Corsa 99 liga bem pela manhã mas depois de quente, não.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Corsa 99 liga bem pela manhã mas depois de quente, não.

Mensagem por killwinters »

Boa noite meus amigos tenho um Wind 99 MPFI novinho... Motor zero, velas e cabos novos, todos sensores novos inclusive lambda e borboleta "delphi", as 3 bombas novas, regulador de pressão novos, bicos trocados e já testados estanqueidade. Todos os filtros novos... o carro é todo novinho, mas ele não liga nem com o carai depois de quente sem tocar no acelerador. Tenho q apenas encostar o pé no acelerador para ele ligar se não encostar e só da na chave ele fica como se tivesse encharcado. (Mas já fiz o teste já tirei até a flauta fora depois de desligar o carro para vê se pinga algo nos bicos e nada.) Agora com o pé encostado no acelerador pega de primeira. Ele frio pela manhã não precisa encostar, ele pega de primeira normalzinho.
Alguém tem uma luz, lembrando que tudo no motor é novo. Unica coisa que não mexi foi o alternador e o motor de partida de resto tudo é novo. Motor tá com 15mil de rodados depois de retifica completa.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

PS: não troquei o sensor MAP e vi aqui algo parecido sera que seria ele?
Daniel Wiesel
:: Piquet ::
Mensagens: 268
Registrado em: Sexta-feira 29 2005f Abril 2005 12:17:01 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Daniel Wiesel »

Verificou se a borboleta do corpo de borboleta esta carbonizada e se a regulagem do batente esta ideal, as vezes ta vedando totalmente a passagem de ar
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se seu carro não for um Frankstein, não deve ter acelerador eletrônico...então vamos raciocinar...

Se ele só pega com um tico do acelerador apertado, é possível que haja um problema com o motor de passo (atuador da ML), ou seus bicos não estejam com estanqueidade...mas vc já nos disse que estão bons...então voltemos ao motor de passo.

Faça o carro pegar do jeito que conseguir...acelere o motor a uns 4.000RPMs e mantenha acelerado....desligue a chave...ligue a chave (apenas a chave, não o motor), veja (ouça) o atuador fazer uns barulhinhos...quando ele parar, trisque o motor...

Este procedimento instruí a ECU para ignorar a posição ZERO, gravada na memória e ir buscar uma nova...

Se funcionar, vc me deve uma cerveja, caso contrário rachamos a conta e vamos pensar em outras possibilidades.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bem quanto a borboleta esta tudo ok e não acho que seja regulagem pois se fosse ele também ligaria mal quando estivesse frio.
Bange uma curiosidade. Eu estava na oficina de um amigo meu e chegou um corsa do mesmo mas que pegava bem pedi para fazer o teste. Pegamos a TBI inteira do corsa junto com motor de passo e borboleta dei umas voltas para esquentar e parei. Desliguei e dei na chave e nada kkkkk mesmo problema. E fiz um teste com multímetro no meu motor de passo e deram valores normais pelo vídeo que ví ensinado. Se não me engano algo em torno de 5.72... algo assim nos 2 lados.
Então acho que não seja ele.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Mas amanhã vou tentar fazer isso que você falou... vai que Cola né! kkk Há meu carro não tem RPM é do wind 2P.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não, não é regulagem da borboleta ou sensor...é regulagem do atuador (motor de passo)...nem mexe na regulagem da borboleta (parafuso do batente fechada), pois ela vem lacrada de fábrica e pra acertar depende de instrumental ou muuuuita paciência.

Veja que quando vc trocou um TBI inteiro com atuador e tudo...vc ludibbriou a ECU quanto a posição dele, pois não é certo que todos os carros estejam com o passo na mesma posição...o seu pode ser no 15 (ou zero -15) e o do outro em 17, 19, 25...sei lá...o certo é fazer a regulagem com o procedimento que descrevi ou ressetar a ECU para que ela obtenha novamente o valor ZERO, com o novo (ou trocado) motor de passo...

Não sei exatamente quanto em milimetros (1mm, 0,1mm, 0,01mm), tem cada passo, mas faz muita diferença...
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bange escreveu:Não, não é regulagem da borboleta ou sensor...é regulagem do atuador (motor de passo)...nem mexe na regulagem da borboleta (parafuso do batente fechada), pois ela vem lacrada de fábrica e pra acertar depende de instrumental ou muuuuita paciência.

