[DÚVIDA] - Vela travou no cabeçote

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
FlavioRodrigues
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 19 2022f Fevereiro 2022 10:22:25 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Vela travou no cabeçote

Mensagem por FlavioRodrigues »

Tenho um corsa sedan premium 1.4 2008 e de uns dias para cá ele começou a apresentar falhas na aceleração, na quinta feita fui sair com ele e ele simplesmente parou e com muito custo consegui levar para um mecânico. O mecânico me enviou mensagem dizendo que duas velas estavam presas no cabeçote e que não saiam de maneira alguma e que seria necessário remove-lo. Eu não entendo nada de mecânica, alguém teria ideia dos procedimentos que serão necessários fazer para reparar o veículo? Será necessário retificar o cabeçote por ter que removê-lo? Alguém tem uma estimativa do custo dos procedimentos? Iria mandar mensagem para o mecânico, mas na correria do home office acabei me esquecendo e ele só abrirá a oficina na segunda feira. Obrigado a todos.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, mesmo que tenham dado um super aperto na última troca, não seria motivo pra ela não sair, pois a rosca da vela é uma liga de ferro e o cabeçote é de alumínio (macio)... aposto mais em um superaquecimento na centelha que tenha alterado a geometria da rosca em sua borda, daí é complicado retirar... sair pode até, mas não sem danos a rosca do cabeçote.
A saída realmente é retirar o cabeçote e ver se é possível cortar ou desbastar pelo outro lado... mas mesmo que aconteça um desastre, tem solução e o profissional/ferramental mais indicado pra isso está numa retifica.
Qualquer cabeçote numa boa retifica, será feita uma avaliação completa na planicidade e medidas de todos os componentes e reassentamento de válvulas, trocando ou indicando a troca de tudo que estiver fora de características.
Preço é complicado, ainda mais em outros municípios... mas existem na realidade duas formas de trabalho das retíficas... uma é o que já escrevi acima (trocam o necessário), isso sai mais barato pro cliente... a outra é um preço que troca tudo (menos o bloco), e o cabeçote volta a ficar literalmente zero e isso, óbvio, sai mais caro.
Eu gostaria de ver uma boa foto da vela (pelo lado interno), após retirar o cabeçote e antes do serviço da vela ser feito... tem oficinas que tem Boroscópio.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26812
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pois não duvido desses q apertam ate a veia do pescoço saltar, é ai o torque de tudo q apertam.....
se ele não estragou o sextavado da vela,
ele pode usar a chave de impacto pra sacar a vela, ate parafusos q são montados c trava rosca eu não sofro, tiro assim, mas dão trabalho mesmo,
pode tentar com aquecimento,
se fosse algum parafuso normal tentaria c fluido de freio,
fica ai umas dicas de macaco veio pra sacar parafusos grudados
se sair não garante q a rosca do cabeçote fique intacta, tudo depende o q houve realmente.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”