[duvida] Correia dentada Arrebentou com 20 mil
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 17
- Registrado em: Quarta-feira 24 2011f Agosto 2011 11:13:18 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[duvida] Correia dentada Arrebentou com 20 mil
Galera no final de 2014 fiz uma super revisão no carro e foi trocada a correia dentada , na semana passada estava indo para minas quando no meio do caminho a correia se rompe e fico na mao, graças a Deus foi so a correia esticador e os balancim, na volta para casa fui no mecanico informando que tomei prejuizo devido a correia dentada que ele trocou ter se rompido e ele me disse que correia se troca de ano em ano ou a cada 40 mil, mas ate aonde eu sei é 40 mil ou 3 anos, Posso cobrar o prejuizo dele ou vai ser briga perdida ?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
De ano em ano não, a borracha aguenta mais do que um ano, mas não são eternas, mesmo que rodem pouco. O quanto não sei dizer, já li 3, 4 e 5 anos. Talvez dependa do fabricante.
Vazamento de óleo, algum retentor melando correia ou mesmo o rolamento do esticador com problema pode causar a quebra da correia.
Se não tem vazamentos ali nos retentores, se não foi algum rolamento (bomba de água ou óleo) até dá pra brigar, mas acredito que precisaria de um laudo de terceiro, você já fez o serviço? Fez na mesma oficina? Como foi?
Vazamento de óleo, algum retentor melando correia ou mesmo o rolamento do esticador com problema pode causar a quebra da correia.
Se não tem vazamentos ali nos retentores, se não foi algum rolamento (bomba de água ou óleo) até dá pra brigar, mas acredito que precisaria de um laudo de terceiro, você já fez o serviço? Fez na mesma oficina? Como foi?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 17
- Registrado em: Quarta-feira 24 2011f Agosto 2011 11:13:18 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Eu moro em Guarulhos/Sp , estava indo para BH , quebrou no meio do caminho o guincho levou para Bh, e fiz o serviço na oficina de lá , o mecanico que fez me disse que o esticador e a bomba estava em perfeito estado , e esta tudo seco , nada de oleo na correia .
- Uorrned
- :: Piquet ::
- Mensagens: 297
- Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Seu motor é o econoflex? Nao empenou válvula?
No manual consta troca com 50 mil km, 40 mil seria algo bem prudente. Por tempo nao lembro de ter algo,mas troca de ano em ano é um brutal exagero...
No mais, tem que verificar visualmente todo ano mesmo, ou a cada 10.000 km, em outras palavras, em toda revisao.
Isto porque contaminacao pode agredir o material e levar a deterioracao precoce.
Além disto, tem que tomar cuidado com correia falsa, pois tem muita gates, contitech e etc por aí que na verdade nao passa de correia barata falsa.
P/ errar o ponto deste motor tem que ser muito mexicano, e vc provavelmente notaria alguma mudanca no motor. Mas se ele deixou ela tencionada demais, isto tende ir cortando a correia. As polias tendem a ir amolando com o tempo e a correia com muita tensao nestas polias acaba partindo.
Cobrar o preju, cabe tentar né... mas pelo que ele te disse, parece que o cara tenderá a tirar o dele da reta e na justica ficará um pouco complicado provar que, se foi falha do mecanico, a falha realmente foi dele.
No manual consta troca com 50 mil km, 40 mil seria algo bem prudente. Por tempo nao lembro de ter algo,mas troca de ano em ano é um brutal exagero...
No mais, tem que verificar visualmente todo ano mesmo, ou a cada 10.000 km, em outras palavras, em toda revisao.
Isto porque contaminacao pode agredir o material e levar a deterioracao precoce.
Além disto, tem que tomar cuidado com correia falsa, pois tem muita gates, contitech e etc por aí que na verdade nao passa de correia barata falsa.
