLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OSWALDO JR
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Segunda-feira 24 2007f Setembro 2007 02:53:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por OSWALDO JR »

Amigo,

Acho que sei exatamente o que está acontecendo com o seu cambio. Tive recentemente o mesmo problema no meu Corsa. Pode ficar absolutamente tranquilo que é simples. O "defeito" está no trambulador, existe uma regulagem no trambulador que "sincroniza" as posições das marchas (na alavanca), com o passar do tempo ele perde este sincronismo. O motivo pode ter sido algum "tranco" (ou vários) ou sinplesmente desgaste das buchas (borrachinhas). No caso do meu foi só fazer a regulagem, o mecanico demorou 10 minutos e me cobrou apenas R$ 15,00. Se precisar trocar as buchas não coloque paralelas de jeito nenhum, compre original na concessionaria ou procure num desmanche com pouco uso (não custa caro).

Abraço,
Junior
Sedan 1.8 Flex 03/04
Bege Nevada
G5
Sem DH, Sem A/C
Mas tem um carnê com 15 prestações...
Sampa
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Erick,
Realmente vc não havia expressado direito seu problema. Tente utilizar menos "linguagem de internet", irá acilitar o entendimento de todos.
Outra coisa:
Erick Japa escreveu:Nun sabia q a 1 e 2 eram sincronizadas...
Ré e 1ª marcha NÃO são sincronizadas. Da 2ª a 5ª marchas, todas são sincronizadas.
Uma marcha ser sincronizada quer dizr que possui um tipo especial de forma geométrica dos dentes da capa e cubo de engate, que são responsáveis pelo acionamento da engrenagem específica de cada engrenagem.
Um sincronizador permite maior facilidade para engates do mecanismo em movimento.
O contrário acontece para evitar engates da ré e 1ª marcha com o carro em movimento por motivos de segurança.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
Erick Japa
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Terça-feira 24 2006f Outubro 2006 12:59:32 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Erick Japa »

Olá galera. Bem, eu já tinha trocado o trambulador c as buchas, mas o defeito ainda persiste. Atrás do motor de partida, tem um ferro na vertical onde nele é ligado um cabo de plástico. Forço ele pra baixo e os engates ficam ok. Quando ele sobe é q fica ruim. Com relação os trancos, pode ser mesmo, pw quando o carro está frio, p sair, ele dá vários trancos. Se treme todo. Acho q já pode ser o platô gasto, e q tbn pode ser uma das causas do pró. No mais tenho que agradecer pela ajuda de vcs. FLW!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Valter,

Ao ler o tópico penso que estou com um problema semelhante dos colegas desde a semana passada.

Tive que desmontar o câmbio, porque o retentor do virabrequim começou a vazar e pingar óleo no chão da garagem.

Porém o mecânico montou o câmbio, regulou o trambulador certinho, mas estou com problemas de engate agora, sendo que troquei a embreagem a menos de um ano e está em plenas condições de uso.

A primeira ficou dura e as vezes não entra a não ser forçando;
A segunda entra, mas bate em algo metálico na carcaça do carro, caracterizando um TEC de vez em quando.
As demais estão normais, exceto a ré que de vez em quando, arranha.

Já briguei duas vezes com o mecânico, mas estou com fé que seja algo simples, como algumas borrachas ou coxim cansado....

Será?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Sousa, vc tá tentou regular o cabo de acionamento da embreagem? A alavanca do cambio está com um pouco de folga?

Não entendi quais buchas que poderiam estar gastas que vc citou, buchas da onde?

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem
coelho
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Domingo 18 2004f Julho 2004 02:31:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por coelho »

olha só gente eu naum intendo nada de mecanica mais de uma olhada onde vai a lavanca tira a coifa e olhe se aqueles encaixes de plastico estão gastos pos eu axo ke ali tem alguma relação uma vez meu colega deixou cair uma moeda la e as marchar naum entravam direito ficava escapando quando o mecanico tirou a coifa viu a moedinha la, axo ke se tiver gastos os encaixes deve apresentar esse problemas...

eu naum sei de nada é só uma opinião blz, abraços.
NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...
Ricardo Petrone
:: Classic ::
Mensagens: 1443
Registrado em: Sexta-feira 24 2006f Novembro 2006 12:35:21 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Petrone »

Dudu, no meu caso tive que trocar o coxim...

Agora, reapondendo a pergunta do colega de cima, dos 3 corsas que tive, em nenhum (absolutamente em nenhum), vc conseguiria engatar a primeira com ele andando... mesmo a 5km/h.. isso acontece propositalmente, por questão de segunrança.

[]'s
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”