FAQ - DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE SUSPENSÃO

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

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Speed Boy
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FAQ - DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE SUSPENSÃO

Mensagempor Speed Boy » Segunda-feira 24th 2008f Março 2008 03:26:08 PM

Prezados amigos.

Estou colocando este tópico aqui para colocarmos as dúvidas mais frequentes em relação a suspesão em nossos Corsas. Este tópico será atualizado constatemente conforme as dúvidas forem filtradas.

1 - A MOLA DO CORSA HATCH SERVE NO CORSA SEDAN E VICE - VERSA ?

R - As molas do Corsa são sempre iguais quando a motorização e opcionais são iguais. Por exemplo. Você pode usar as molas do Corsa Sedan 1.0 no Corsa Hatch 1.0 desde que ele seja um modelo básico. Quando você vai comprar as molas em uma loja especializada eles perguntam se é para o carro com Ar Condicionado ou não. Mas a diferença entre elas é muito pequena, então se for comprar usada não se apegue a este pequeno detalhe. Quando você for usar molas para rebaixar o carro é melhor usar as molas do modelo mais forte da linha. É melhor cortar as molas de um Corsa 1.6 ou 1.8 no caso do Corsa C, do que cortar as molas de um corsa 1.0

2 - QUAL A MELHOR MANEIRA DE REBAIXAR MEU CORSA ? CORTAS AS MOLAS, SUSPENSÃO DE TORRE FIXA, SUSPENSÃO A AR, OU SUSPENSÃO DE ROSCA? MOLAS ESPORTIVAS ?

R - - A melhor maneira para rebaixar o seu carro é aquela que agride menos o seu monobloco e mantem menos alterado o conjunto de suspensão - direção. Do melhor para o pior irei citar os tipos de suspensão

1 - Molas esportivas. As marcas que considero melhor são as Cangoorun e a Eibach. A Cangoorun são mais baratas que as Eibach e são mais macias. AS Eibach são bem mais esportivas do que as Cangoorun e muita gente não gosta delas. Porque elas são mais recomendadas ? Porque as fabricas fazem estudos para a produção deste tipo de mola, geralmente respeitando o projeto original. Desvantagens - Pode não alcançar a altura desejada.
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2 - Torre Fixa ou telescópio deslocado - É um tipo de suspensão que é retrabalhado todo o conjunto do amortecedor fazendo com que ele trabalhe com um curso menor e continue com uma absorção a impactos precisa. Geralmente o preparador desloca o prato da mola para uma posição mais inferior, altera a pressão do amortecedor e usa batentes menores para poder o carro não ficar "cepando". Considero este tipo de suspensão perfeito quando bem feito pelo preparador, pois você pode escolher a sua altura, a sua calibragem, e o carro não fica cepando de maneira nenhuma. A desvantagem fica no rodar mais duro quando se escolhe uma calibragem mais rigida, e a manutenção bem mais frequente do que de um amortecedor original.
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3 - Suspensão a AR - Muito indicada para quem gosta de parar o carro e deixa-lo em exposição, chamando atenção dos curiosos. Tambem é util para pessoas que não ligam em ter um carro baixo que não da para andar baixo. É bom para quem mora em locais aonde tem muitos quebra - molas, valetas, entradas de garagem altas, e demais obstáculos. Desvantagens - Não da para rodar com a altura máxima nem na altura mínima. A estabilidade do carro fica alterada, a frenagem tambem fica estranha. A manutenção é constante e onerosa. Risco de escapar mangueiras em estradas e o carro ficar torto. Custo elevado para aquisição
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4 - Suspensão de Rosca - Moda durante algum tempo, a suspensão de rosca foi tida como a salvação para as apreensões indevidas aplicadas pela policia. A suspensão de rosca tem a vantagem de poder ser levantada ou abaixada sem desmontar o conjunto de suspensão. Geralmente requer apenas um macaco, uma chave fornecida pelo preparador e força de vontade, pois é uma operação chata no caso do Corsa que tem que entrar embaixo do carro para rosquear a suspensão traseira. Diversos usuários e amigos reclamam deste tipo de suspensão. Ela depende muito do jeito que o preparador a fez. Geralmente é dificil alguem encontrar a calibragem ideal. O carro tende a ficar muito mole baixo ou muito duro alto. Procurem sempre comprar de uma marca conhecida como Tebão, Noopcar ou Fenix. A fenix tem um modelo mais caro que é muito bom, pois ele permite ser regulado tanto em altura quanto em pressão, e este realmente pode ser chamado de amortecedor regulável.
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5 - Corte de molas - Método não recomendado. Se você fizer isto no seu carro, ele pode até ficar mais bonito, mas vai ficar pulando, vai estragar todo o conjunto de suspensão e em pouco tempo você vai gastar mais dinheiro no carro do que se comprasse um kit de suspensão apropriado.


