Fala pessoal,
Estou com um problema/dúvida nessa medição. Meu carro está bem acelerado em marcha lenta e estou testando os sensores do motor. Na hora de testar os sensores de temperatura da água e temperatura do ar eles deram um valor de resistência ok quando desligados mas ao virar a chave, sem ligar o motor, essa resistência vai pro infinito entretanto com a leitura de voltagem normal... A minha dúvida é: Eu não deveria ter uma leitura de resistência mesmo enquanto passa corrente por eles?
Medição da resistência nos sensores de temperatura
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Cuidado...aceleração em ML está mais ligado a problemas no sensor de borboleta e no atuador da ML (normalmente sujeira).
Negativo...a medida de resistência de qualquer componente não pode ser feita com o componente alimentado por outra fonte que não seja a do próprio medidor.
Negativo...a medida de resistência de qualquer componente não pode ser feita com o componente alimentado por outra fonte que não seja a do próprio medidor.
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Sim. Eu troquei o sensor de posição e o atuador de marcha lenta é relativamente novo. Tô suspeitando desses sensores de temperatura e do MAP. Se não for isso não sei mais o que pode ser. Até por entrada falsa de ar eu já chequei.
Valeu pela dica do multímetro. Tava com essa dúvida.
Valeu pela dica do multímetro. Tava com essa dúvida.
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Trocou o sensor e o atuador...mas limpou a sede do atuador e o canal do by pass? Tem motores que sujam muito rápido, prejudicando o funcionamento normal.
- gtmski
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Como referência:
Sensor de temperatura da água (atrás do cabeçote):
Graus C / Resistência (ohms)
100 (160)
90 (220)
80 (310)
40 (1100)
Sensor de temperatura do ar:
Graus C / Resistência (ohms)
10 (3240 a 4400)
25 (1740 a 2600)
30 (1300 a 1700)
40 (900 a 1460)
85 (140 a 270)
Sensor de temperatura da água (atrás do cabeçote):
Graus C / Resistência (ohms)
100 (160)
90 (220)
80 (310)
40 (1100)
Sensor de temperatura do ar:
Graus C / Resistência (ohms)
10 (3240 a 4400)
25 (1740 a 2600)
30 (1300 a 1700)
40 (900 a 1460)
85 (140 a 270)
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gtmski, os valores do sensor do ar estão com uma faixa muito grande...vc mediu ou pegou de algum lugar?
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no manual da injeção tem esses valores certinho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Limpar o corpo de borboleta todo foi a primeira coisa que fiz. Tá todo limpo.
Sobre o funcionamento do motor de passo: Quando giro a chave com o motor desligado ele fica fazendo barulhos intermitentes como se tivesse fazendo regulagem. Funciona e para, funciona e para; isso aleatoriamente e enquanto tiver com a chave ligada. Dá pra sentir vibração nele quando ele faz esses barulhos. Medi as resistências e estão dentro do padrão.
É normal esse funcionamento? Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que ao girar a chave o motor tem que fazer só um movimento de estender e recolher o pistão dele (ou o contrário), e depois ficar parado.
Minha hipótese é que ele pode estar com o funcionamento limitado, deixando entrar muito ar o tempo inteiro.
Sobre o funcionamento do motor de passo: Quando giro a chave com o motor desligado ele fica fazendo barulhos intermitentes como se tivesse fazendo regulagem. Funciona e para, funciona e para; isso aleatoriamente e enquanto tiver com a chave ligada. Dá pra sentir vibração nele quando ele faz esses barulhos. Medi as resistências e estão dentro do padrão.
É normal esse funcionamento? Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que ao girar a chave o motor tem que fazer só um movimento de estender e recolher o pistão dele (ou o contrário), e depois ficar parado.
Minha hipótese é que ele pode estar com o funcionamento limitado, deixando entrar muito ar o tempo inteiro.
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De fato o vai e vem do motor de passo deve ocorrer apenas se a central perder sua referência, ou seja, ela não sabe onde ele está posicionado...
Ligue o carro, acelere até uns 4000rpm, deixe acelerado e desligue o motor.
Ligue apenas a chave, aguarde 1 minuto ou até que o motor de passo pare de funcionar.
Pronto este é o procedimento para que ela grave a posição zero do motor de passo...a partir daí o motor não deverá ficar no vai e vem sempre que se vira a chave.
Fiz um teste agora...desconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm ficou +- em 1200, oscilando pouco...desliguei, reconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm foi pra 2500 estática. Acelerei até 4000rpm e desliguei a chave.
Liguei a chave e percebi o motor de passo atuar e depois parar...trisquei o motor e a RPM voltou a normalizar...
Desliguei e liguei várias vezes sem que o motor de passo fizesse nada entre ligar a chave e triscar o motor, com a rpm todas as vezes normal.
observação adicional:
Veja também se a sede do êmbolo do motor de passo (onde ele encosta e fecha completamente a passagem de ar para o by pass), não está deformada ou obstruída por alguma sujeira...assim como a ponta dele...problemas ali dificultam a normalidade da ML.
Ligue o carro, acelere até uns 4000rpm, deixe acelerado e desligue o motor.
Ligue apenas a chave, aguarde 1 minuto ou até que o motor de passo pare de funcionar.
Pronto este é o procedimento para que ela grave a posição zero do motor de passo...a partir daí o motor não deverá ficar no vai e vem sempre que se vira a chave.
Fiz um teste agora...desconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm ficou +- em 1200, oscilando pouco...desliguei, reconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm foi pra 2500 estática. Acelerei até 4000rpm e desliguei a chave.
Liguei a chave e percebi o motor de passo atuar e depois parar...trisquei o motor e a RPM voltou a normalizar...
Desliguei e liguei várias vezes sem que o motor de passo fizesse nada entre ligar a chave e triscar o motor, com a rpm todas as vezes normal.
observação adicional:
Veja também se a sede do êmbolo do motor de passo (onde ele encosta e fecha completamente a passagem de ar para o by pass), não está deformada ou obstruída por alguma sujeira...assim como a ponta dele...problemas ali dificultam a normalidade da ML.
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