Retifica Corsa 1.0 mpfi 4p

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Vinícius Campos
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 07 2016f Maio 2016 05:25:38 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Retifica Corsa 1.0 mpfi 4p

Mensagem por Vinícius Campos »

Boa noite a todos do forum!


Tenho um corsa 96 mpfi 1.0 4p que começou apresentar problemas de apagar na redução de marchas e ficar falhando quando acelera. levei na oficina o cara me disse q precisa fazer o motor pq o oleo esta molhando as velas! minha duvida é a seguinte, o carro nao ta fumando nem nada, sera q é preciso fazer o motor inteiro por causa disso? e se alguem passou pelo msm problema foi resolvido possa me dar a base de quanto deve ficar mais ou menos todo serviço, desde de a mao de obra e peças ? sou novo nesse ramo de carros sempre tive moto, esse carro tem 6 meses q esta comigo, peguei uma bela bomba nas maos! mas dependendo do valor eu mando arrumar pq gostei do corsinha! desde ja agradeço a quem puder ajudar. obg....
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Apagar nas reduzidas e falhar nas acelerações, não é indicativo de necessidade de retífica.

Se molha as velas de óleo, não tem como não estar fumando, pois óleo na câmara de combustão, queima junto com o combustível...e sai fumaça com certeza, depende só da quantidade.

Se vc. afirma que não sai fumaça, eu seguiria e seguinte rotina.

1 - Nível do óleo na medida exata, nem mais e nem menos (verificado com motor frio e o carro no plano).
2 - Inspeção e limpeza da tampa dos tuchos, principalmente o anti-chamas + as mangueiras de conexão na admissão.
3 - Já que retirou a tampa, inspecione balancins e calços, se necessário troque, troque direto os retentores das válvulas.

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou...
1 - Fazer teste de pressão e vazão da bomba de combustível (só com instrumento próprio), avaliando pré filtro, filtro e válvula de alívio.
2 - Fazer teste de vazão e estanqueidade dos bicos injetores (só com instrumento próprio).

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou...

Fazer teste de taxa de compressão nos cilindros (só com instrumento próprio), pois agora vc. tem certeza de que não há problemas com cames, balancins, calços e retentor das válvulas...se não passar no teste, sua última chance de não cair em uma retífica é uma descarbonização simples.

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou, lamento, mas a retífica é inevitável.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só mais um detalhe...avaliar o centelhamento das velas...se insuficiente, a explosão não é plena...a melhor potência do centelhamento é a de cor azul esbranquiçada...amarela nunca.
Vinícius Campos
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 07 2016f Maio 2016 05:25:38 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Vinícius Campos »

Bange escreveu:Apagar nas reduzidas e falhar nas acelerações, não é indicativo de necessidade de retífica.

Se molha as velas de óleo, não tem como não estar fumando, pois óleo na câmara de combustão, queima junto com o combustível...e sai fumaça com certeza, depende só da quantidade.

Se vc. afirma que não sai fumaça, eu seguiria e seguinte rotina.

1 - Nível do óleo na medida exata, nem mais e nem menos (verificado com motor frio e o carro no plano).
2 - Inspeção e limpeza da tampa dos tuchos, principalmente o anti-chamas + as mangueiras de conexão na admissão.
3 - Já que retirou a tampa, inspecione balancins e calços, se necessário troque, troque direto os retentores das válvulas.

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou...
1 - Fazer teste de pressão e vazão da bomba de combustível (só com instrumento próprio), avaliando pré filtro, filtro e válvula de alívio.
2 - Fazer teste de vazão e estanqueidade dos bicos injetores (só com instrumento próprio).

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou...

Fazer teste de taxa de compressão nos cilindros (só com instrumento próprio), pois agora vc. tem certeza de que não há problemas com cames, balancins, calços e retentor das válvulas...se não passar no teste, sua última chance de não cair em uma retífica é uma descarbonização simples.

Normalizou? Sim, tchau e um abraço...

Se não normalizou, lamento, mas a retífica é inevitável.

Obrigado pelas respostas, isso foi me passado pelo mecanico pelo telefone, marquei de ir amanha ver detalhes doq precisa ser feito no carro, e novamente afirmo o carro nao esta fumando , somente falhando nas acelerações e as vezes nas reduções de marcha ele apaga, lendo seu comentario, acredito q o mecanico quer me passar a perna, e se ficar provado levando num segundo avaliadorou terceiro se precisar, deixo a oficina como negativada no site, sou de bhmg!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fumando ele está, a vela está dentro da câmara de combustão, se ela tem óleo é porque tem óleo onde não devia na câmara de combustão. A questão é que pode ser pouco o suficiente pra você não ver no escapamento. Por isso o confrade indicou os passos acima, eles são problemas mais simples que resolvidos vai parar de lambuzar as velas.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

:lol: :lol: :lol: ...ele deu extrema unção pelo telefone e a coisa pode ser só um resfriado... :o :o

A gente aqui dá dicas e orientações...pra acertar na bucha, tem que avaliar, testar e confirmar...isso só de corpo presente, pois até em sua informação pode ter escapado algo importante para uma tomada de procedimento.

Não deixe de retornar o veredito final!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não duvido q molhe as velas, mas tem vários estágios, uma leve sujada até molhar mesmo, q no caso da as falhas, e se molha nesse extremo, tem fumaça saindo.....ai precisa ver pq pode ser apenas uma das velas tmb e não todas....mas o mais normal nessa situação seria simplesmente troca de retentores de válvula.....se passar tudo isso de óleo pelos anéis, vc já sentiria o motor bem fraco sempre, mas não é tao normal passar óleo pelos anéis a ponto de sujar velas...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Vinícius Campos
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 07 2016f Maio 2016 05:25:38 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Vinícius Campos »

Bange escreveu::lol: :lol: :lol: ...ele deu extrema unção pelo telefone e a coisa pode ser só um resfriado... :o :o

A gente aqui dá dicas e orientações...pra acertar na bucha, tem que avaliar, testar e confirmar...isso só de corpo presente, pois até em sua informação pode ter escapado algo importante para uma tomada de procedimento.

Não deixe de retornar o veredito final!

pelo telefone foi uma coisa, pessoalmente foi outra, peguei novamente o carro, ta rodando liso, as velas estão molhando msm, bem pouco, mas nao motivo de uma retifica completa no motor, pelo menos nao agora, desconfio q isso tudo foi uma maldita gasolina adulterada! sobre valores so fazer o cabeçote ficou em 1200 reais fazer o motor todo na casa dos 3 mil! nesse momento pra mim sem chance , mas futuramente pretendo reservar uma grana pra isso! obg a quem respondeu!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gasolina é uma coisa, óleo na vela é outro.....
já esta assim, vai piorar até rápido o problema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
roberto de medeiros
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 12 2016f Julho 2016 05:50:49 PM
Localização: São Pedro - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por roberto de medeiros »

boa tarde alguem conhece uma boa retifica estou precisando de um parao meu cora mpfi 1996 1.0
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”