Vazando óleo por cima e agua secou - Corsa 2009 1.4 prem.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
victor.manganaro
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 04 2016f Outubro 2016 07:36:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Vazando óleo por cima e agua secou - Corsa 2009 1.4 prem.

Mensagem por victor.manganaro »

Bom dia pessoal, sou novo por aqui, vamos lá..
Esse fim de semana aconteceu um problema comigo, e especificamente ontem ferrou com tudo.

No fds troquei as velas e os cabos do meu corsa 1.4 econoflex, inicialmente foi trocado de forma incorreta, nao foi seguido corretamente a ordem dos cabos, o que ocasionou um problemao, pois o catalisador entrou até em brasa devido isso quando foi funcionado. Beleza, no domingo foi colocado certo e o corsinha voltou a funcionar normal.

Mas desde o final de domingo reparei que o carro estava com a temperatura mais acima do que o normal (nao passou da metade), e a ventoinha ligando o tempo todo, ontem, parei e abri o capô e veio a surpresa, todo o oleo estava vazado por cima do motor, e o reservatorio de agua secou todo, tirei foto do ocorrido:
IMG_0619.JPG
O oleo parece ter vazado por onde entra mesmo e escorreu no motor, nao aparentou ter manchas brancas.

Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
oraboni
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 04 2015f Junho 2015 10:48:01 AM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por oraboni »

Parece junta do cabeçote pelo relato, mas não consigo falar pela foto.
Guilherme Oraboni

x VW Gol City 1.0 04/05
x Fiat Uno Mille "Uai" Economy 09/10
x Corsa Classic LS 2011
Corsa Sedan Premium 11/12
Avatar do usuário
victor.manganaro
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 04 2016f Outubro 2016 07:36:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por victor.manganaro »

oraboni escreveu:Parece junta do cabeçote pelo relato, mas não consigo falar pela foto.
Entao, o oleo parece ter vazado pelo proprio reservatorio, como se tivesse subido pra tampa, tava saindo fumaça (pouca) quando abri a tampa e quando tirei a vareta de oleo.

No aguardo por mais infos pra levar no mecanico..
Avatar do usuário
oraboni
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 04 2015f Junho 2015 10:48:01 AM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por oraboni »

Pera, misturou água e óleo? Se sim, pode parar o carro e se preparar para gastar uma grana :X
Guilherme Oraboni

x VW Gol City 1.0 04/05
x Fiat Uno Mille "Uai" Economy 09/10
x Corsa Classic LS 2011
Corsa Sedan Premium 11/12
Avatar do usuário
victor.manganaro
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 04 2016f Outubro 2016 07:36:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por victor.manganaro »

oraboni escreveu:Pera, misturou água e óleo? Se sim, pode parar o carro e se preparar para gastar uma grana :X
Naaaaão!! Aparentemente não, todo o oleo que vazou está puro, nao está com aquela cor "cafe com leite"..

O reservatorio de agua esvaziou, mas eu acredito que esta vazando em algum lugar, porque quando eu abri a tampa do reservatorio nao subiu pressao.

E eu mexi nas velas apenas, está tudo muito confuso pra mim..
Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

victor.manganaro escreveu:
oraboni escreveu:Parece junta do cabeçote pelo relato, mas não consigo falar pela foto.
Entao, o oleo parece ter vazado pelo proprio reservatorio, como se tivesse subido pra tampa, tava saindo fumaça (pouca) quando abri a tampa e quando tirei a vareta de oleo.

No aguardo por mais infos pra levar no mecanico..
Esse "reservátorio" seria o que então?

Pelo o que eu entendi, está vazando por onde se coloca o óleo, ou seja, pela tampa de válvulas, correto?
Avatar do usuário
victor.manganaro
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 04 2016f Outubro 2016 07:36:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por victor.manganaro »

Felipe Guillen escreveu:
victor.manganaro escreveu:
oraboni escreveu:Parece junta do cabeçote pelo relato, mas não consigo falar pela foto.
Entao, o oleo parece ter vazado pelo proprio reservatorio, como se tivesse subido pra tampa, tava saindo fumaça (pouca) quando abri a tampa e quando tirei a vareta de oleo.

No aguardo por mais infos pra levar no mecanico..
Esse "reservátorio" seria o que então?

Pelo o que eu entendi, está vazando por onde se coloca o óleo, ou seja, pela tampa de válvulas, correto?

O reservatorio que eu quis dizer foi o proprio local onde se coloca o oleo, exatamente!!

Isso eu digo vendo, pq está escorrendo de cima pra baixo e parece ter saido da tampa de valvulas.

Mas o que achei estranho foi o reservatorio de AGUA também ter esvaziado, mas nao ter se misturado com o oleo.

Lembrando que isso aconteceu depois que o catalisador ficou em brasas (por conta dos cabos de velas terem sido colocados erroneamente), nao sei se alguma coisa derreteu la em baixo, enfim.. inumeras opções.
Avatar do usuário
oraboni
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 04 2015f Junho 2015 10:48:01 AM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por oraboni »

Vitor, se você não encontrou onde a água vazou e não encontrou sinal de água no chão da garagem, por exemplo, ainda pode ser a junta do cabeçote que queimou no superaquecimento quando o carro não estava com funcionamento regular e a água saiu pelo escape. Convém dar uma olhada em todas as juntas. É meu único palpite para estar vazando água E óleo ao mesmo tempo.
Guilherme Oraboni

x VW Gol City 1.0 04/05
x Fiat Uno Mille "Uai" Economy 09/10
x Corsa Classic LS 2011
Corsa Sedan Premium 11/12
Avatar do usuário
victor.manganaro
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 04 2016f Outubro 2016 07:36:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por victor.manganaro »

oraboni escreveu:Vitor, se você não encontrou onde a água vazou e não encontrou sinal de água no chão da garagem, por exemplo, ainda pode ser a junta do cabeçote que queimou no superaquecimento quando o carro não estava com funcionamento regular e a água saiu pelo escape. Convém dar uma olhada em todas as juntas. É meu único palpite para estar vazando água E óleo ao mesmo tempo.

Beleza guilherme, valeu cara, vou dar uma olhada melhor pq nao tive tempo pra ver aonde esta vazanado, e depois volto a tirar duvida por aqui.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A meu ver ocorreu uma baita coincidência, pois ao inverter os cabos de velas, o motor ou não pega ou pega tão quadrado e sem força que mal dá pra andar...seria necessário rodar muuuito com ele nesse estado pra algo acontecer...acho que vc perceberia a deficiência e não insistiria...

Quanto ao catalizador, ele realmente esquenta e muito, e isso é normal até certo ponto.

Verifique e/ou reaperte os parafusos da tampa dos tuchos.

Reponha o líquido do arrefecimento até o seu nível normal...ligue o motor e observe a temperatura e o acionamento da(s) ventoinha(s), com o carro em ML, assim como algum eventual vazamento do líquido no radiador e nas diversas conexões das mangueiras.

Mesmo não havendo vazamentos, o líquido poderá baixar um pouco, pois ele só circula após a VT se abrir...aguarde o motor esfriar um pouco, abra o reservatório com cuidado e reponha até o nível correto...repita a operação e observe tudo novamente.

Mas alerto que se o motor girou sem o líquido de arrefecimento, existe grande probabilidade dele ter superaquecido e algo ter ocorrido no cabeçote...no mínimo queimando a junta...e se isto ocorreu vc terá que levá-lo a uma retífica pra conferir se não houve algum empeno. o que dentre algumas consequências, poderia deixar a pressão dos cilindros passarem ao arrefecimento e o líquido sairia pela válvula da tampa do reservatório de expansão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”