Luz de anomalia NÃO acende...

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Luz de anomalia NÃO acende...

Mensagem por lucp_cwb »

Olá!

Há 2 semanas troquei meu corsa b, GL, por um corsa C sedan 1.8.
Pois bem... já no primeiro dia, notei que a luz de injeção não acende no painel quando se da a partida. Parece que a lâmpada/led está queimado.

Hoje, fui numa loja de velocímetros... o Mecanico disse que nunca viu um led do painel do novo corsa queimar... disse que podia tirar o painel e testar. Se tivesse queimado, ele trocava, mas não garantia. Só que por esse trampo, o cara me pediu 300,00! Tipo, blz que é o trampo do cara e tal... mas fiquei meio cabreiro de pagar sem ter a garantia de que ia funcionar.

Aí a dúvida: existe alguma maneira de testar esse led sem ser dessa forma, pra ver se realmente está queimado, ou se o problema vem da injeção mesmo?
O cara disse que provavelmente, o defeito vinha do módulo... mas não tinha certeza.

Sei que via scanner da pra testar todas as lâmpadas do painel. Já testei no meu e nem assim acende.

Se alguém puder dar uma luz, agradeço! (sim, o trocadilho foi proposital...)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Realmente se for LED, é difícil de queimar...mas a mão de obra tá cara pkt...pode até ser mau contato no conector do painel ou da ECU...só testando.
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por lucp_cwb »

Valeu Bange!

Mas como testo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem que ter no mínimo uma caneta de teste ou multímetro...retirar o painel e ver se é lâmpada ou LED...com a caneta ou multímetro em VDC, ver se chega alimentação para que ela(e) acenda...se chegar tá queimado...se não chegar, seguir a trilha do impresso do painel até o conector...testar no fio que chega...se não chegar, ver a cor do fio e ir pro conector da ECU e identificar o mesmo fio/cor...se no conector da ECU tiver tensão, o fio está partido em algum ponto...se não tiver tensão, ou é a ECU ou tem algum curto neste fio e pra testar esta situação, fica mais fácil cortar o fio uns 10cm do conector da ECU e ver se a tensão aparece...se não aparecer é a ECU...se aparecer vc tem um curto no fio que está matando a alimentação (daí a lâmpada/LED não acende)...tem que percorrer o chicote e ir verificando algum esmagamento emenda mal feita, etc...

Segue um esquema básico...infelizmente não tenho os pinos dos conectores...facilitaria né...
Esquema ECU_painel.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por lucp_cwb »

Blz! Já deu um norte!
O painel é led... já sei disso pq vi um tutorial em que o cara desmonta um igual pra colocar led na iluminação... aí deu pra ver.

O problema é que o conector é fixo no carro, e o painel que encaixa nele, e não o contrário. Ou seja: se conectar, não vou ter como medir direto no led. Mas vou dar um jeito!

Valeu MUITO a ajuda!

[emoji1303]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O conector de fato é fixo, mas por grampo ou parafuso (não sei o seu caso), e pode ser retirado para facilitar o teste.
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por lucp_cwb »

Atualizando, e pedindo nova ajuda... hahahahah

Arrumei o painel... na verdade, não tinha nada de errado com o painel. O que achei foi uma fita isolante tampando as lâmpadas responsáveis pela injeção e airbag. Acreditem. Só que o problema é que meu carro não tem airbag, então, lógico, a injeção vai ficar procurando o acessório e com isso, vai acender a lâmpada e nunca mais vai apagar.
MAS perai... se meu carro não tem airbag, como pode a injeção "achar" que ele tem?
Conferi o número de série do módulo e bingo: estou usando um módulo de celta 1.0. Detalhe: meu carro é 1.8.

A agora? Trocar somente o módulo de injeção por um 1.8 sem airbag, resolve? Achei um módulo do 1.8 flex, e o meu é somente a gasolina... se eu colocar esse módulo, vai funcionar?

Ou ainda: existe como dizer pro meu módulo atual que meu carro não tem airbag pra ele para de dar o erro?

[emoji848]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por lucp_cwb »

Falei com 2 caras que mexem com injeção hoje... o primeiro disse que tenho que trocar tudo: módulo, imobilizador, modulo de conforto, painel e chaves. Senão não vai funcionar. O outro disse que não: que se eu trocar somente o módulo, vai funcionar. Não senti firmeza em nenhum dos 2... fiquei perdido.

Se alguém puder ajudar...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc comprou o carro a menos de 1 mês...volta lá e reclama...fora isto, vai gastar uma grana pra acertar tudo...este carro foi mexido.
lucp_cwb
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Novembro 2016 03:18:11 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por lucp_cwb »

Comprei, mas foi de particular.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”