Velocímetro x Hodômetro

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Velocímetro x Hodômetro

Mensagem por coreyviana »

Bom dia a todos, desculpem se estou postando em local errado.

Tenho um Corsa Wind 96/97, o velocímetro marca errado, cerca de 15 km a mais comparando com outros dois carros mais novos que fiz a comparação. Fiz também um teste para comparar o km percorrido num trecho idêntico, zerando o hodômetro parcial e rodando o mesmo percurso em outro carro e o km percorrido foi idêntico ao do meu carro, mas como foi uma distância curta (3 km percorrido) e em baixa velocidade, não sei se pode servir muito de parâmetro. A pergunta é: Essa alteração na velocidade indicada pode alterar o hodômetro geral e parcial do carro? Estou querendo fazer uma média de consumo de combustível, caso a velocidade apresentada interfira no hodômetro, acredito que não terei precisão nessa média. Obrigado!
corseirosjf
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 30 2016f Setembro 2016 11:37:23 AM
Localização: Volta Grande - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por corseirosjf »

Para ter uma média exata o ideal é andar numa velocidade média de pelo menos uns 30km/h, e fazer esse percurso no final do seu expediente para evitar trânsito, como por exemplo dá carona a pessoas conhecidas que morem em outro bairro, como você é de Juiz de Fora, pode atravessar a cidade como do Eldorado a Santa Luzia por ser em linha reta.
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por coreyviana »

Blz! Vou seguir esse esquema para fazer a média de forma mais correta, sei que trechos curtos e com engarrafamento não seriam ideias para se tirar média! Mas sobre a pergunta, o velocímetro do meu carro marca velocidade acima que a real.. Isso comparando com outros carros que andei. Minha dúvida é, se o fato dessa diferença de velocidade a mais, poder ou não interferir no hodômetro parcial e geral no painel... Não sei se o hodômetro usa base na velocidade indicada no velocímetro para contar os KM percorridos.
diogenes-celio
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 17 2016f Julho 2016 11:32:51 PM
Localização: Ribeirão do Pinhal - PR
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por diogenes-celio »

Amigo existe vários fatores vc tem que ver o conjunto de rodas cada carro tem sua medida de roda e pneus, maiores e rodas maiores o rodometro irá marcar menos, e se for menor do que o original ele irá apresentar ser mais longe, entendeu veja seu conjunto de rodas .

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Use um GPS com indicação de velocidade para comparar com o velocímetro do painel. O painel tem que marcar 5km/h a menos. Veja se o W é o 1150 e não o 1132.
JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

Eu acredito que uma coisa não irá interferir em outra. Se está marcando 15 a mais tem se ver o pq. Eu achava q o meu marcando 8 a mais e com rodas e pneus originais era muito. Penso também que andar a 30 km/h não vai ajudar muito na média. Você tem que andar com o pé de boa, e sem muitas arrancadas bruscas. Andando tranquilo vc vai fazer uma média boa.

Enviado de meu SM-G360M usando Tapatalk
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por coreyviana »

Uso medidas originais de roda e pneu, 165/70/13. Sendo assim cheguei a conclusão que a diferença que marca no meu velocímetro, não irá interferir no hodômetro (comparei num mesmo trecho com outro carro e no hodômetro parcial deu o mesmo valor que o meu). Referente a velocidade marcando a mais, acredito que seja pelo fato do antigo dono ter trocado a iluminação do painel, deve ter mexido no ponteiro do velocimetro e não regulou devidamente depois, irei verificar isso. Incomoda um pouco principalmente em radares.. No mais, agradeço as opiniões de todos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”