[DÚVIDA] - Barulhos estranhos na transmissão e no câmbio

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
brunoquadrotti
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2017f Fevereiro 2017 10:27:28 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

[DÚVIDA] - Barulhos estranhos na transmissão e no câmbio

Mensagem por brunoquadrotti »

Olá pessoal, boa tarde!

Dei uma pesquisada pelos tópicos criados antes de criar este mas não achei nada sobre o problema que estou tendo. Desculpe se criei repetido.

Bom, tenho um Corsa Hatch 11/12 e o mesmo está apresentando dois barulhos bem estranhos vindos da transmissão e/ou do câmbio e acredito que ambos tenham alguma relação.

O primeiro, que é o mais preocupante para mim é que quando estou em marchas altas (quarta ou quinta) parece vir um barulho da transmissão parecido com um "chocalho". Dá a impressão que tem algo solto ou "folgado" nela. E esse barulho só aparece enquanto estou acelerando.

O segundo barulho é quando estou arrancando com o carro de neutro para 1ª marcha, ou na troca das outras. Quando começo a acelerar e soltar a embreagem ou nas trocas das marchas parece que começa a bater metal com metal, tipo uma trepidada dentro do câmbio ou da transmissão (não sei exatamente, tenho poucos conhecimentos sobre mecânica). Esse barulho só acontece quando a rotação está "baixa", conforme vou acelerando ele para.

Eu morava em São Paulo e tinha um mecânico de confiança, porém agora me mudei para Joinville e em 2 mecânicos diferentes que levei, cada um falou uma coisa, por isso fiquei um pouco cabreiro. Acredito que manutenção nesses componentes seja relativamente cara e não gostaria de mexer se não houver realmente a necessidade.

Alguém já teve algum desses problemas?

Muito obrigado desde já!
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

O que os mecânicos falaram?
brunoquadrotti
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2017f Fevereiro 2017 10:27:28 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por brunoquadrotti »

gtmski escreveu:O que os mecânicos falaram?
Opa, boa tarde.

Para o barulho na 4ª e 5ª marcha, ambos disseram que provavelmente são os rolamentos, mas que precisaria abrir para ver.

Sobre o outro barulho, um dos mecânicos me disse que existe várias possibilidades, como junta homocinética, coxim do câmbio, ou algo que está com falta de aperto, etc. Mas que para ter certeza precisaria desmontar e ver com calma. Me disse para fazer isso urgente pois poderia ser algo grave.

Já o outro mecânico me disse que o câmbio do corsa é barulhento mesmo e que pode ser "normal" esse barulho, o que achei estranho pois esse barulho não ocorria antes.

Obrigado!

Abs
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Olha, normal não é... e os diagnósticos dos dois mecânicos podem estar certos, fazem sentido, não falaram nada de absurdo.. melhor olhar com calma mesmo
rogerim18
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 15 2017f Abril 2017 05:39:34 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por rogerim18 »

O meu corsa está com problema parecido, quando ao "chocalho" na hora de acelerar, não é só o seu corsa, porém todos que já andei tem esse defeito, o barulho do engate da primeira e segunda marcha do meu carro ficou alto de um dia para o outro e não sei porque, quando ele está parado o engate da primeira até a quarta marcha é alta porém em movimento somente a primeira e a segunda é alta.

Pesquisei relatos de amigos, quase todos dizem que pode ser óleo da caixa de marcha baixo e possível vazamento, olhei embaixo do carro e tem um vazamento bem pequeno entre o motor e a caixa de marcha, deixei o carro na garagem para não criar mais estress das marchas e estarei levando ao mecânico para ver o que realmente é.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”