Corsa Wind 00/01 perdendo potência

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Victor Stevan
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Corsa Wind 00/01 perdendo potência

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal, boa tarde.

Esse é meu primeiro post.
Primeiramente, quero parabenizar toda a administração do fórum. Muito bacana e organizado!

Gostaria de expor minha dúvida e, peço que se alguém já passou por caso semelhante, se manifeste e diga o que fez para solucionar o problema.
Meu carro é um Corsa Wind 1.0 mpfi 2000/2001. Peguei ele em março desse ano e, é meu primeiro carro. Antes dele, só havia dirigido um Gol da auto escola e algumas vezes o Astra do meu pai.

Já aconteceu duas vezes o mesmo problema em situações diferentes:

1° vez, estava na marginal com o ar condicionado ligado e, consequentemente o motor perde bastante potência (ainda mais se tratando de 1.0) mas, por ser uma reta, não havia problema algum. Demorava mais pra desenvolver velocidade mas nada fora do comum. Quando peguei a saída pro bairro que iria entrar, desliguei o ar para ter mais potência e encarar as ladeiras... Senti a mesma perda de potência que se o ar estivesse ligado! Conferi várias vezes se havia esquecido o ar ligado, mas, o mesmo estava desligado... Estranhei tudo isso mas segui para meu destino e, quando fui embora, a potência estava normal...

2° vez, estava na Castelo Branco (sem o ar ligado) procurando um pesqueiro que eu nunca havia ido... Então me perdi um pouco... Passei muito medo no meio das carretas e o carro simplesmente não desenvolvia velocidade! Quando pisava no acelerador até o talo com o carro em 5° marcha e a uns 70 km/h, era obrigado a reduzir para quarta e mesmo assim demorava bastante pra pegar velocidade... Quando pegou e olhei no velocímetro estava batendo 130 km numa descidinha... Ai pensei: Pronto... Além de tudo é capaz de ter pego uma multa :evil:

O que me deixa intrigado é que da mesma forma que o carro tem essas perdas de potência, do nada volta ao normal. O motor não falha em momento algum... Só fica chocho mesmo. O combustível é de boa qualidade, então descarto essa hipótese. Tirei as velas e as mesmas estão normais. De qualquer forma vou trocar velas e cabos por precaução.

Alguém já passou por situação semelhante?
Podem me dar uma luz?

Agradeço!

Abraços.
awaked
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Mensagem por awaked »

Bem vindo!

Os primeiros caminhos, tudo da pra testar antes de sair trocando:
- Testar a bomba de combustível quanto a pressão e vazão. Ela tende a falhar quando esquenta, não é regra. Há relatos de que um simples filtro de combustível entupido provoque o sintoma em questão. Então cuidado, se der baixa pressão na bomba verificar o filtro de combustível.
- Verificar embreagem. Nesse caso a rotação/giro do motor sobe mas a velocidade não, indício de embreagem gasta, então a força do motor não passa pro câmbio e consequentemente rodas.
- Obstrução no escapamento. O tempo e a oxidação podem fazer o interior se desfazer, depende como ocorre acaba restringindo os gases, o carro fica manco. Normalmente quando fraco retirar a sensor de oxigênio resolve pois cria abertura extra no escape.
- Deficiência elétrica, cabe um teste de bateria e alternador, se a tensão cai complica pra bomba manter pressão e até pras velas centelharem corretamente.
- Sensor de oxigênio, verificar o funcionamento com equipamento simples.

Como dica, filtro de ar e combustível troca a cada 10.000 km.
Filtro de óleo sempre com o próprio óleo, 5000 km pra uso urbano.
Velas o manual cita 40.000 km, mas em alguns casos com 30.000 km já estão ruins.

Isso tudo é o básico pra começar. Tem bem mais coisas que deixam um carro fraco, como ponto do motor, polia com folga mudando de posição (hora fica bom hora fica ruim), problema de compressão nos cilindros, bobina falhando, enfim...
awaked
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Mensagem por awaked »

Ah, veja se os cabos da bateria não estão frouxos! E verificar os aterramentos, pede pra limparem eles, se preciso uma lixadinha no contato.
Victor Stevan
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Mensagem por Victor Stevan »

Amigo, muito origado pelas valiosas dicas.
Vou tentar verificar alguma coisa no final de semana.

Outra coisa que esqueci de citar é que, "acho" que ele está gastando mais que o normal. Explico porque acho e não tenho certeza: Pelo que pude perceber, o marcador de combustível não tem muita precisão... As vezes marca pouco menos que um quarto e eu abasteço 8 litros por exemplo... Já pula pra pouco mais de meio tanque... Enfim. Se estiver gastando mais que o normal, imagino que possa ser os cabos e velas, não? Segunda minhas contas, a última vez que marquei fez na média de 10 Km/litro e, digamos que foi metade na estrada e metade na cidade. Achei pouco por ser um motor 1.0 que deveria ser bem econômico.
awaked
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Mensagem por awaked »

Consumo alto pode ser culpa de alinhamento, por exemplo. O que mais gasta, antes de vela é filtro de ar sujo demais.
Bico entupido aumenta o consumo, a central tenta compensar abrindo mais os outros e exagera.

Sobre o ponteiro é normal, quando cheio ele demora pra cair, quanto mais baixo mais rápido ele cai, não é proporcional. Se estiver 3/4 cheios e colocar 9 litros vai subir bem menos o ponteiro. Por isso médias são feitas de tanque cheio até tanque cheio (só até automático).
Victor Stevan
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Mensagem por Victor Stevan »

O filtro de ar foi trocado logo quando comprei.
Vou verificar os bicos e se necessário efetuar uma limpeza dos mesmos então e ver se há alguma melhora!
awaked
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Mensagem por awaked »

Se comprou faz pouco pede pro mecânico ver a correia dentada, andam acontecendo muitos casos dela arrebentar aqui no fórum pode observar pelos tópicos na área de mecânica e manutenção. Se ela arrebenta babau motor. Quem vende acaba deixando essa manutenção de lado. depois confere o resto.
Victor Stevan
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Mensagem por Victor Stevan »

awaked escreveu:Se comprou faz pouco pede pro mecânico ver a correia dentada, andam acontecendo muitos casos dela arrebentar aqui no fórum pode observar pelos tópicos na área de mecânica e manutenção. Se ela arrebenta babau motor. Quem vende acaba deixando essa manutenção de lado. depois confere o resto.
Farei isso.

Apesar de que o antigo dono é conhecido meu e bem caprichoso.
A correia ele trocou recentemente. Mas, pelo preço que custa, acho que vale apena colocar uma nova e ficar mais tranquilo, rs.
Bom, farei os teste citados e vou fazer a média de consumo com o tanque no talo então.
É complicado porque isso só aconteceu comigo. Meu pai sempre faz manutenção no carro dele e poderia me ajudar. Mas, o problema nunca aconteceu com ele nas vezes que ele dirigiu o corsa, então, ele diz que é minha forma de dirigir, kkk.
awaked
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Mensagem por awaked »

Se tem certeza que é nova, pelo menos tira a capa pra olhar se tem as gravações, nesse caso não precisa ser já e pode priorizar outra coisa.
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