[Diferenças] Suspensão Corsa C [1.0 / 1.4 / 1.8]

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
casão
:: Piquet ::
Mensagens: 288
Registrado em: Quarta-feira 31 2007f Outubro 2007 10:55:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por casão »

Sim, um vizinho meu tem molas do Astra numa Montana...

Abs,


Marcus
Não compre nada roubado ou sem procedência... O próximo pode ser vc...

É com esse que eu vou lá!
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=35329
Chaka
:: Sport ::
Mensagens: 1057
Registrado em: Sábado 28 2005f Maio 2005 05:03:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Chaka »

Belissimo aprofundamento hein Valtao?? O legal é isso! entender como as coisas funcionam!! No curso de Engenharia os professores sempre usam as molas do carro pra dar o exemplo desta formula e eu tava matutando o que seria este efeito progressivo das cangoo... Agora q o Caio falou da constante q nao eh mais constante me deixou mais encafifado pra tentar descobrir hehe

Caiao... quanto a conforto com estas molas caiu muito poko... a variação foi minima e perceptivel em terrenos irregulares, quanto a estabilidade ficou melhor principalmente em curvas, mas nada comparado com uma suspensao com amortecedores e molas preparados, mas digo que o efeito que deu no carro foi muito legal, pois deixou ele mais "na mao" e com um visual levemente mais esportivo.

Não sei como ficam estes fatores nas molas esportivas apropriadas, (cangoorun, red coil, eibach) deve ficar melhor, queria até fazer um comparativo algum dia destes :D pq confesso que mesmo já com o carro baixo ainda tenho vontade de colocar umas cangoo pra ver se fica ainda melhor, mesmo o resultado destas molas que eu coloquei sendo maior até do que eu esperava.

Abracao manus!
Rafael (Pombo)
EX-New Corsa Hatch Sport Flexpower!
Agora rodando de Civic Coupe!
Imagem
Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Vou dar minha "penada" da área técnica tambem hehehe, vamos lá:

PRIMEIRO PONTO
k é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, ná prática traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza. Podemos pensar então que, quando cortam-se elos, tem-se uma redução do X, daí teoricamente aumenta-se o valor de K e diminui-se o valor da força restauradora "MOLAS MUITO MAIS DURAS COM TENDÊNCIA A CANSAR E DANDO FIM DE CURSO POR TUDO". A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico na lei de Hooke apenas até um determinado valor de força, após este valor, a relação de proporcionalidade deixa de ser definida (embora o corpo volte ao seu comprimento inicial após remoção da respectiva força). Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde a sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico), chegando à quebrar o material.

SEGUNDO PONTO
O ângulo imaginário obtido entre o elo e um plano horizontal, quando seccionamos uma mola num plano longitudinal, a depender da posição do elo varia (os elos da base tem menores angulos, já os intermediários têm maiores ângulos), assim variando esses angulos altera-se o número de espiras para o mesmo comprimento de mola em repouso.
A constante elástica depende do material de que a mola é feita e das suas características geométricas.
Portanto, ao alterarmos o numero de elos (espiras) e ou aquecermos (alteração de propriedades físicas e mecânicas), alteramos o K e fazemos com que uma mola originalmente eficiente seja transformada em algo sem previsão de melhora.
O K é função de: número de espiras da mola, diâmetro do fio de que é feita a mola e D o diâmetro interno médio da mola.

MOLAS ESPORTIVAS
Trabalham mais de um rate, ou seja, conseguem dois ou mais valores de K a depender do nível de solicitação do esforço.

Qualquer coisa aí corrijam aí hehehe
Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

EXPLICAÇÃO COMPLETA!!! hehee muito boa Claudião!!

Molas esportivas já!!! hehehehe
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!
Chaka
:: Sport ::
Mensagens: 1057
Registrado em: Sábado 28 2005f Maio 2005 05:03:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Chaka »

Belissima explicação!!!

Acho que isso vai matar muitas enquetes do tipo: "Mola cortada, etc x Esportiva".

Afinal... não é a toa que existem molas próprias pra isto, senao as lojas de mola esportiva ao envez de fabricar molas iam fabricar serras tico tico pra galera cortar suas proprias molas.

imagino até o comercial:

Tico Tico "CANGURU", gratis um how-to de como fazer seu carro pular!

heheh brincadeiras a parte.... mas... PARABENS pela explicação Claudiao!

Agora só pra ver se eu entendi... a mola esportiva possui diferentes "K`s" de acordo com o "pedaço" em analise da mola neh?

por exemplo... por isto a mola tem uma parte do arame (inicial) com o arame mais fino e mais proximo um do outro e no meio mais grosso e com mais distancia entre os elos

Abracao!
Rafael (Pombo)
EX-New Corsa Hatch Sport Flexpower!
Agora rodando de Civic Coupe!
Imagem
Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Agora só pra ver se eu entendi... a mola esportiva possui diferentes "K`s" de acordo com o "pedaço" em analise da mola neh?
EXATAMENTE

(k) e o módulo de rigidez do material (r) pode ser expressa por:

K= (A*d^4)/(8*N*D^3)

onde:
-n é o número de espiras da mola
-d o diâmetro do fio de que é feita a mola
-D o diâmetro interno médio da mola
-A é o módulo de rigidez do material

por exemplo... por isto a mola tem uma parte do arame (inicial) com o arame mais fino e mais proximo um do outro e no meio mais grosso e com mais distancia entre os elos

CORRETÍSSIMO, E ISSO É BEM MAIS EVIDENTE NAS ESPORTIVAS.

8) :lol:
Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Chaka,
Cláudio escreveu:MOLAS ESPORTIVAS
Trabalham mais de um rate, ou seja, conseguem dois ou mais valores de K a depender do nível de solicitação do esforço.
A forma de construção da mola define uma constante K e na mola esportiva de acordo com a solicitaçào de esforços (força que o carro aplica na mola, numa curva por exemplo) esse K pode duplicar ou aumentar mais... assim o carro fica mais estavel, entendes??

E ae vc prefere CANGOO RUN ou KANGURU??? hehhehe
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!
Speed Boy
:: GSI ::
Mensagens: 2344
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 08:24:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

Meus parabens a esta e outras explicações neste tópico !

Gosto quando a conversa fica com o nivel assim, aprendemos muito!

Grande abraço!!
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Galera será que umas 16" com pneus 205/45-16 remold pegam?
E se a roda for do Corsa SS com pneus 205/45-16 meia vida?
rodrigo_brancaglion
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Março 2007 09:05:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rodrigo_brancaglion »

Cláudio escreveu:Galera será que umas 16" com pneus 205/45-16 remold pegam?
E se a roda for do Corsa SS com pneus 205/45-16 meia vida?
Pelo que sei, não é muito recomentado utilizar as 205/45 se vc for de suspensão fixa. Pois quando fui trocar as minhas por as 16'' SS o tecnico da Pirelli me disse que não iria pegar/raspar e coisa e tal, mais não era recomentavel para se ter a mesma durabilidade dos outros componentes originais do carro.
Mesmo muuuuita gente tendo esta configuração de pneus e roda, etc, etc...

[]'s

Abraços
Imagem
"McLaren - SC" - Project :: [¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦] 100% done
>> F_O_T_O_S
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”