[DÚVIDA] - N!ao pega alinhamento, carro está puxando, instavel.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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rbatalha
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[DÚVIDA] - N!ao pega alinhamento, carro está puxando, instav

Mensagem por rbatalha »

Gente tenho um Corsa sedan Premium 2005 ( Cara de montana ), não tenho muita experiencia ainda com os periféricos que mantém o carro com o balanceamento e alinhamento estável, sei que troquei minha suspensão a um tempo, sei que ela ainda pode estar boa porém tenho minhas dúvidas. Enfim meu carro está comendo o pneu dianteiro esquerdo por fora, e ele ta puxando pra esquerda também, sinto que quando passo por buracos o carro meio que fica bamba vai sozinho pros lados, muito louco isso. a ultima vez que fui no mecanico ele arrancou um ferro que tava solto ligado a roda, ele chamou de balancim e disse que não dava muita treta ter aquilo pq ele só dava uma estabilidade no carro. Eu queria saber os componentes da suspenão dianteira que eu queria revisar em meu carro para ele parar com essas loucuras, não conheço muito bem, mas sei que tem o pivô (não sei para que serve) tem o tal do balancim ( tbm não sei ) e a propria suspensão amortecedores e molas. O que mais posso estar revisando pessoal? :( :( :( :( Quando chegar em casa eu tiro uma foto do estado do meu pneu esquerdo da frente.
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awaked
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Mensagem por awaked »

A peça removida é conhecida como bieleta. Realmente alguns modelos não tem, mas a suspensão é calibrada de forma diferente. Se seu carro usava, o correto é voltar a usar, o ruim é que marcas ruins dessa peça atrapalham mais do que ajudam.

Já sabe que é melhor procurar outra oficina.

Sobre gastar por fora... normalmente é porque o pneu está assim: /---\ olhando de cima. as rodas do carro rodando apontando pro meio da pista. Se gasta por dentro é porque as rodas estão tentando se distanciar quanto você roda, ou seja, assim: \---/. Atenção que estou falando de uma vista área do carro.

Tem que revisar. Pode ser até folga na caixa de direção isso aí. Pneus ruins também fazem isso, seja marca ruim, como pneus até de marca boa mas antigos, ressecados, deformados por algum motivo.
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Mensagem por jankefarias »

Ao meu ver comece revisando (trocando) o mecânico, fora tudo o que awaked falou.
rodrigo.nomolas
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Mensagem por rodrigo.nomolas »

A peça retirada ligava uma roda à outra??? não entendi direito... rs
Será q a peça retirada não foi a barra estabilizadora???
Rodrigo
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Mensagem por Bange »

SemControle, eu acho que a peça retirada é a barra estabilizadora...não conheço como bieleta...

Só pra complementar...

Existem 3 regulagens possíveis:

Alinhamento (visão de cima)
Correto |...| > rodas paralelas entre si
Erros |...\ ou |.../ ou /...| ou \...| ou /...\ ou \../ > rodas não paralelas entre si

Cambagem (visão frontal)
Correto |...| > rodas perfeitamente de pé (90° em relação ao solo)
Erros roda direita cambagem negativa |...\ ou cambagem positiva |.../
Erros roda esquerda cambagem negativa /...| ou cambagem positiva \...|
Erros de ambas com negativa /...\ ou ambas com positiva /...\

Cáster (visão lateral) > obs.: a medição é angular, mas aki mostro a roda em relação a caixa da roda.
Roda esquerda ou direita centrada corretamente [ O ]
Roda esquerda ou direita descentradas [O ] ou [ O]

Existem tolerâncias em todas as três possibilidades, sendo que alguns carros (maioria) não tem regulagem de cáster e/ou câmber...a correção é feita com macaco hidráulico, reposicionando o eixo para valores dentro da tolerância.

No seu caso a probabilidade maior é de erro de câmber positivo na roda esquerda.
Em alguns casos pode haver problema na trama de aço interna do peneu...para tirar a dúvida sobre peneu ou regulagem, troque o peneu esquerdo traseiro com o dianteiro...se continuar é muito provável ser regulagem mesmo.

Alerto que mecânico não é especialista em suspensão...vá numa loja especializada em suspensão, com equipamentos específicos para medição e regulagem...e nada de retirar peças...com raríssimas exceções, tudo foi projetado para um melhor conforto e segurança.
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

rbatalha escreveu:...a ultima vez que fui no mecanico ele arrancou um ferro que tava solto ligado a roda, ele chamou de balancim e disse que não dava muita treta ter aquilo pq ele só dava uma estabilidade no carro....

