Alguém sabe me informar o que é esse sensor?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Alguém sabe me informar o que é esse sensor?

Mensagem por lcscoelho »

Fala galera!

Alguém saberia me informar se isso é um sensor ou o que ele é? Sempre tive curiosidade mas agora é mais sério, eu to tentando deixar todos os sensores com a leitura correta pra diminuir consumo e acabar com uns problemas que não vem ao caso, minha dúvida é mesmo só o que seria isso:

Imagem

Ele fica nessa posição do motor (Círculo vermelho):

Imagem

Já no círculo amarelo tem um T do qual uma saída vai pra esse sensor, a outra vai pra outro lugar que não consegui ver mas é pra parte de trás do motor e, o problema (ou não) a terceira saída aparentemente deveria se conectar em algum lugar e está lá aberta e solta. Como mostra essa foto:

Imagem

Os x rosa aparentemente deveriam se conectar mas o de cima foi propositalmente entupido. Essa parte superior parece que passa vácuo ou sei lá, mas dá pra ver a tubulação melhor aqui:

Imagem

Outra coisa que percebi é que deixando o carro com a chave virada mas sem dar a partida, essa peça esquenta ao ponto de não dar pra encostar por muito tempo.


Então, alguém conhece dela? Ela tbm tem uma saída que tá aberta pra atmosfera além daquele T que mencionei antes. Achei muito estranho e conhecendo o histórico desse carro, não me admiraria se tivesse tudo errado.
Avatar do usuário
rgsperandio
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Terça-feira 11 2012f Setembro 2012 01:36:56 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgsperandio »

Isso que você marcou em rosa é uma eletrovalvula, pode ser do canister ou de partida a frio, não conheço do corsa B as posições de cada atuador. E o circundado em amarelo é a válvula de vácuo para o hidrovácuo (servofreio). Nenhum dos dois deveriam ter aberturas para a atmosfera.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Pois é. Depois de tropeçar por sorte com algumas informações, consegui entender um pouco.

A mangueira do hidrovácuo tava com um tampão naquele T (o X rosa). A outra ponta marcada com X rosa segue pra válvula de controle do canister e deveria ter vácuo mas estava aberta. No CepChev aparentemente tem uma ligação direta entre o T do hidrovácuo e a válvula de controle do canister, e foi o que eu fiz, entretanto isso deixou aquela eletroválvula isolada até eu descobrir exatamente o que é e como fazer a ligação dela com o motor.

Vi fotos em alguns lugares que dão a impressão dessa eletroválvula ser ligada entre o hidrovácuo e a válvula de controle do canister (no meu tá direto) e já vi informações de que ela é algo do ar-condicionado.. Então vou ter que pesquisar mais pra saber.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem muita discussão sobre a função dessa solenoide, ar quente ou canister......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Mistério resolvido. No caso do meu carro, Corsa Super 98/99, essa eletroválvula é do ar quente mesmo. Não deu pra testar realmente pq o ar-condicionado tá desativado até eu consertar mas eu liguei um multímetro no conector e ele mostrou 12V estando com o seletor no frio e 0V estando com o seletor no quente.

Como o meu carro não tem uma eletroválvula pro canister, pelo que parece (olhando no CepChev também) a válvula de controle do canister vai ligada direto na mangueira do hidrovácuo.

Fica aí a dica pra quem tiver com essa dúvida. Abraço.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim sim, na verdade canister já é obrigatório tem longe tempo, e vem em todos os carros, então os gerenciadores estão pelo carro, já essa solenoide não tem em todos os carros, mas como seria do canister se todos deveriam ter o canister.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”