Veja que quando vc trocou um TBI inteiro com atuador e tudo...vc ludibbriou a ECU quanto a posição dele, pois não é certo que todos os carros estejam com o passo na mesma posição...o seu pode ser no 15 (ou zero -15) e o do outro em 17, 19, 25...sei lá...o certo é fazer a regulagem com o procedimento que descrevi ou ressetar a ECU para que ela obtenha novamente o valor ZERO, com o novo (ou trocado) motor de passo...

Não sei exatamente quanto em milimetros (1mm, 0,1mm, 0,01mm), tem cada passo, mas faz muita diferença...
Boa noite, Bange eu tentei mas nada feito. Não sei se fiz correto como você me falou..
Liguei acelerei até onde achava que estava nos 4mil desliguei e liguei a chave na posição 1 esperei o teco e ai dei na chave.
Aquele meu amigo mecânico que falei acima me falou que tem 2 maps usados lá. Vou colocar desligar a bateria para resetar e vê se tenho a sorte de ser isso como vi em outro tópico que até você falou.
Olha o resete é feito tirando o polo positivo e junto com o negativo ou só tirando? e quanto tempo?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não conseguiu devido ao seu motor de passo estar com defeito...

A memória da ECU (RAM), onde os alarmes são registrados, em tese deveria zerar sempre que se desliga a chave, porém isto não acontece devido ao tipo construtivo das mesmas, que consomem pouquíssima corrente do sistema e ainda mantém as informações com um mínimo de tensão armazenada nos capacitores, assim, enquanto tiver tensão nos capacitores a memória se mantém...opções para zerar a memória:

1 - Pelo scaner > nesse caso não se trabalha na alimentação e sim um programa reescreve toda a memória com valor o (zero).
2 - Retirar a alimentação da bateria ou o fusível que alimenta a ECU > este procedimento é o mais utilizado pelos foristas, só que é demorado e normalmente se deixa de um dia para o outro.
3 - Retirar o fusível da ECU e colocar um resistor de 100 Ohm no ponto (fio), que vai para a ECU, em relação a massa (terra, chassis, ground, etc), de modo a que os capacitores da ECU, se descarreguem pelo resistor e por consequência apague a memória.

A opção 3 é a que utilizo, pois em 2 minutos a memória está zerada.
Resset da ECU.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bange escreveu:Não conseguiu devido ao seu motor de passo estar com defeito...

A memória da ECU (RAM), onde os alarmes são registrados, em tese deveria zerar sempre que se desliga a chave, porém isto não acontece devido ao tipo construtivo das mesmas, que consomem pouquíssima corrente do sistema e ainda mantém as informações com um mínimo de tensão armazenada nos capacitores, assim, enquanto tiver tensão nos capacitores a memória se mantém...opções para zerar a memória:

1 - Pelo scaner > nesse caso não se trabalha na alimentação e sim um programa reescreve toda a memória com valor o (zero).
2 - Retirar a alimentação da bateria ou o fusível que alimenta a ECU > este procedimento é o mais utilizado pelos foristas, só que é demorado e normalmente se deixa de um dia para o outro.
3 - Retirar o fusível da ECU e colocar um resistor de 100 Ohm no ponto (fio), que vai para a ECU, em relação a massa (terra, chassis, ground, etc), de modo a que os capacitores da ECU, se descarreguem pelo resistor e por consequência apague a memória.

A opção 3 é a que utilizo, pois em 2 minutos a memória está zerada.
Resset da ECU.jpg
Boa noite, então Bange eu vi agora sua mensagem mas procurei o MAP como te falei e só coloquei sem resetar... hehe e ai.... não ligou com o carro quente, mas descobri outra coisa que estava percebendo a algum tempo. As vezes sentia que o carro estava mais disposto que o normal e com o MAP de outro corsa que peguei, bixo o carro virou 1.4 kkkkk
NUNCA, EU FALEI NUNCA, subi a ladeira da minha casa de segunda marcha com ar ligado pois o mesmo pedia a primeira na 3 casa "a minha é a 5 casa da ladeira". Pois o bicho subiu a ladeira inteira pow kkkkk... Posso até não ter achado o problema de não ligar quente mas sinceramente com a descoberta que fiz agora eu to tão feliz que nem fiz cara feia ao não ser o resultado que eu queria ao ligar a chave kkkkk.
Amanhã mesmo vou por uma MAP novo no bicho. :redhotevil:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”