3 - REBAIXAR O CARRO SEMPRE VAI ESTRAGAR O CARRO ?

R - Ainda não inventaram uma maneira de se rebaixar o carro sem prejudicar o conjuto original. O tipo que menos agride o carro são as molas esportivas. A carroceria de um veículo é algo muito complexo, que sofre muitas torções e sofre diversas forças durante o seu movimento. Geralmente um veículo leva entre 2 e 3 anos para ser desenvolvido, e a parte mais demorada é a suspensão. Encontrar um ajuste perfeito que alinhe conforto e estabilidade é uma equação muito complexa. Portanto quando for rebaixar o seu carro, use o bom senso, e nem sempre confie no que o mecãnico esta falando. Lembre-se que um engenheiro estudou pelo menos 5 anos para fazer aquela suspensão.

4 - PRECISO ALINHAR MEU CARRO SEMPRE QUE LEVANTO E ABAIXO A SUSPENSÃO DE ROSCA?


Procure alinhar seu carro com a rosca pela metade. Quando você levantar ou abaixar seu carro a diferença vai ser mínima. Com o tempo, este movimento de sobe e desce vai desalinhar o carro.



È isso ai pessoal, mais tarde adicionarei novas perguntas frequentes aqui. Quem tiver dúvida pode mandar que a gente vai respondendo aqui neste tópico. Vamos concentrar tudo aqui pois muitas pessoas tem a mesma dúvida e nem sempre utilizam a ferramenta de busca.


abraços
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Mensagempor Chaka » Terça-feira 25th 2008f Março 2008 08:10:55 AM

BELISSIMO Tópico!!!

SpeedBoy, se me permite, pra quem tiver procurando informações sobre o funcionamento das molas esportivas no corsa novo, assim como: Altura que fica, fotos, defeitos encontrados, casos de sucesso, etc, segue um topico relacionado:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32259

Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

Abração!
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Mensagempor Speed Boy » Terça-feira 25th 2008f Março 2008 09:00:28 PM

Grande Chaka !

Obrigado irmão! acabei de fixar o tópico citado.

Grande Abraço!
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Mensagempor Pitbull » Sexta-feira 18th 2008f Abril 2008 03:29:25 PM

Belo topico Speed.
Muito interessante e imparcial..
ABrss!!!
Eu tenho um Corsa prata, e vc ta de gol, sua potencia é muito fraca, então se liga no meu show...

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Mensagempor brunoaguiar » Sexta-feira 25th 2008f Abril 2008 07:27:19 PM

Excelente tópico!
Muito informativo.

Tenho uma dúvida:
Na suspensão preparada fixa, como fica a mola? É original, cortada, encolhida? Ela é menor ou do mesmo tamanho da original? Em geral quantas voltas tem?

Se alguém puder responder eu agradeço!!!

Abraços!

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Mensagempor Pedro_Henrique » Sexta-feira 25th 2008f Abril 2008 07:46:43 PM

Excelente ideia Neto...

Criar um topico expecifico do assunto,com CONTEUDO informativo...

Por isso o Corsa Clube é o que é hoje..

Parabens pela ideia e força de vontade de fazer um topico desses..

Abraço..
Corsa...

Mais que um carro...

Uma Paixão...

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Mensagempor Speed Boy » Sábado 26th 2008f Abril 2008 05:05:47 PM

Grande Bruno !

Rapaz, na suspensão fixa, geralmente usam mola cortadas ou encolhidas.

Como é um tipo de suspensão personalizada, a quantidade de voltas depende da altura desejada.

Aqui em salvador você leva na loja de suspensão e o cara faz a torre para você. O carro fica parado lá o dia todo. No caso de comprar pela internet fique atento a algumas coisas. Tem gente que vende amortecedor fixo como torre retralbalhada, mas as vezes é apenas um amortecedor que foi calibrado com mais oleo, causado estouro prematuro e super aquecimento do conjunto.

Grande abraço!
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Mensagempor brunoaguiar » Segunda-feira 28th 2008f Abril 2008 01:16:06 PM

Obrigado pela resposta Speed!

Abraço!

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Mensagempor Raphael Wagon » Quarta-feira 30th 2008f Abril 2008 05:15:39 PM

Opa, tenho a mesma dúvida que ele, só que em relação a susp de rosca.

Uso a susp de rosca da tebão mas queria que ela baixasse mais, a frente ainda tem mta rosca pra baixar, mas a traseira já está no talo e naum desce mais, dái queria saber se eles tb usaum as molas cortadas, pq tava pensando em cortar um pouco a traseira.
Será que fica bom?

Abrçao

Adriano Ricardo Susin
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Mensagempor Adriano Ricardo Susin » Sábado 17th 2008f Maio 2008 06:45:42 PM

gostaria de saber quantos centimeros preciso cortar da mola para que o pneu fique cerca de dois dedos do para-lama (dianteira, rodas 15,pneu 195/50) :?:
fui...


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