Estalo após troca de amortecedores e molas

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Estalo após troca de amortecedores e molas

Mensagem por coreyviana »

Boa noite a todos, espero que alguém possa opinar!

Tenho um Corsa wind/96 sem ar condicionado e ontem fui trocar os amortecedores dianteiros que estavam em garantia (cofap óleo), os mesmos estavam com pouca pressão, absorvendo pouco os impactos. Aproveitando a mão de obra e por conselho do mecânico, resolvi também trocar as molas dianteiras que estavam cansadas e deixando o carro baixo e que segundo ele, sendo trocadas, ajudariam tb no amortecimento. Começou ai o problema, peguei o carro achando a dianteira levemente mais alta que a traseira, fui fazer um teste e em qualquer buraco que passava se ouvia estalos vindo das rodas, principalmente ao subir morro íngreme, nessa situação estalava direto, mesmo sem pegar nenhuma lombada na subida. Voltei a oficina, e disseram que tinham colocado molas dianteira de corsa classic por engano (por isso altura elevada). Retiraram as molas, e colocaram segundo eles as molas apropriadas para corsa wind da marca Cofap, não acompanhei a troca pois estava no trabalho, sendo que realmente o carro ficou mais baixo e nivelado com a traseira. O fato é que mesmo com a troca das molas pelo modelo correto, ainda se escuta estalos na dianteira, porém somente nas subidas, bem menos frequente e somente quando se passa em lombadas em uma ladeira, mas ainda se escuta. O barulho é um TOC, TOC vindo aparentemente das duas rodas e acontece com mais frequencia com o carro vazio. O fato é que meu carro ficou quase uma semana na oficina, montaram e desmontaram tudo novamente, levaram em casa de alinhamento e foi passado que estava tudo normal com homocinética, pivô amortecedor e demais componentes da suspensão, tudo firme, inclusive foram colocadas mangueiras nas molas. Já não sabem mais o que fazer, e por conta própria levarei em outro mecânico repassando os custos de mão de obra para eles, sendo que meu carro não apresentava estes barulhos (TOC TOC) antes da troca dos amortecedores e molas, somente não absorvia bem os impactos. Poderia a instalação de molas inadequadas, ter danificado alguma peça do carro? Poderiam ter montado as molas ao contrário? Gostaria de opiniões, para que seja mais esclarecido com o próximo mecânico. Obrigado!
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

olha.... se é constante este toc toc, pode ter haver com homocinética mesmo... pois se fosse suspensão seriam irregulares. caso sejam irregulares, pode ser algum problema com o rolamento do amortecedor. Montado ao contrário ou o encaixe com a mola foi feito errado. É até comum alguns mexanicos montarem esta peça errada. o problema é que pode estragar a mesma, mesmo andando por pouco tempo, ai só novas.
Arker
:: Piquet ::
Mensagens: 365
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Outubro 2010 05:50:02 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Arker »

Farleytufao escreveu:olha.... se é constante este toc toc, pode ter haver com homocinética mesmo... pois se fosse suspensão seriam irregulares. caso sejam irregulares, pode ser algum problema com o rolamento do amortecedor. Montado ao contrário ou o encaixe com a mola foi feito errado. É até comum alguns mexanicos montarem esta peça errada. o problema é que pode estragar a mesma, mesmo andando por pouco tempo, ai só novas.
x2 Cara homocinética causa estalos tanto esterçando tudo para um lado ou ambos, também buchas da bandeja ou batente do amortecedor estourados... mas isso como dizem ter checado.. então veja nossa dica!
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por coreyviana »

Desculpem a demora em retornar! No meu caso, após realizar alinhamento o problema foi resolvido. Obrigado aos que responderam.
edferrer06
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 06 2017f Maio 2017 08:05:42 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por edferrer06 »

Boa noite amigos!
Tenho um problema parecido no meu econoflex 1.4 só que os estalos é na traseira, principalmente usando passo em valetas, quebra - molas, ou vias muito acidentadas. Pensei que esse problema poderia ser causado devido a torca dos amortecedores, no caso coloquei dois Cofap turbogás modelo GB47061. Percebi que esse modelo é um pouco mais curto que o original GM. Será esse o meu problema?

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

Tenho um classic 1.0 VHC, estou com este problema, troquei os amortecedores traseiros, os meus são originais da GM, somente do lado direito, e somente quando o carro tem peso no lado direito, meu carro tem GNV segundo o mecânico as molas estavam boas e não precisavam de troca, após a troca e os estalos, voltei ao mecânico, ele trocou as molas de lado o barulho diminui, ontem andei com 5 pessoas no carro e o barulho vou bem baixinho, segundo o mecânico a suspensão está ótimo não tem desgaste nenhum, mesmo assim ainda estou preucupado com o tal estalo, o que pode ser ? Troquei o kit junto com amortecedor também, todas as peças originais GM

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”