[DÚVIDA] - Luz do óleo pisca intermitente na lenta

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FilipeEduardo
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[DÚVIDA] - Luz do óleo pisca intermitente na lenta

Mensagem por FilipeEduardo »

Luz do óleo piscou algumas vezes na marcha lenta depois de andar bastante tempo com o carro. Isso acontece só com motor quente. Giro por volta de 700 luz pisca intermitente. Qdo aumente rotação luz apaga.

Troquei a cebolinha de óleo pois tinha vazamento. Agora a luz piscou duas vezes de forma bem aleatória e bem menos tbm na lenta e qdo acelera se apaga.

Motor não tem barulho anormal, carro macio de andar e com potência. Qdo está quente e abre a tampa do óleo está pulando óleo pra cima , creio q bomba não pode ser (talvez) .

A dúvida, claro, é oq pode ser ?

E a segunda dúvida na qual seria a que mais gostaria de entender: no manual Corsa seção 6-3 diz q a luz pode acender intermitentemente com motor aquecido e na marcha lenta. Qdo se aumenta rotação ela deve se apagar. Mas não explica o pq. Então, pq consta isso no manual, qual motivo e até que ponto isso seria "normal" já que consta no manual?

Meu carro: Corsa sedan Premium 1.4 2009 óleo 5w30 trocado a 4.000km

Uso do carro: seg a sab 8km ida e 8km volta do trabalho. (entra no uso severo pois motor não chega a esquentar)

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Bange
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Mensagem por Bange »

A cebolnha do óleo é um sensor de baixa pressão, ou seja, se a pressão for menor que a programada para ele, o circuito se fecha e a lâmpadinha no painel acende.
Como vc trocou a cebolinha e o problema diminuiu bastante, há que se considerar alguns pontos:
1 - a tolerância do sensor (todo dispositivo tem sempre um fator de + ou -, pois nunca é exato).
2 - filtro de óleo com obstrução além do normal (já vencido)
3 - entrada de ar pelo tubo do pescador (normalmente no O-ring junto a bomba)
4 - óleo de má qualidade e com rápida perda da viscosidade (embora que dentro da quilometragem especificada)
5 - a eficiência da bomba já não é muito satisfatória.
6 - válvula reguladora de pressão no motor (se tiver)
7 - casquilhos com folga excessiva

Existem manômetros que medem a pressão tanto no ponto da cebolinha como no ponto do filtro de óleo... com isto se avalia a precisão da cebolinha, mas o restante já começa a ficar complicado e caro, pois a definição precisa depende ou de troca ou de observação visual.

Quanto ao manual, ele apresenta várias inconsistências (ou falta de lógica)... essa é mais uma.


FilipeEduardo
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Mensagem por FilipeEduardo »

Muito obrigado pelas observações. De fato estou achando o oleo extremamente fino ,, peguei esse carro ha 60 dias e a última etiqueta de troca de óleo ainda está para 6mil pra frente mas já vou efetuar a troca para prevenção.


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