Duvida: Corpo da Borboleta

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Duvida: Corpo da Borboleta

Mensagem por leonardo »

Pessoal, outro dia quando estava limpando o motor eu tirei a caixa do filtro box de ar e dei uma espiada no corpo da borboleta, estava todo sujo com residuos de oleo que vem da tampa do comando do valvulas.....Depois de uns meses agora com calma resolvi desmontar pois tb estava reparando que a rotação ficava um pouco acelerada quando eu soltava o acelerador, depois voltava ao normal....
Bom, a desmontagem foi simples e rápida, com uma chave 10mm L soltei os 4 parafusos, tirei os plugs dos sensores e a mangueira do filtro de ar e boa....
Tentei soltar com querosene a sujeira mas não consegui resultado bom, para minha sorte tinha comprar uma lata de Spray Car80 justamente para fazer uma limpeza pela TBI do coletor, mas acabou servindo muito bem para limpar o corpo, desmontei o atuador de marcha lenta, tirei a haste dele externa puxando e desrosqueando no final já que é uma rosca sem fim ali dentro do sensor, limpei tudo com Car80, bati um ar comprimido no interno e montei com vaselina conforme estava anteriormente.... Retirei tb o sensor de posição da borboleta, mas esse não tinha oque ser feito.... Bom, minha duvida é apenas a seguinte:

Quando estava limpando o Corpo da Borboleta encontrei uma galeria lá do corpo que não dava passagem, a principio achei que era uma retenção, mas depois vi que realmente estava entupida... Era a galeria onde a mangueira de menor diametro que vem da tampa do coletor entra, a saida dessa galeria no corpo da boboleta é pos borboleta, já bem na entrada do coletor.... O furo é internamente tem uma restrição com um furo bem pequeno.....Que para intupir é super fácil.... Ali naquele lado existe um "Vacuo" onde com o carro ligado essa galeria tem a função de succionar os vapores de oleo na mangueira menor.... E esta entupido....
Será esse o grande vilão do problema dos corsas sempre estarem com o corpo da borboleta sujo? Pois na teoria essa galeria iria puxar tudo por ali sem sujar o corpo, mas sim apenas o coletor..... E com a borboleta aberta a outra galeria da mangueira de maior diametro que vem da tampa do comando de valvula succiona, mas pelo diametro da mangueira ser maior somente é succionado o vapor......
É isso que eu comentei ou estou errado com o principio de funcionamento?
Para terminar algumas fotos do Corpo da borboleta limpo...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ariete

Mensagem por Ariete »

eu desmontei todos os parafusos e mangueira do corpo da borboleta do meu carro, e eu feliz por ter quase tirado, quanod eu puxo, nao consigo tirar o acelerador,

vc pode me explicar como eu tiro aquela mola do acelerador? do cabo.

abraço
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

pedropaulo escreveu:eu desmontei todos os parafusos e mangueira do corpo da borboleta do meu carro, e eu feliz por ter quase tirado, quanod eu puxo, nao consigo tirar o acelerador,

vc pode me explicar como eu tiro aquela mola do acelerador? do cabo.

abraço
Bom, isso com a borboleta no carro ainda certo?
Então, para vc soltar a ponta do cabo de aço da esfera vendo pelo externo existe um pino, para tirar vc tem que puxar ele de lateral e depois puxar para trás....
Existe uma mola para retorno rápido da borboleta, mas ela é fácil, basta tirar no lado que está no suporte preso no coletor.....
Leomaximus7
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 11 2017f Março 2017 10:24:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leomaximus7 »

Galera alguém sabe me dizer qual o diâmetro dos furos internos de passagem de ar da TBI? aqueles 2 furinhos que tem lá dentro........
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”