Medição da resistência nos sensores de temperatura

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lcscoelho
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Re: Medição da resistência nos sensores de temperatura

Mensagem por lcscoelho »

Testei isso hoje. Talvez tenha algum problema com o atuador mesmo. Desliguei ele e liguei o carro, a rotação ficou altíssima, desliguei o carro, liguei ele de volta, liguei o carro e a rotação ficou alta e com pequenas oscilações como sempre, fiz o procedimento (o meu não tem contagiro então fui no feeling) mas ao ligar a chave sem ligar o motor ele fica fazendo o barulho que eu falei, funciona e para de maneira totalmente aleatória e não parece achar uma posição nunca pq fiquei ouvindo por uns 2 minutos. Liguei o motor e ficou do mesmo jeito.

Eu vou zerar a injeção dele hoje só por desencargo de consciência. Se não resolver, vou partir pra troca e tentar achar um que eu possa colocar pra testar antes de comprar um novo.
lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Cheguei a uma solução um tanto peculiar kkkkkkkk

Tirei o atuador do lugar pra ver o que acontecia e vi que ele aparenta estar travado mesmo. Quando viro a chave ele começa o movimento de estender a haste (fechar a entrada de ar) por alguns milimetros e depois trava no lugar. Até ali o movimento é silencioso então eu acho que o barulho que eu escuto é o barulho do motor tentando empurrar a haste e alguma engrenagem escapando. A haste só vibra e não avança. Então era esse o problema: o motor não conseguia fechar a passagem de ar.

Olhando tudo eu tive a ideia de forçar a haste um pouco mais pra fora e, voilà, a rotação ficou normal (mas ainda oscilando um pouco). Mas também o carro não liga sem que eu pise no acelerador um pouco kkkkkkkkk

Essa semana eu compro um novo. Ele nesse momento tá fora da bateria pra zerar a injeção e mais tarde eu vejo como ele vai se comportar estando frio e com a injeção zerada. Espero que ao colocar um novo, tudo se resolva pq é osso ficar parado no sinal com o carro a mais de 2 mil RPM
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Atuador é complicado.. pegue um de primeira linha, bosch ou marelli ou senão, delphi
Bange
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Mensagem por Bange »

Mas vc não disse lá atrás que colocou um sensor novo da borboleta e um atuador (motor de passo), também novo?

É possível que já tenha vindo com problema? Sim...mas também é possível que vc o tenha instalado com o eixo estendido além do normal...e quando apertou os parafusos, danificou a engrenagem, pois o eixo estaria além de seu limite de distância (distância do corpo para a sede do TBI).

Bom, o fato é que um atuador mecanicamente perfeito, não permite que seja alongado ou encolhido, forçando-se com a mão, sem quebrar (situação idêntica a dos vidros elétricos).

Mas também é um fato que a ECU não sabe em que posição ele está, sem fazer um dos dois procedimentos:

1 - Independente da posição que está, ela dá 160 passos estendendo o eixo (dessa forma ela assume que em algum dos passos o eixo parou - numa situação normal, foi na sede do TBI)...dá 160 passos recolhendo o eixo (dessa forma ela já sabe o curso total...dá agora um nr de passos que consta na sua programação (não sei quanto), digamos 140...e pára. Quando o motor for efetivamente ligado, ela analisa a RPM e ajusta o eixo para uma rotação de +- 900RPM.

2 - Independente da posição que está, ela dá 160 passos recolhendo o eixo...dá (digamos), 140 passos estendendo o eixo e assume o valor ZERO, como sendo 20 a mais do que ela deu, e pára. Quando o motor for ligado, ela analisa a RPM e ajusta a posição para +-900RPM.

Por que coloquei 140 passos? Porque quando ligamos o motor, normalmente ele se apresenta acelerado e em poucos segundos estabiliza...este valor de 140 é uma conjectura minha, pode ser qualquer valor acima do ZERO que ela calcula.

Obs.: Segundo um material da Webmotors, um dos procedimentos acima é utilizado quando o motor está a mais de 3500RPM, e a chave é desligada, ou seja, o programa entende que é para ignorar a informação gravada e procurar novamente.

Me ficaram duas dúvidas:
1 - Qual seria a razão pra ela não parar de tentar se ajustar, considerando que nessa fase de ajuste a ECU, não tem nenhuma informação adicional, seja de retorno dele ou de outro componente?

2 - Para um motor de passo novo, qual seria o procedimento para encolher o eixo de modo a não correr o risco de danificá-lo ao se instalar?

Lembro que a uns 2 anos eu busquei saber, aki no fórum, sobre o que ocorreria se eu o pusesse pra funcionar fora do TBI...pois sem saber se ele tem um limite próprio, o eixo poderia se soltar...as respostas não foram conclusivas...e eu só limpei com cuidado (não tentei nem forçar e nem rodar o eixo), portanto ATENÇÃO!

Como vc já informou que conseguiu estender o eixo com a mão, pra mim ele já está condenado, e sugiro que na troca vc compare o comprimento de seu velho com o novo...se o novo estiver mais estendido que o seu velho, é grande o risco de danificar ao instalar.

