Flushing/Descarbonização

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
markuzv
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 02:12:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Flushing/Descarbonização

Mensagem por markuzv »

Boa Tarde galera,

Para quem tem dúvida do flushing fica aqui meu causo:

Tenho um Corsa Wind 2p 1.0 8V MPFI, possuo o carro há menos de 1 ano está com 165 mil rodados.

Comprei esse kit no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... retivo-_JM

Fiz o flushing na oficina, seguindo a recomendação do fabricante, deixei ligado por 50 minutos por volta de 2 mil giros, por volta de 30 minutos o barulho de tucho foi enorme eu fiquei ligeiramente assustado e bateu um leve arrependimento.

Dado o tempo tirou o óleo um cheiro horrível de óleo velho dava para ver a quantidade enorme de borra que saiu, colocou-se 3 litros do oleo 20-50 da marca marbarata para enxague, carro funcionando por 20 minutos.

Dado o tempo tira o óleo, não sei qual dos dois saiu mais sujo e olha que esse ficou só 20 minutos, tiramos o carter e o resultado foi muito bom, muito mesmo, como não consegui anexar a imagem devido ao seu tamanho segue link de meu google drive:
https://drive.google.com/open?id=0B0l1q ... jBlTkZPOXM

Cárter tirado foi lindo de se ver, aproveitei e joguei tinta spray. Oléo trocado AC Delco 20-50 filtro trocado, militec adicionado, dada a partida e ta lá, o maldito som de tuchos rsrs ele ficou por 2 dias como meu mecânico havia previsto, depois sumiu, carro frio partida redondo.

Depois de 1 mês aconteceu, vazamentos, aquelas gotinhas na garagem, luz de óleo demora apagar na partida a frio, bora ver o que é:

Oring da bobina trocado
Retentor de comando trocado
Retentor cárter trocado
Retentor do eixo trocado
Cebola de óleo Trocado
Respiro trocado mas tava ok, não precisava ter trocado, mas meu mecanico teve medo que tivesse borra ali causando entupimento.

Tinha uma borra enorme presa na cebola do oléo, tiramos ela e passamos um pouco de car80. Ou seja por isso a luz demorava a apagar não era porque o óleo demorava a subir mas sim porque a cebola estava obstruída.

Resultado Final, para mim valeu muito a pena, peguei o carro não sei quantos donos tinha, ou como cuidavam da máquina, hoje o motor é redondo da para viajar de SP até a Bahia sem preocupação, sem ter que abrir ou mandar para retifica.

Espero que sirva para alguém que teve as mesmas dúvidas que eu.
Douglas Vilela
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 27 2017f Janeiro 2017 12:53:41 PM
Localização: Limeira - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Douglas Vilela »

Obrigado por dividir está experiência, estava pensando em fazer isso.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
Thiago Reis Gold
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 28 2016f Dezembro 2016 11:32:34 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Thiago Reis Gold »

Boa noite, não sei qual foi a marca que você utilizou, com certeza é um produto muito agressivo as partes internas. A maioria dos produtos de flushing hoje no mercado tem ingredientes agressivos demais. Além disso o risco de entupimento era alto pois esses produtos quebram em pequenos pedaços de borras sendo assim risco alto pra você e seu carro. Uso o flush dá Ipiranga que dissolve toda a borra diluindo ela e matando de vez qualquer chance de entupimento.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
markuzv
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 02:12:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por markuzv »

Douglas Vilela escreveu:Obrigado por dividir está experiência, estava pensando em fazer isso.
Eu pesquisei muito antes de fazer, e nos relatos que vi no youtube foi tudo lindo maravilhoso, não achei nenhuma opinião completa com alguns meses de uso, por isso resolvi divulgar, espero ter ajudado.
Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
markuzv
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 02:12:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por markuzv »

