Medição da resistência nos sensores de temperatura

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Medição da resistência nos sensores de temperatura

Mensagem por lcscoelho »

Fala pessoal,

Estou com um problema/dúvida nessa medição. Meu carro está bem acelerado em marcha lenta e estou testando os sensores do motor. Na hora de testar os sensores de temperatura da água e temperatura do ar eles deram um valor de resistência ok quando desligados mas ao virar a chave, sem ligar o motor, essa resistência vai pro infinito entretanto com a leitura de voltagem normal... A minha dúvida é: Eu não deveria ter uma leitura de resistência mesmo enquanto passa corrente por eles?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cuidado...aceleração em ML está mais ligado a problemas no sensor de borboleta e no atuador da ML (normalmente sujeira).

Negativo...a medida de resistência de qualquer componente não pode ser feita com o componente alimentado por outra fonte que não seja a do próprio medidor.


lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Sim. Eu troquei o sensor de posição e o atuador de marcha lenta é relativamente novo. Tô suspeitando desses sensores de temperatura e do MAP. Se não for isso não sei mais o que pode ser. Até por entrada falsa de ar eu já chequei.

Valeu pela dica do multímetro. Tava com essa dúvida.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Trocou o sensor e o atuador...mas limpou a sede do atuador e o canal do by pass? Tem motores que sujam muito rápido, prejudicando o funcionamento normal.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Como referência:

Sensor de temperatura da água (atrás do cabeçote):
Graus C / Resistência (ohms)
100 (160)
90 (220)
80 (310)
40 (1100)


Sensor de temperatura do ar:
Graus C / Resistência (ohms)
10 (3240 a 4400)
25 (1740 a 2600)
30 (1300 a 1700)
40 (900 a 1460)
85 (140 a 270)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski, os valores do sensor do ar estão com uma faixa muito grande...vc mediu ou pegou de algum lugar?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no manual da injeção tem esses valores certinho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1074
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Olá Bange, peguei da apostila da injeção Rochester multec ems para is 1.0/1.6/1.8


lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Limpar o corpo de borboleta todo foi a primeira coisa que fiz. Tá todo limpo.

Sobre o funcionamento do motor de passo: Quando giro a chave com o motor desligado ele fica fazendo barulhos intermitentes como se tivesse fazendo regulagem. Funciona e para, funciona e para; isso aleatoriamente e enquanto tiver com a chave ligada. Dá pra sentir vibração nele quando ele faz esses barulhos. Medi as resistências e estão dentro do padrão.

É normal esse funcionamento? Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que ao girar a chave o motor tem que fazer só um movimento de estender e recolher o pistão dele (ou o contrário), e depois ficar parado.

Minha hipótese é que ele pode estar com o funcionamento limitado, deixando entrar muito ar o tempo inteiro.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De fato o vai e vem do motor de passo deve ocorrer apenas se a central perder sua referência, ou seja, ela não sabe onde ele está posicionado...

Ligue o carro, acelere até uns 4000rpm, deixe acelerado e desligue o motor.
Ligue apenas a chave, aguarde 1 minuto ou até que o motor de passo pare de funcionar.

Pronto este é o procedimento para que ela grave a posição zero do motor de passo...a partir daí o motor não deverá ficar no vai e vem sempre que se vira a chave.

Fiz um teste agora...desconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm ficou +- em 1200, oscilando pouco...desliguei, reconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm foi pra 2500 estática. Acelerei até 4000rpm e desliguei a chave.

Liguei a chave e percebi o motor de passo atuar e depois parar...trisquei o motor e a RPM voltou a normalizar...

Desliguei e liguei várias vezes sem que o motor de passo fizesse nada entre ligar a chave e triscar o motor, com a rpm todas as vezes normal.

observação adicional:
Veja também se a sede do êmbolo do motor de passo (onde ele encosta e fecha completamente a passagem de ar para o by pass), não está deformada ou obstruída por alguma sujeira...assim como a ponta dele...problemas ali dificultam a normalidade da ML.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”