Como saber/identificar se meu Corsa Wind 1.0 MPFI 1999 possui KIT FLEX?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
raphaelnegrini
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sábado 28 2016f Maio 2016 12:41:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Como saber/identificar se meu Corsa Wind 1.0 MPFI 1999 possui KIT FLEX?

Mensagem por raphaelnegrini »

Fala pessoal, bom dia, boa tarde e boa noite. Esse é meu primeiro post aqui no fórum, espero estar sendo sucinto no tópico. Vou informar todos os detalhes do meu carro para que possa ser possível compreender tudo.

Estou com uma dúvida que aparece até em sonhos, acredite se quiser. :D

É o seguinte, comprei no ano passado um Corsa Wind 1.0 MPFI modelo/ano 99. No local onde comprei o carro fui informado pelo vendedor que esse corsa está "FLEX", pois roda com etanol e gasolina, mas que na loja sempre deixaram ele abastecido com gasolina e que o antigo proprietário utilizava etanol quase sempre nesse carro, me mostrou o tanque de partida a frio que estava instalado para caso usasse etanol.

Eu utilizei etanol uma vez só com 1/4 do tanque para ver se realmente funcionava e realmente roda no etanol como na gasolina. Só que eu não curto etanol, só abasteço com gasolina. Minha dúvida é, como posso identificar se meu carro possui KIT FLEX ou não? Pois o vendedor não soube me informar isso. O que percebi quando abasteci com etanol foi que o carro ficou uns 2 minutos no máximo oscilando a marcha lenta, acelerando e desacelerando de forma suave, e depois estabilizou como se fosse gasolina e ficou assim até "esvaziar" o tanque. Como todos sabem a central do corsa não identifica como se fosse uma central de carro flex original, e o que parecia é que tinha alguma coisa tentando identificar qual combustível era, até identificar e ajustar o funcionamento normal.

Estou com a dúvida de como identificar se ele possui esse KIT FLEX pra remover essa tralha se ele tiver, pois estou com um problema com rotação em qualquer marcha, de segunda marcha com pé lá embaixo, na reta ou subida ele não passa de 50KM/H e fica embolado, fazendo um barulho grave (boouuuuuuu), se pegar uma decida com um pouco de sufoco ele pega embalo e chega a ir até uns 80KM/H sofrendo (na descida...). Troquei todo o escapamento, desde catalisador até abafador final, que inclusive tava tão podre que parecia que tinha terra dentro do escape todo de tanta ferrugem por causa do etanol e não mudou muito, deu uma aliviada mas continua na mesma. :|

Como posso identificar se ele realmente tem KIT FLEX ou não? Valeu pela atenção, desculpa essa redação do ENEM, mas é que eu tentei passar todas as informações possíveis....
Grato!
Imagem

_______________"A vida é simples, é você tomar atitudes e não se arrepender."___________________
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

essas engenharias de kits flex são instalados e mantem uma chavinha pra gasolina ou etanol, eles não tem sensores q monitoram e atuam no funcionamento do motor....

esse barulho e não vai, ta com cara q ta afogando o motor.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
raphaelnegrini
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sábado 28 2016f Maio 2016 12:41:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por raphaelnegrini »

SemControle escreveu:essas engenharias de kits flex são instalados e mantem uma chavinha pra gasolina ou etanol, eles não tem sensores q monitoram e atuam no funcionamento do motor....

esse barulho e não vai, ta com cara q ta afogando o motor.....
Opa, obrigado por responder! Desculpe a demora para responder de volta, estive ocupado com uns trampos de casa... Enfim, o meu corsinha não possui esse interruptor para escolher qual combustível é, simplesmente abasteço e rodo com etanol ou gasolina. Único interruptor que tem é do injetor de gasolina que tem que ser manual, já que o carro é "mono" combustível. O que percebo é que o carro da uma grilada monstra na gasolina comum/aditivada quando o motor tá bem quente, quando está com etanol ou gasolina premium/podium que possui octanagem mais elevada ele não grila, talvez esse cabeçote já tenha sido retificado. Mas verifiquei e não possui esse bendito KIT FLEX, todo chicote está original.

