A retífica tarda mas não falha...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: A retífica tarda mas não falha...

Mensagem por Bange »

Manfio escreveu: Domingo 25 2022f Setembro 2022 03:20:08 AM Não teria noção do estrago que os gases fazem no comando de válvulas e outros componentes do cabeçote sem ler esse artigo.
Até a posição do blowby tem relação no aumento de desgaste. O Monza é na frente e o Corsa atrás.
Hoje com a qualidade dos lubrificantes esse problema deve ter se reduzido.
O blow-by é uma consequência da forma construtiva do motor... ele sempre existirá até em carros zero... as montadoras projetam uma maneira de minorar os efeitos do blow-by, que nos Corsas são aquelas mangueiras na tampa dos tuchos (uma grossa antes da borboleta e uma fina após), inclusive para baixar a emissão de poluentes para o meio ambiente (motores antigos jogavam direto para o meio ambiente), repondo esses gases para uma nova queima.
Em condições normais, o blow-by afeta muito pouco (ou demora muuuito para afetar), o próprio motor... porém o seu aumento (devido aos desgastes do conjunto anéis cilindros), causa um volume/intensidade tão grande que a eficiência projetada para requeimá-los fica comprometida, saturando o interior do motor com gases nocivos aos materiais internos, principalmente no cabeçote.
Tem certas coisas que não se tem como evitar sem a adoção de diferentes materiais onde o custo ficaria proibitivo... tipo o uso de aço inoxidável no sistema do arrefecimento, tampões, etc... mas pode-se prolongar a vida/eficiência com o uso de bons produtos como aditivos para o arrefecimento, óleo indicado, de boa qualidade e trocas regulares para o motor, manutenções preventivas (de fluidos, óleos, graxas...), medições de desgastes e a devida correção/troca...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O ML está muito eficiente... acabou de chegar!!!

Imagem


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Isso se amenizou ainda mais com a tecnologia dos lubrificantes.
Esse bujão parece ser melhor que o nefroil. O meu eu já deixei torqueado no cárter mesmo fora do motor.

Fui ver hoje de manhã a traseira do carro e reparei que tinha um cara perdido dando ré no estacionamento do mercado ontem, ao ponto que vi ele bater numa Duster ao girar o volante e ir para a frente. Olhando agora vi que o cara ralou muito pouco o meu para-choque. Acho que não tirou tinta ao dar um zoom.

Imagem

É brincadeira.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

No estudo da blow-by, isolaram, condensaram e mensuraram o líquido resultante dos gases da blow-by. Deu por volta de 60 ml / hora. Mas não é motivo para pânico, em outro estudo descobriram que a diluição do óleo pelos vapores da blowby alcança equilíbrio quando em 1-2% de diluição do óleo a 100C de temperatura do óleo e em 2-4% a 70C de temperatura do óleo https://sci-hub.se/10.4271/2000-01-1235
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Uma coisa que eu mudei aqui foi a proporção do etilenoglicol de 52% para uns 45%. O aditivo da Tirreno é muito concentrado mesmo usando 50/50. Eu tinha um termodensímetro da Wurth e achei que podia ser erro de leitura ou de comparação na tabela, mas no refratômetro foi a mesma coisa.
Embora seja placebo o carro aparenta estar mais solto.
Atualmente não consigo rodar mais que 10 km sem desligar, tudo ficou muito próximo e dispensa longas distâncias. Muito ruim manter o motor nesse tipo de condução.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Aditivos à base de etilenoglicol na água do radiador são úteis, aumentam o ponto de ebulição para 129C a 1 bar, inibem a corrosão e controlam o PH. Porém, a condutibilidade térmica é bem inferior à da água. Segundo o livro "Motores de Combustão Interna, vol.2" da Mauá, as coeficientes de condutibildiade térmica são:
Água: 0,69 W/mK
50% água e 50% EG: 0,47 W/mK
EG puro: 0,33 W/mK
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Ainda penso que o ideal é usar a 33%. Quando troquei no Etios depois de 7 anos estava a +- a 26%.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Engraçado que tu assiste um vídeo da Tirreno onde se põe 50 ml e água e 50 ml de produto, lá eles chegam a 37,5 ºC. Aqui passa disso, ou seja, mais concentrado do que o necessário.


corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

li o tópico todo, show!!! Me animei a fazer o meu tambem!!

o meu atualmente está com 217.500 km .. motor 1.8 flexpower 2007

o histórico do meu tem alguma semelhança com o seu, Bange:

comprei o carro em 2010, aos 45.000km ... ex-carro de locadora (Localiza)... o vendedor permitiu eu fazer um test drive, e na primeira puxada que eu dou no quarteirão, me espantei com o torque e com a aspereza do bichinho, foi amor à primeira vista... pensei comigo mesmo: "Seja o que Deus quiser!!" ... kkkkkk carro de locadora, é loteria!!!!

daí pra frente, motorzinho sempre tratado com oleo original ac delco e militec... nunca, mas nunca quebrou nada.. apenas peças de desgaste normal (escovas do alternador... vazamentinho no radiador, substituido por um zero original... tubo de prástico da distribuição de arrefecimento, trocado recentemente.... e acho que só) ... o arrefecimento sempre cuidado com solução ac delco original para o carro, mesmo assim, deu esses B.O.´zinhos no arrefecimento, eu acho que foi o ponto fraco do motor.

situação atual: cabeçote apresenta vazamentos de agua, percebe-se um babado cor de rosa (a cor do liquido de arrefecimento) na bomba d´agua, na altura da bobina, e em um ou outro ponto nas mangueiras, e tambem, um vazamento esquisito de oleo pela rosca da vela do 3o cilindro... desmontando essa vela, percebe-se carbonização excessiva, coloração escura e levemente brilhante... porém, acelerando o motor parado até o limite do corte, não fumaceia nada... muito esquisito!! Em carga andando na rua, nunca percebi fumaça também... mas estava baixando 1 litro de oleo a cada 1.000km ... e a lambança de oleo aumentando , bem no encaixe da vela do 3o cilindro ... eu ACHO que é uma trinca no cabeçote entre o orificio da vela e o canal de alguma válvula... de resto, normal, motor é silencioso, sem barulho embaixo e nem em cima

vou começar o desmonte na semana que vem.. espero ter sorte nessa empreitada


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Cuidado que se fizer o cabeçote nessa KM é provável que as camisas já tenham algum desgaste. Nesse caso é bom prever isso.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”