A retífica tarda mas não falha...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: A retífica tarda mas não falha...

Mensagem por SemControle »

vai pra lá....isso é corsa não é bomba 300cc não kkkkk passei o carnaval trocando um cabeçote, pobre do dono, achou q esta resolvido o problema pq gastou os olhos da cara na compra de um cabeçote novo original direto na honda.....
mede a compressão dos cilindros, se tiver trinca, junta estragada qq coisa nesse sentido, vai dar diferença em relação aos demais cilindros...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

O negócio é não se surpreender com nada. Se tiver algum desgaste, já passa para outra medida nós cilindros. Nunca fui fã de fazer só cabeçote.


corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

se eu desmontar a parte de baixo, terei que obrigatoriamente retificar o vira?
ou é possivel somente trocar as bronzinas do vb e das bielas por bronzinas novas tamanho STD?
idem para os aneis dos pistões... posso colocar tudo STD, se não observar nenhuma deformidade nas camisas, nem folga nos pinos?


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Você pode abrir é ter apenas que ajustar a bronzina std pela cor, pois no std existe tolerância tipo bronzina marrom ou azul. Em suma precisa inicialmente medir as folgas que podem estar todas nos padrões e tolerâncias.


corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

a respeito de blow-by, tenho uma pergunta meio off-topic a fazer... mas antes, vou expor o cenário, para que entendam melhor, e desde já, queiram me perdoar por fazer essa pergunta aqui, mas no forum que eu participo (Onix Clube), o pessoal não responde ou talvez nem saibam do que se trata

além do corsinha, tenho um onix 3 cilindros, que é o meu daily car... e provavelmente, devem saber que esse carro, assim como os ford ka, dão problema na correia dentada, que é banhada em oleo, e se o dono não respeitar o oleo correto dele, ja viu né? No meu caso, o oleo seria o 0w20 dexos1 (sintético).. API SN ou superior..

acontece que existem alguns (POUCOS) casos de correias detonadas mesmo com o oleo preconizado gm... motores com 80.000km e tendo que ser refeitos por conta de correia esfarelada, consequentemente entupindo dutos e passagens de oleo, principalmente no mecanismo de controle variavel dos comandos e na temida e fragil bomba de vacuo, que quebra devido à falta de lubrificação.

paradoxalmente, no teste de longa duração da quatro rodas com o onix turbo de 100.000 km, o desmonte revelou um motor quase zero km.. o brunimento original presente nas camisas dos cilindros atestou o trabalho perfeito do óleo; zero borra; correias dentadas em perfeito estado. uma coisa linda de se ver... mas um detalhe me chamou a atenção, e acredito que isso fez toda a diferença: usaram um único tipo de combustível em todo o teste, gasolina comum.

Digamos que o mesmo carro, abastecido somente no etanol, seja desmontado depois dos 100.000km, que resultado veríamos? Talvez muito diferente... Aí que o blow-by se encaixaria na causa primária para a degradação das correias. com um percentual mais alto de umidade, devido ao uso maior de etanol, os gases e umidade provenientes da parte alta poderiam degradar rapidamente o oleo, que por sua vez, contaminaria e/ou oxidaria a correia dentada. Faz sentido isso?

Assim, como vemos problemas recorrentes em sistemas de injeção direta em veiculos abastecidos com etanol, estaríamos presenciando problemas tambem com a mesma causa (combustivel etanol) em sub-sistema completamente diferente (correias dentadas) ... não sei se estou viajando demais, mas hj o alcool não entra mais no tanque do onixzera...


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

O problema é o etanol adulterado e não o tipo de combustível, portanto é complicado recomendar etanol.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pura balela, a maior contaminação do óleo seja lá c o combustível q usar ou proporção, é o próprio mal uso do carro.....
liga pra ir na padaria a 100mts de casa, o óleo não atinge a temperatura de trabalha, nem pra fluidez do óleo, nem q seria suficiente pra evaporação do combustível q por ventura venha a entrar em contato c o óleo
etanol é muito mais limpo, resulta maior potencia, renovável e menos poluente, essa falta de conhecimento pra criticar tanto etanol é coisa dos veios q criaram trauma lá na antiguidade no tempo do Proálcool, q se empurrou carro álcool (na época) c preço bom, e arregaçou no preço do combustível (álcool) depois....ai até o lado q os passarinhos voam é motivo pra criticar o etanol sem embasamento técnico algum, na verdade embasamento algum, pura crendice....e pra completar e jogar essas teses q etanol acaba com tudo, mais de 1/4 da gasolina mega power blaster pic@ das galáxias q coloca no tanque é de etanol....mas cada um segue nas suas crenças...
nos tempos de hj c youtube e internet pra besta é mais fácil ainda disseminar essas crenças...ta tudo lá, povo vê qq coisa lá, já abraça como a verdade do universo, outro dia mesmo tinha um participante aqui pregando a solução de um BO num carro q era dar um banho de WD no sensor de temperatura do ar, eu sei pq aparece notificação no cel quase diariamente de vídeo q a imagem já é a lata do WD e o jato em alguma coisa do carro q promete ser a solução ate da guerra
por isso atualmente apenas prego de prestarem atenção nas crendices q abraçam como verdade do mundo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Exatamente. A revista O Mecânico já comentou que NÃO existe nenhuma comprovação que o Etanol ataque ou danifique os componentes internos do motor. O problema quando ocorre é SEMPRE por motivos de adulteração. Aqui na cidade só tem ao meu conhecimento um posto ofertando Etanol devido a baixa procura, pois tentei isso a uns 15 dias com o Etios.


corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

SemControle escreveu: Sexta-feira 10 2023f Março 2023 07:50:45 AM liga pra ir na padaria a 100mts de casa, o óleo não atinge a temperatura de trabalha, nem pra fluidez do óleo, nem q seria suficiente pra evaporação do combustível q por ventura venha a entrar em contato c o óleo
ainda bem que a padaria fica do lado de casa heheh... brincadeiras a parte, eu concordo contigo.. eu coloco gasolina nos meus 2 carros, mesmo assim, eu deixo eles ligados uns 5 minutos antes de rodar.. talvez seja preciosismo ou neurose em excesso quando tento relacionar esses problemas de correias esfarelando com alguma coisa que não tem nada a ver, mas é melhor assim, pelo menos faz eu seguir religiosamente as revisões e as trocas de oleo :)


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1094
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Concordo completamente com as últimas mensagens dos 3 colegas. Uso só álcool há mais de 15 anos, não troco por gasolina e deixo a temperatura do óleo subir antes de sair com o carro. O motor está sempre limpo (nesses 15 anos já desmontei o motor várias vezes) e o tanque sem ferrugem. E estou falando de um corsa 2001 que saiu de fábrica para gasolina apenas. Até na finada "controlar" o carro passou tranquilo... e sem catalisador (rodando no álcool, claro)
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”