Em relação a essas emboladas é um saco cara... Na reta de 4ª marcha se eu tuchar o pé mesmo no acelerador ele trava nos 90KM/H e fica embolado com esse ronco grave (booooouuuuuuuuurrrrr), mas se eu solto o acelerador para 3/4 o carro da uma desenvolvida e chega até 130KM/H, mas se eu enfiar 4/4 (pé fundo), ele começa a desacelerar até chegar aos 90KM/H e ficar com esse ronco que de tão alto que chega a vibrar até moeda que tá no porta treco.. Será que seria esse afogamento que vc mencionou? Tem como eu testar alguma coisa de forma simples em casa? Pq os mecânicos que levo ficam com olhar aéreo sem saber o que pode ser.. :lol:
Até comprei um flipbook completo da injeção dele pra dar uma estudada e tentar chegar em algum diagnóstico, que é a semi-sequencial Multec B10 NE (MPFI), mas não tive tempo ainda de verificar.
Agradeço a resposta! Valeu!!!
Imagem

_______________"A vida é simples, é você tomar atitudes e não se arrepender."___________________
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Uma dúvida, o carro roda com álcool ou gasolina sem kit flex sem nada? Será que a central não foi remapeada? Tem chip flex que encaixa nessa central, me explica isso de flex original aí kkk, valeu.
raphaelnegrini
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sábado 28 2016f Maio 2016 12:41:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por raphaelnegrini »

Leonardosm1 escreveu:Uma dúvida, o carro roda com álcool ou gasolina sem kit flex sem nada? Será que a central não foi remapeada? Tem chip flex que encaixa nessa central, me explica isso de flex original aí kkk, valeu.
E ai Leonardo, então cara eu não sei se a central foi modificada ou se foi instalado chip, não sei nem como identificar isso pois nunca mexi nela pra ver se tem algo alterado, vc saberia me dizer uma maneira fácil de identificar? :roll:

Mas funciona com qualquer dos dois combustíveis, gasolina ou etanol, só que no etanol da sensação de que o carro fica levemente mais fraco, não fica tão uniforme como na gasolina. Porém na gasolina comum/aditivada o motor grila demais quando tá quente, mas quando tá no etanol ou na podium o motor funciona sem barulho de grilado...

O que me deixa encucado é que o motor segura giro nessa proporção quando enfio o pé até o talo no acelerador:
1ª marcha - não passa dos 25km/h;
2ª marcha - não passa dos 50km/h;
3ª marcha - não passa dos 70km/h;
4ª marcha - não passa dos 90km/h;
5ª marcha - não passa dos 110km/h.
Imagem

_______________"A vida é simples, é você tomar atitudes e não se arrepender."___________________
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Já verificou o básico? Velas, cabos, filtros? Esse grilo pode ser pq seu cabeçote foi retificado e ficou com taxa alta demais talvez? E aí por não ter sensor de detonação dá isso? Inclusive funcionar com etanol por conta da taxa né.. Do lado do carona se vc tirar aquele acabamento lateral, a central fica ali, se vc tiver com disposição de tirar e ver se tem algum chip adaptado...lembrando que só fiz algumas suposições, nada certo.
raphaelnegrini
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sábado 28 2016f Maio 2016 12:41:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por raphaelnegrini »

Leonardosm1 escreveu:Já verificou o básico? Velas, cabos, filtros? Esse grilo pode ser pq seu cabeçote foi retificado e ficou com taxa alta demais talvez? E aí por não ter sensor de detonação dá isso? Inclusive funcionar com etanol por conta da taxa né.. Do lado do carona se vc tirar aquele acabamento lateral, a central fica ali, se vc tiver com disposição de tirar e ver se tem algum chip adaptado...lembrando que só fiz algumas suposições, nada certo.
Eu imagino que tenha sido retificado sim, justamente por esse motivo. Velas, cabos etc tudo novo. Sem problemas, essas dicas eu sempre observo mas não dou plena certeza antes de descobrir realmente o que está acontecendo, obrigado pelas dicas!
Imagem

_______________"A vida é simples, é você tomar atitudes e não se arrepender."___________________
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

É cara, então eu chuto ou que seja taxa ou remap, tenta ver se tem o chip como te falei
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Deu até vontade de abastecer com etanol e ver se rola kkkk
raphaelnegrini
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Sábado 28 2016f Maio 2016 12:41:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por raphaelnegrini »

Auahuahauhau, eu pra ser sincero misturo gasolina com etanol pra parar com o grilado que é violento quando tá próximo aos 95ºC, acredito que pela compressão um pouco elevada e alta tempera ela queima antes da hora, misturo numa proporção de 3/4 gasolina e 1/4 etanol, pq podium tá do K7, R$ 4,90/ltr..
Imagem

_______________"A vida é simples, é você tomar atitudes e não se arrepender."___________________
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”