Carro não eleva rotação na 1° partida do dia / Nível do óleo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
coreyviana
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 07 2015f Outubro 2015 10:18:03 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Carro não eleva rotação na 1° partida do dia / Nível do óleo

Mensagem por coreyviana »

Boa noite a todos!

Tenho uma dúvida referente a 1° partida do dia (ou partida após muito tempo parado, tipo 8 a 10 horas). Vi um tópico parecido no clube, porém o carro em questão era a álcool e modelo diferente do meu, acredito que possa ser um problema diferente. Meu Corsa sempre elevou levemente o giro sozinho nas partidas com motor frio, após alguns segundos a lenta se estabilizava (sempre achei normal pesquisando aqui no clube), porém de uns tempos pra cá (clima mais frio) isso não acontece mais, a 1º partida pela manhã o carro liga normal, de primeira, porém o giro se estabiliza como se o motor já estivesse quente, não sobe e desce como antes. Nas outras partidas do dia, com intervalo de tempo menor e com temperatura do motor fria também (tipo 2 ou 4 horas parado), o carro eleva o giro e depois de alguns segundos desce (como antes acontecia também na 1° partida do dia). Estou com o carro a alguns meses, foi trocado velas, cabos de vela, bateria, filtro de ar e filtro de gasolina, limpeza da TBI e motor de passo, troca de óleo, verifiquei alguns pontos de aterramento (mesmo não acreditando ser o problema) e acredito que estão ok. Acredito ser o sensor de temperatura pois o mesmo não foi trocado, porém considero a temperatura do carro normal acionando a ventoinha aos 95° estabilizando em movimento em 92°. Não acho o carro econômico, faz uns 8,5 na cidade (mais uma desconfiança do sensor de temperatura com problema).

Outra dúvida:

Qual o melhor horário para se medir o nível do óleo? Faço sempre pela manhã antes de ligar o carro, o nível se apresenta entre o min. e máx., porém no decorrer do dia, após algumas horas parado o nível sempre está no mínimo (olhei no manual do carro e lá fala que deve ser verificado com motor em temperatura normal de funcionamento, após alguns minutos desligado). Questionei isso ao mecânico que fez a troca e ele me passou que o correto é verificar pela manhã antes de ligar o carro, pois como uso um óleo mais grosso 20w50, o mesmo demora para descer totalmente e se ter uma medição correta. Só aparece nível entre min e máximo caso deixe o carro muito tempo parado tipo umas 10 horas.

Meu carro é um corsa 96/97 gasolina.

Desculpem o tamanho do texto, tentei detalhar o máximo para que alguém possa me orientar, obrigado!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se ele não sobe a rotação na primeira partida é pela central entender que não precisa, não vejo como problema, talvez antes ele subia mais do que precisava e agora está normal.

Sobre o óleo descer, realmente tem que esperar, normalmente 15 minutos, 30 minutos já é o suficiente. Talvez, e digo TALVEZ, tenha um início de borra nas galerias dificultando que ele desça. Procura só trocar o óleo nos prazos corretos (5000 km ou 7500 km - não lembro no seu caso o que diz o manual), não esquece que quando não dá a km deve trocar por tempo, 6 meses.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”