[Dúvida] - Transformar Corsa EFI em MPFI. Vale a pena?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
trajanowilliam
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 13 2016f Junho 2016 11:31:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Re: [Dúvida] - Transformar Corsa EFI em MPFI. Vale a pena?

Mensagem por trajanowilliam »

Boa noite,

apareceu pra mim uma IE MPFI completa com chicote, módulo, TBI, bicos e tudo q tem direito, meu carro é um corsa 1.0 EFI, no começo desse tópico citaram que o cabeçote é diferente? isso procede? ou é tudo igual, e para transformar o corsa do EFI para o MPFI é só instalar e pronto.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

trajanowilliam escreveu:Boa noite,

apareceu pra mim uma IE MPFI completa com chicote, módulo, TBI, bicos e tudo q tem direito, meu carro é um corsa 1.0 EFI, no começo desse tópico citaram que o cabeçote é diferente? isso procede? ou é tudo igual, e para transformar o corsa do EFI para o MPFI é só instalar e pronto.
então, tudo isso foi falado ao longo do tópico.......
não é so instalar, pq tem coisas diferentes além de apenas injeção......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
trajanowilliam
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 13 2016f Junho 2016 11:31:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por trajanowilliam »

ontem acabei de ver o EFI usa distribuidor e o MPFI usa uma bobina direta que vai no lugar do distribuidor do EFI.
Agora estou pensando, em usar a IE programável Pandoo, pois ela controla distribuidor, roda fonica.
Outra coisa vou me informar melhor sobre transformar 1.0 no 1.4, já que tenho q fazer o motor dele... que está começando a fumar.
trajanowilliam
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 13 2016f Junho 2016 11:31:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por trajanowilliam »

To com um coletor completo aqui MPFI, minha dúvida é se o coletor se encaixa no cabeçote.
quanto a IE, se o coletor se encaixar, ai vou usar Pandoo.
se caso alguém souber dessa informação, me ajude.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nada do q vc quer é simples assim.....
e se simplesmente virar pra 1.4 precisa adequar sua injeção tmb.....mudando ou não pra multiponto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
thiagofellipe26
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 15 2016f Março 2016 03:41:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por thiagofellipe26 »

Tenho um corsa 1.4 EFI, Estou com projeto para colocar o coletor do MPFI 4 bicos, e Injeção FuelTech.
Já tenho o coletor de admissão 4 bicos, com TBI e sensores.
No início fiquei na dúvida se serviria no mesmo cabeçote, então pesquisei em retíficas, desmanches, onde vi cabeçote do EFI e MPFI. O que difere? os dutos no cabeçote e coletor de admissão EFI são "mais quadrados" e nos MPFI "arredondados", porém vi alguns EFI com os dutos arredondados como nos MPFI, isso no desmanche, por isso procurei opinião e experiência de algumas retíficas, onde conversamos que em teoria, não altera o funcionamento por conta do formato do duto, podendo ser retrabalhado na retífica caso queira.
As juntas Sabó, dos corsas, são as mesmas pra EFI e MPFI exceto a do coletor de admissão que difere.
Veja: Imagem
Coletor EFI 1.4 :
Imagem

Coletor MPFI 4 Bicos 1.6
Imagem

Teoricamente, basta utilizar a junta correta de cada coletor, mudando apenas o coletor de Monoponto (1 bico) para Multiponto (4 bicos).

Como disse, no meu caso ainda é um projeto. Se for fazer, quando fizer, será com um amigo que é preparador.
Atual: Corsa Wagon 98/99 GLS 1.6 16v
Anterior: Corsa Hatch 1994 GL 1.4 8v
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alterei, financeiramente por peças todas originais já não compensa, pior ainda partindo pra preparação, q além de $$$$$ nenhum mecânico põe a mão mais....

formatos tem relação com volume e vazão, não apenas por ser mais bonitinho ou não, e ai começa a engenharia a piorar, pq além de toda a mudança, terá peças já não do carro, q ainda sofreram modificações "caseiras"

pega o cabeçote completo com os coletores, no restante, reza pra todos os sensores originais serem pelo menos compatível c a injeção q pretende por
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Joãojulia
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 27 2017f Novembro 2017 09:15:39 PM
Localização: Itaquaquecetuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por Joãojulia »

O meu caso eu queria colocar tudo do Mpfi 1.0 no bloco do meu 1.4 efi ,serve todas as peças ? Tenho dois Corsa 1 Mpfi 1.0 1 bico e outro 1.4 efi 1 bico gl,queria fazer o transplante do 1.0 pro 1.4 da tudo certo ou tem que fazer mudanças ?
Avatar do usuário
ricardosantos1
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 29 2023f Setembro 2023 12:10:38 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ricardosantos1 »

E preciso trocar o cabeçote pelo econoflex ou ah algum coletor q serve no meu cabeçote original?
Seria uma opçao por o cabeçote com sistema de injeção do 1.0
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ricardosantos1 escreveu: Sexta-feira 29 2023f Setembro 2023 12:16:39 PM E preciso trocar o cabeçote pelo econoflex ou ah algum coletor q serve no meu cabeçote original?
Seria uma opçao por o cabeçote com sistema de injeção do 1.0
nesse tópico q fundi tem bastante comentários, e tem ate mais tópicos perdidos sobre
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”