Thiago Reis Gold escreveu:Boa noite, não sei qual foi a marca que você utilizou, com certeza é um produto muito agressivo as partes internas. A maioria dos produtos de flushing hoje no mercado tem ingredientes agressivos demais. Além disso o risco de entupimento era alto pois esses produtos quebram em pequenos pedaços de borras sendo assim risco alto pra você e seu carro. Uso o flush dá Ipiranga que dissolve toda a borra diluindo ela e matando de vez qualquer chance de entupimento.
Eu usei o Hyper Flushing da Koube, ele é bem agressivo mesmo por isso fiz na oficina, não recomendo fazer em casa, não recomendo fazer por luxo, só se você realmente tem problemas no carro ou não sabe a procedência dele, agora que eu fiz o flushing vou trocar o óleoe filtro no tempo até um pouco antes, fazendo assim não vai gerar nem acumular borra logo não existe mais essa necessidade.

Obrigado pela dica do produto menos agressivo, talvez esse valha a pena usar 1 vez a cada 2 anos no meu caso.
Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Flushing bom mesmo é abrir o motor todinho e limpar. Os flushings de ir no óleo podem atacar os retentores e as vedações, além de comprometer a lubrificação do motor durante o flush.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so pra ninguém sair fazendo e depois chorar, do mesmo jeito q a borra impregnou o sensor, podia ter parado em qq galeria prejudicando a lubrificação e as peças ficarem trabalhando sem lubrificação.......ai tome retifica de qq forma e ai sim um banho químico c tudo desmontado.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
markuzv
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 02:12:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por markuzv »

SemControle escreveu:so pra ninguém sair fazendo e depois chorar, do mesmo jeito q a borra impregnou o sensor, podia ter parado em qq galeria prejudicando a lubrificação e as peças ficarem trabalhando sem lubrificação.......ai tome retifica de qq forma e ai sim um banho químico c tudo desmontado.....
Obrigado pelo comentário, exatamente! Por isso foi retirado o respiro para verificação, mas fica o causo que flushing não é luxo e também não é as mil maravilhas que postam no youtube, o produto é bom mas não faz milagres como tudo tem seus prós e contras. Como eu disse agora que eu vou cuidar do carro trocando óleo e filtro no tempo certo não vai mais existir a necessidade do flushing ou descarbonização completa.

Acredito que quem assim como eu não tenha a disponibilidade e nem os $temers$ para desmontar o motor banho químico e uma descarbonização completa, usar um produto com a tecnologia moderna que nos cabe hoje vale a pena, mas não faça em casa, faça com acompanhamento de um profissional, não faça percursos longo com o carro após o procedimento, fique sempre atento a qualquer barulho ou vazamento no primeiro mês de uso e sempre a luz do óleo padrão né.

Cada carro é um carro nem todo carro precisa de flushing, eu fiz só porque não sabia quantos donos o carro teve, e/ou como ele foi bem cuidado, qual óleo se foi trocado no tempo etc, para se ter uma ideia o cambio não tinha óleo quando comprei o carro a partir daí já pode se julgar como o carro era bem manutenido.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Tecnologia moderna? Não vejo assim... é um descarbonizante comum, como um Car80. Que, alías, já ferrei um motor limpando a TBI montada com Car80... "dissolver em micropartículas o carvão e borras" sim, dissolve... mas os joga para a câmara de combustão e sai riscando o cilindro todo. Já o flush deixa o óleo fino demais e os anéis saem polindo o brunimento, os casquilhos trabalhando secos... enfim... também já acreditei nesses milagres
markuzv
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 02:12:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por markuzv »

gtmski escreveu:Tecnologia moderna? Não vejo assim... é um descarbonizante comum, como um Car80. Que, alías, já ferrei um motor limpando a TBI montada com Car80... "dissolver em micropartículas o carvão e borras" sim, dissolve... mas os joga para a câmara de combustão e sai riscando o cilindro todo. Já o flush deixa o óleo fino demais e os anéis saem polindo o brunimento, os casquilhos trabalhando secos... enfim... também já acreditei nesses milagres

É para quem via seu tio misturar dot 2 no óleo do motor da komboza para fazer descarbonização, quando vê um produto especifico para isso acha as mil maravilhas, ultima novidade tecnologica!!! kkkkkk
Responder

Voltar para “Motor e Preparação”