[DÚVIDA] - Mudar de EFI para MPFI

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
aztav220
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 16 2023f Março 2023 01:25:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - Mudar de EFI para MPFI

Mensagem por aztav220 »

Bom dia pessoal,

Sou novo aqui e peço desculpas se o tópico está no lugar errado.

Recentemente meu filho capotou o corsa dele Wind 96 MPFI 1.0 pelado, compramos entao outro corsa com o motor fundido mas esse é wind 95 MPI com limpador e desembaçador traseiros, ao desmontar todo o carro para limpeza pecebemos que os chicotes são diferentes (MPFI x MPI).

Pretendemos usar todo o chicote dianteiro (farois, sensores, injeção) do MPFI e o chicote traseiro ( limpador, desembaçador, conectores dos falantes e travas de porta ) do EFI.

Meu problema são as caixas X6 e X7 nos quais esses chicotes são conectados, notamos algumas diferenças entre elas e não encontramos os esquemas eletricos do EFI 95.

Alguem já fez algo parecido? é viavel, pode ser feito?

Pesquisei no propio forum e vi os esquemas postados mas nada que detalhe esses conectores.

Se alguem puder me ajudar agradeço.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Tudo mastigadinho como na Apostila de Elétrica, mas para os EFI, eu não tenho e também até hoje não encontrei... mas há os diagramas elétricos para o EFI 95 no meu Google Drive, na parte de Apostila de Elétrica / Material de Apoio. Conferi aqui por cima e há os conectores X6 e X7 lá, só que há que procurá-los pelos diagramas. Já para os MPFI 96-99, há uma tabela de conversão no final da Apostila.
Sobre se é viável, bem... inicialmente é, mas como nunca fiz creio que há possibilidade de encontrar alguns percalços pelo caminho
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

são muitas diferenças se pensar só na questão de chicote de motor/sensores
fazendo um resumo da opera, do jeito q vcs estão c dois carros q juntando não chega a dar 1
a primeira coisa q vcs precisam é ver qual carroceria vão usar e qual motor, pra providenciar a baixa do doador do motor pra poder acertar a documentação desse motor nessa carroceria.....
como vcs estão c os dois carros, da ate pra migrar o motor fazendo a conversao de EFi pra MPFi ou vice versa.....

mas tudo q forem fazer é preciso estudar e planejar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


aztav220
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 16 2023f Março 2023 01:25:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por aztav220 »

Valeu pela dica gtmski, dei uma olhada lá e só não entendi bem a tabela de conversão, mas estamos no caminho.

Sem controle, Logicamente queriamos outro carro igual mas foi o que deu pra comprar rs, Pegamos esse EFI pra ser o o carro principal todo o resto vai vir do MPFi (motor, cambio, ECU, chicotes) mas eu gostaria de manter o alarme original e as travas de portas ( e porta malas) bem como o limpador/ desembassador traseiro.

Quanto a legalização o processo já foi feito, falta apenas instalar o motor e injeção no EFI,

Abraços,


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

aztav220 escreveu: Segunda-feira 03 2023f Abril 2023 03:33:01 PM Valeu pela dica gtmski, dei uma olhada lá e só não entendi bem a tabela de conversão, mas estamos no caminho.
A intenção da tabela de conversão foi dar uma ajuda aos donos de Corsas que tem os conectores X6 e X7 no padrão anterior ao modelo 99, já que o foco da Apostila são os últimos modelos do MPFI, já com o conector "novo".
Então, por exemplo:

Imagem

A função do terminal 54 do conector X6 de um Corsa 98 é mesma do terminal A2 do X6 de um Corsa 2000
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


aztav220
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 16 2023f Março 2023 01:25:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por aztav220 »

Certo gtmski entendi agora, ele converte o antigo x6 e x7 para o novo modelo de conector,

Ontem dei uma olhada nos chicotes e anotei algumas diferenças, olhei o esquema elétrico e cheguei a conclusão que sim é possível.
A maioria das diferenças tem como base o posicionamento dos fusíveis e reles mas os fios estão todos lá, o negocio é pegar um multímetro e refazer o chicote, vai dar um pouco de trabalho mas nada que 1 ou 2 dias dedicados não resolvam.
O carro já está com o motor/cambio do MPFI bem como os chicotes da injeção e painel, preciso só montar o coletor com o tbi pra testar tudo.

Vou tentar documentar ao máximo para futuros malucos como eu.


Abraços


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

aztav220 escreveu: Terça-feira 04 2023f Abril 2023 04:58:06 PM Vou tentar documentar ao máximo para futuros malucos como eu.
Abraços
Faça isso sim, seria ótimo. Boa sorte com o projeto
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


aztav220
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quinta-feira 16 2023f Março 2023 01:25:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por aztav220 »

gtmski conclui o swap, foi bem mais facil do que eu imaginei (praticamente plug and play) eu desmontei o chicote do painel do MPFI e fui conferindo com o chicote do painel do EFI, a uunica diferença é por onde o chicote manda o sinal da linha 15 (pos chave) para o modulo de injeção.

no EFI vai pelo mesmo conector X5 de 9 pinos e no MPFI esse sinal sai junto com o chicote que liga o painel ao cofre do motor (debaixo do volante)
Feita essa ligação tudo funcionou perfeitamente.

Novamente agradeço pela ajuda e pelo material tecnico que voce me forneceu, foram essenciais para o meu entendimento de como fazer esse processo.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fantástico, parabéns pela conversão. A diferença foi pequena, mas se o camarada não sabe vira uma dor de cabeça.
Fico feliz em ter ajudado.
Abraços
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”