Olá a todos do corsa club, Estou passando por um problema com meu carro que acredito que não seja de difícil solução, o problema começou deste modo:
Fiz uma viagem há mais ou menos um mês atrás e quando estava voltando (já fazia uns 10 min) o carro apagou do nada, encostei o carro para ver o que era, mexi nos cabos das velas para ver se estavam bem conectados, liguei e e pegou normal, continuei prosseguindo sem nenhum problema novamente.
Há 3 dias após ter já andado com o carro sem nenhum problema eu vinha pela rodovia a 100 km/h e o carro apagou! encostei, verifiquei os cabos, dei partida e continuei, andei um quilometro e o carro apagou e não pegou mais.
Fiz o guincho até em casa e fui verificar diretamente no distribuidor pois gasolina estava vindo no bico de injeção (Corsa 94 - EFI 1.0), no cabo central da bobina para o distribuidor não estava vindo corrente, testei a bobina e não consegui achar resistência na bobina secundária, pronto eu acreditava ter achado o defeito e outra coisa era o cabo central também não estava dando contato,.
Comprei outra bobina e coloquei outro cabo! Bingo, o carro não funcionou , como eu tenho poucos recursos mas um conhecimento muito básico em elétrica (o suficiente para não ferrar com a centralina) verifiquei se estava vindo corrente do módulo de ignição para a bobina, neste caso coloquei uma lâmpada para testar e ao ligar o contato na chave a lâmpada ficava acesa direto, quando o motor girava a lâmpada variava um pouco mas não chegava apagar!
Isso seria defeito no sensor hall ou módulo de ignição? se alguém puder me ajudar ou comentar se fiz algo de errado ficarei grato, eu quero tentar até onde posso! =D
[DÚVIDA] - Sensor Hall ou Módulo de ignição?
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se é como imagino q tenha ligado a lampada, se pensar em 1000rpms, da muita piscada pra vc notar qq coisa
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Quando eu liguei o contato sem dar partida a lâmpada ficou acesa direto, isso é normal? não deveria acender uma vez só e apagar sem o motor estar girando? eu ainda não consegui achar o aterramento do módulo de ignição e do sensor hall pra ver se está mal aterrado.
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sensor hall nao tem aterramento, trabalha por inducao....
bobina ao contratio do q muitos imaginam, chaveia o negativo e nao positivo....
se vai ter alta tensao na saida, nao vai ter ferramenta pra testar....
é o q sempre falo, se vc nao sabe nem o q ta procurando, paga pra quem entende...fica mais barato q se matar sem melhorar nada, com enorme chance de piorar
ja vi carro nao ligar por problema até de desgaste em tampa do distribuidor....
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Levei em meu carro hoje em um auto elétrico, antes de ir para oficina eu reparei que a bobina estava esquentando um pouco, o eletricista disse que o módulo de ignição estava em curto, neste caso era o módulo que estava esquentando e deixando a bobina ligada direto, comprei outro módulo de ignição e mesmo assim o carro não funcionou!
O carro ficou na oficina, o eletricista vai avaliar o chicote para ver se não está interrompendo os sinais que vem da centralina.
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um bom sinal q nao era o modulo de ignicao hahahahaah
se contuinua assim ta perdido na mao desse trocador de pecas ai....
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é...pode até ser trocador, mas o módulo de ignição tem que trabalhar frio, ele não deve esquentar e o módulo que tinha estava esquentando!
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qq eletronico tem um aquecimento devido ao trabalho, é até um motivo de ser fixado em geral na lataria do carro, q serve como um dissipador....
mas aquecer em demasia é problema mesmo
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...é, se eu estivesse andando por muito tempo até seria normal esquentar mas esquentava muito só com a ignição ligada no mínimo 1 minuto! Minha dúvida seria no sensor hall, se ele não enviar sinais para a centralina pode a centralina mandar corrente para a ignição? quando fiz o teste de código lampejante o teste não apontou defeito nenhum...e isso que me deixa intrigado pois a bobina e o módulo estavam queimados, na pior das hipóteses seria a queima da centralina!
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é o q canso de dizer aki, de q adianta um scaner na mao de um mexanico q nao sabe usar? é a mesma coisa de ficar fazendo o teste, somente indica erros gravados na memoria do modulo, se a luz da injecao nao ta indicando algum erro, é besteira fazer teste
ja um mecanico q quer resolver mesmo o problema, sem scaner ele se vira pra testar sensores e identificar o problema, mas vai da vontade e conhecimentos q ele ja tem.....
pode ser um simples sensor, pode nao ser nada na injecao, tem q ter o conhecimento pra ir eliminando as possiveis causas do problema.....
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