baixar o nivel do combustível no tanque

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
edigofran
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 26 2016f Agosto 2016 09:40:15 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

baixar o nivel do combustível no tanque

Mensagem por edigofran »

ola galera boa tarde para todos...é o seguinte rapaziada o nivel do combustivel do meu corsa classic sedam, o ponteiro ainda marca mais de 1/4 e a bomba ja para de puxar, ficam mais de dez litros ainda no tanque e ja diz que acabou....qual é o procedimento correto ? posso tirar a bomba de combustível e abaixar a bóia e como fazer isso da forma correta? tem que abaixar ou levantar a bóia? abraços para todos fico no aguardo da resposta dessas feras aí...tmj
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se realmente tem combustível, tem q ver pq a bomba não pega, não é problema c a boia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edigofran
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 26 2016f Agosto 2016 09:40:15 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por edigofran »

ola boa noite é justamente isso que stou perguntando, qual o procedimento correto para baixar a bóia...acho que ela está muito alta daí essa quantidade de gasolina fica no tanque, por isso quero saber posso baixar a bóia ? como fazer isso? sei que tenho que tirar a bomba de combustivel..abçs vlw tmj
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não tem um procedimento, pq qq mudança q fizer vai desregular e não regular.....
a boia vem certinha pra fixar e funcionar de cheio a vazio sem interferências.....

vc q deve procurar o problema, se a bomba não puxa o final do combustível, ou se a boia tem problema e não mostra vazio qnd já acabou o combustível....da muito problema de marcar errado por conta do combustível atacar o circuito, mas não a haste da boia torta
de qq forma se quer brincar, desmonte e ai vai entortando a haste pra procurar uma medida mais precisa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De fato, a marcação nada tem a ver com a bomba...até sem combustível ela fica ligada...vc é que para, pois sem combustível o carro não anda.

Quanto a boia, nada de regulagens...é plug & play...erros ocorrem pela boia encharcar, mau contato no conector acima da tampa, no resistor que tem dentro dela...e até no próprio painel...tem que pesquisar...
edigofran
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 26 2016f Agosto 2016 09:40:15 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por edigofran »

vlw galera vou fazer o seguinte vou andar até o carro me avisar que a gasolina acabou , quando ele parar de andar vou passar para o gás e aí chegando em casa vou retirar a bomba para ver se ainda tem gasolina..aí saberei se é a bomba q pára de puxar, ou o painél esta passando a informação errada...caso ainda tenha gasolina e o painel esteja correto, vcs sugerem fazer o que ? trocar a boia seria uma ação correta? se não haver mas gasolina no tanque será o relógio do painél que estará com problemas , nesse caso marcando errado , dá pra trocar somente o relogio do nivel de combustível ou terei que trocar o painel todo? abçs para todos.
edigofran
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 26 2016f Agosto 2016 09:40:15 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por edigofran »

vlw galera vou fazer o seguinte vou andar até o carro me avisar que a gasolina acabou , quando ele parar de andar vou passar para o gás e aí chegando em casa vou retirar a bomba para ver se ainda tem gasolina..aí saberei se é a bomba q pára de puxar, ou o painél esta passando a informação errada...caso ainda tenha gasolina e o painel esteja correto, vcs sugerem fazer o que ? trocar a boia seria uma ação correta? se não haver mas gasolina no tanque será o relógio do painél que estará com problemas , nesse caso marcando errado , dá pra trocar somente o relogio do nivel de combustível ou terei que trocar o painel todo? abçs para todos.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu carro é mais novo que o meu e pode não ser exatamente como descreverei...

Do painel, sai uma tensão de 10V, proveniente de um regulador de tensão montado nele...esta tensão passa pelo mostrador e vai para uma resistência que fica associada a haste da boia...de acordo com a resistência da boia (que depende do nível do combustível), o mostrador irá deflexionar mais ou menos, indicando uma referência de cheio, 3/4, 1/2, 1/4 e Reserva).

Deixe o tanque esvaziar como vc falou, deixe a chave ligada (só a chave, não o motor), retire a tampa do tanque...se retirou, volte a encaixar o conector e observe a altura da boia (que deve estar lá no fundo)...faça um pequeno gancho com um fio e puxe a boia pra cima, vagarosamente... observando o mostrador...a medida que vc levanta a boia, o mostrador deverá indicar este movimento, bem parecido como se o tanque estivesse enchendo (boia baixa, tanque vazio...boia alta tanque enchendo ou cheio).

Se a boia estiver lá em baixo, seu mostrador deve indicar tanque vazio (ou ao menos na reserva)...se isto não ocorre, retire o conector...o ponteiro deve cair pra completamente vazio...se isto não ocorrer, vc tem um problema de fiação (chicote), e aparentemente o painel está bom.

Se o mostrador indicar realmente vazio, vc tem um problema com a boia... que problema é este? Boia mal encaixada no corpo da bomba, pode ser um defeito ou sua boia/bomba, não é de seu carro ou modelo...substitua pela boia/bomba originais...ou entorte a haste da boia para refletir o mais fielmente possível a quantidade de combustível (este procedimento é uma loteria...pode acetar para baixo e ficar errado pra cima ou não...não recomendo)

...volta com o resultado final...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o sistema basicamente funciona como o Bange explicou, uma tensão estável vai ao sensor, e retorna ao painel, como o sensor é um resistor variável, conforme a posição q a boia estiver a resistência terá um valor, esse valor causa a variação na tensão q retorna ao painel, e essa variação movimenta o ponteiro.....

so pro teste ok de andar até parar, mas não é recomendado, o combustível no tanque é usado pra resfriar a bomba, andar com pouco ou até secar assim, vc esta sempre abreviando a vida útil da bomba....mas pro teste já q tem a opção do gás pra continuar o caminho, pode ser feito....
qnd desmontar vc terá um ponto de partida, tudo depende do q tiver no tanque.....posta ai o q encontrou....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lucasl
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quarta-feira 18 2014f Junho 2014 12:24:36 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucasl »

A boia deve ter encharcado ja aconteceu comigo!
Deus é fiel
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”