Complicado hein...

Só dá uma estabilidade... quem precisa disto realmente, não é!?

Pode até ser que a coisa não é tão influente assim, mas prefiro partir do princípio que se estava lá, estava para cumprir uma determinada função...

Se tenho uma perna com problema por causa de um dedo mindinho do pé, o certo é resolver o problema do dedo mindinho e não arrancar ele fora porque "não dava muita treta treta" ficar sem dedo mindinho no pé....

Eu não deixava tirar não.

No seu caso, talvez fosse interessante uma segunda opinião de outro profissional talvez menos incisivo....
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Mensagem por SemControle »

cheguei....
eu suponho q seja a barra estabilizadora tmb, so vendo mesmo.....
mas vamos pensar, vc usa muito o porta luvas? ah eu vou retirar do seu carro e deixar o buraco, vc não usa muito.....freio de mao tmb, não usa muito, vc pode parar com o carro sempre engatado q não da treta nenhuma tmb.....vc anda sozinho? pra q bancos extras, vamos tirar.....
e ai, gostou do seu carro faltando os pedaços? deu alguma treta?
faca como já foi sugerido, procure um mecânico....

não me recordo se era no stilo q teve uma leva q quebrava a barra do nada....
de qq forma, compromete o funcionamento do carro, toda e qq alteração/desgaste vai causar impactos no carro e na condução....
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Mensagem por awaked »

Eu chutei bieleta pois alguns Corsas usavam... e pela frase:
ele arrancou um ferro que tava solto ligado a roda, ele chamou de balancim
Começa com "B", hehehe de "B"ieleta, li como uma pequena troca com "B"alancin, talvez erro de escrita do criador do tópico. E bieleta solta parece ferro solto, barra estabilizadora solta? Mesmo sem as buchas ela fica presa. E a bieleta é presa no amortecedor e na barra estabilizadora. Tirando a barra ele teria que tirar a bieleta também. Absurdo se fez isso!

Se o mecânico tirou a barra estabilizadora é bem mais grave. Um atentado praticamente. Apesar do descrito me recusei a pensar que faria tamanho absurdo.

Mas enfim, só justificando meu chute. :D :D :D
Nem sei se o modelo dele usa isso.
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Mensagem por rbatalha »

hahaha verdade pessoal! Obrigado pelas respostas. Na verdade é acho que pode ser o tal da barra estabilizadora que falaram pq ele me falou algo do tipo quando arrancou haha ( é um ferro que vem da direção do motor e encaixa em um parafuso ou pino por trás da roda, alguma coisa do tipo. ele tem um circulo na ponta tipo assim ====O eu me confundi ao mencionar o nome do negócio. Ela ficava ligada a roda por trás, mas estava solta, quando eu fazia a curva ela batia no cubo da roda e fazia um som de uma porrada de ferro. ai ele arrancou oh! Eu sei que é grave e que eu preciso ver urgente mas precisava de ajuda de vocês antes de fazer algo. eu vou ter que comprar as peças aos poucos porque o orçamento ta apertado, e vou ver se deixo ele parado para não piorar.
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Mensagem por rbatalha »

rbatalha escreveu:Gente tenho um Corsa sedan Premium 2005 ( Cara de montana ), não tenho muita experiencia ainda com os periféricos que mantém o carro com o balanceamento e alinhamento estável, sei que troquei minha suspensão a um tempo, sei que ela ainda pode estar boa porém tenho minhas dúvidas. Enfim meu carro está comendo o pneu dianteiro esquerdo por fora, e ele ta puxando pra esquerda também, sinto que quando passo por buracos o carro meio que fica bamba vai sozinho pros lados, muito louco isso. a ultima vez que fui no mecanico ele arrancou um ferro que tava solto ligado a roda, ele chamou de balancim e disse que não dava muita treta ter aquilo pq ele só dava uma estabilidade no carro. Eu queria saber os componentes da suspenão dianteira que eu queria revisar em meu carro para ele parar com essas loucuras, não conheço muito bem, mas sei que tem o pivô (não sei para que serve) tem o tal do balancim ( tbm não sei ) e a propria suspensão amortecedores e molas. O que mais posso estar revisando pessoal? :( :( :( :( Quando chegar em casa eu tiro uma foto do estado do meu pneu esquerdo da frente.
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