P/ errar o ponto deste motor tem que ser muito mexicano, e vc provavelmente notaria alguma mudanca no motor. Mas se ele deixou ela tencionada demais, isto tende ir cortando a correia. As polias tendem a ir amolando com o tempo e a correia com muita tensao nestas polias acaba partindo.
Cobrar o preju, cabe tentar né... mas pelo que ele te disse, parece que o cara tenderá a tirar o dele da reta e na justica ficará um pouco complicado provar que, se foi falha do mecanico, a falha realmente foi dele.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Teoricamente os tensores automáticos evitam que a correia esteja esticada demais. Contaminação pode ser, até mesmo pedrinha. Vai ser complicado de provar algo.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 17
- Registrado em: Quarta-feira 24 2011f Agosto 2011 11:13:18 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Vou novamente no mecanico, pois ele me disse para ver com a GM a Correia , porem acho que quem deve ver isso é ele e nao eu , vou cobrar o preju dele, alguem ja viu algum caso desse tipo na justiça ?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 15
- Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Novembro 2015 10:13:28 AM
- Localização: Abelardo Luz - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Contitech. Tem uma matéria sobre isto na internet. " ContiTech encontra novos casos de correias automotivas falsificadas ". http://omecanico.com.br/contitech-encon ... sificadas/
- Uorrned
- :: Piquet ::
- Mensagens: 297
- Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sim. Mas o tensor tem uma posicao certa e tem muito mecanico que ignora isto porque ele entra em outras posicoes sem problema, o que pode deixar a tensao um pouco mais alta, mesmo o tensor sendo automático.
Já vi mecanico trocar correia sem nem sequer analisar o estado das polias, o que é perigoso também.
Muitas vezes a primeira correia dura muito bem, enquanto uma segunda vai embora prematuramente assim como protagonizado pelo nosso amigo. A primeira correia ao longo do tempo pode ter amolado uma das polias ou ambas, e a combinacao de polias levemente afiadas e uma possível sobre tensao acaba sendo fata para a segunda correia.
Já vi mecanico trocar correia sem nem sequer analisar o estado das polias, o que é perigoso também.
Muitas vezes a primeira correia dura muito bem, enquanto uma segunda vai embora prematuramente assim como protagonizado pelo nosso amigo. A primeira correia ao longo do tempo pode ter amolado uma das polias ou ambas, e a combinacao de polias levemente afiadas e uma possível sobre tensao acaba sendo fata para a segunda correia.
awaked escreveu:Teoricamente os tensores automáticos evitam que a correia esteja esticada demais. Contaminação pode ser, até mesmo pedrinha. Vai ser complicado de provar algo.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Pode, se for o caso dá pra constatar isso ainda, mas aí não é mecânico e sim um jacaré! Rs.Denrrou escreveu:Sim. Mas o tensor tem uma posicao certa e tem muito mecanico que ignora isto porque ele entra em outras posicoes sem problema, o que pode deixar a tensao um pouco mais alta, mesmo o tensor sendo automático.
Já vi mecanico trocar correia sem nem sequer analisar o estado das polias, o que é perigoso também.
Muitas vezes a primeira correia dura muito bem, enquanto uma segunda vai embora prematuramente assim como protagonizado pelo nosso amigo. A primeira correia ao longo do tempo pode ter amolado uma das polias ou ambas, e a combinacao de polias levemente afiadas e uma possível sobre tensao acaba sendo fata para a segunda correia.
Polia afiada é coisa de ADG, pode acontecer pra lá, no entanto não deve ser o caso aqui.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 19 Respostas
- 2396 Exibições
-
Última mensagem por Flávia Roberta
-
- 2 Respostas
- 1600 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 4 Respostas
- 21494 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 8 Respostas
- 2080 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 3594 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 4007 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 0 Respostas
- 13 Exibições
-
Última mensagem por Samuelziin
-
- 1 Respostas
- 205 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 6 Respostas
- 938 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1510 Exibições
-
Última mensagem por SemControle