Se tudo certo, não deixe de executar o alto giro e desligar a chave ou ressetar a ECU, para que ocorra novamente o procedimento de busca de posição pela ECU...caso contrário vai continuar dando zica!
Bange
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Mensagem por Bange »

Atenção: para modelos com acelerador eletrônico, o procedimento de ajuste do motor de passo é diferente do que aqui foi descrito.
lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Não não, eu falei que era relativamente novo. O que eu comprei há pouco tempo foi o TPS (que tava com defeito também, tava acendendo a luz de falha na injeção). Eu tava morando fora e quem cuidava do carro era minha mãe, o carro ficou desse jeito, ela levou no mecânico e o cara mexeu lá e ajeitou. Ela não sabe o serviço que o cara fez então assumi que ele tinha trocado pq o atuador não parece velho. Agora o problema voltou, eu troquei o TPS e o problema ficou estabilizado, sempre com uma rotação especifica acima (com raros eventos de ou aumento ou queda, mas sem indicar falha na injeção) e eu já vi que é no motor de passo já que o carro tá funcionando "perfeitamente" com a haste dele mais pra fora do que ele tava conseguindo estender. Ele tava deixando entrar ar o tempo todo e por isso o motor ficava tão acelerado. Tudo aponta pra isso. Agora, depois do reparo soviético, eu já deixei ele em marcha lenta até ligar a ventoinha duas vezes e depois fui dar uma volta, tá bem normal pra quem tá com um motor de passo estrepado.

Enfim, deu problema e tá fora da garantia. Eu vou tirar e fazer uns testes que tive a ideia de fazer pra tentar reproduzir o defeito sem ter conexão com a injeção, garantindo assim que o problema é mecânico e no próprio atuador. Se ele não apresentar defeito em bancada então eu me f*di pq o defeito deve ser no controle dele.

Já soube de alguém com problema assim? Onde a ECU não conseguia estender um motor de passo?
lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Ah, outra coisa. Respondendo ao questionamento 2: Ao ligar a chave com o atuador fora do lugar, ele tentou se estender e ao desligar ele se encolheu. Acredito que se o motor novo não vier consideravelmente recolhido a ponto de eu ter a certeza que não vai bater no corpo de borboleta ao parafusar, eu posso só ligar ele antes de instalar pra ele fazer o movimento de recolher ao desligar a chave.
Bange
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Mensagem por Bange »

Pra reproduzir em bancada vc terá que ter um gerador de pulsos (12VDC), com steps controlados...

Mas de toda forma se vc conseguiu estender ou encurtar com a mão...ele tá pifado...

O problema de ligar ele sem estar no TBI, é a dúvida do o eixo sair qdo ele der os 160 passos para esticar...eu não tentei por desconhecimento, pois se ele sai eu não saberia como recolocar dentro de uma faixa normal de trabalho.

Se vc tiver condição de gerar os pulsos controlados, sugiro a cada pulso confirmar se ele fica imóvel (teste de folga da engrenagem), se não ficar, a engrenagem roeu naquele referente passo.
lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Eu ia só aplicar uma corrente direta nos terminais pra ver se a haste saia pra além do que ela sai atualmente, não ia testar pra ver se tava respondendo aos pulsos e tal só que apareceu um impasse:

Eu tô com a certeza de que o problema é no funcionamento do atuador mas em dúvida sobre o que tá causando isso. Agora a pouco eu medi a tensão nos fios que chegam no atuador e, numerando de 1 a 4, a tensão no 1 e 2 está constante em quase 12 volts mas a outra fica o tempo inteiro oscilando entre 0 e 11.

E aí? Isso não pareceu normal. Tô achando que se eu comprar um atuador novo, ele vai continuar funcionando errado.

PS.: A haste, que eu puxei pra fora na marra, voltou sozinha pro lugar dela e o carro voltou a ficar acelerado kkkkk
Bange
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Mensagem por Bange »

Em que situação vc registrou essas medidas?

Eu nunca medi, mas a lógica me diz que em ML, os pulsos devem ocorrer para que o controle seja feito, abrindo fechando o canal do by pass, mas com apenas a chave ligada (não o motor), após algum tempinho, ou com o giro fora da ML, a ECU não tem nada que ficar pulsando para o atuador...

Vc pode estar com algum defeito na ECU, na parte dos drivers que comandam o atuador, pois se fosse na ECU mesmo, no core, nada funcionaria correto e talvez o motor nem pegasse...

Pesquisas:

1 - Recolocar o atuador velho (caso tenha), ou qualquer outro(s) velhos, conseguido numa oficina e analisar as diferenças que ocorrerão (outro, mas que seja para o mesmo modelo de seu carro e ECU).
2 - Ir a um especialista em ECU para testar a sua.
3 - Conseguir emprestado (só para teste que pode ser feito na própria oficina), outra ECU idêntica.
4 - Analisar o funcionamento dos pulsos de um outro carro, mas que tenha a mesma ECU que o seu...pode ser até outro modelo e ano de carro, mas tem que ser a mesma ECU.

De acordo com seus relatos, o problema está ou na ECU ou no atuador...
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