[DÚVIDA] - Compensa trocar um Corsa Wind 99 por um Corsa Sedan 2000?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Felipsouza13
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Terça-feira 22 2015f Setembro 2015 04:13:34 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - Compensa trocar um Corsa Wind 99 por um Corsa Sed

Mensagem por Felipsouza13 »

Bom dia moçada!

É meu primeiro tópico por aqui, peço desculpa por eventuais problemas ou desconformidade com o fórum!

É o seguinte, hoje possuo um corsa wind ano 99 1.0, 4p (VE/TE/AL e Roda de liga aro 14). Sou o segundo dono e ele está com exatos 56.809KM. Porém venho tendo alguns problemas com o mesmo, tais como perda de compressão no 4º cilindro, vazamento de gasolina quando completo o tanque e por aí vai...

Um outro amigo meu, tem um corsa sedan ano 2000, praticamente os mesmos acessórios que o meu (VE/TE/AL e Roda de liga aro 14) porém está com 196.200KM.

Minha dúvida é: Faço uma manutenção e tento resolver meus problemas ou troco com esse amigo (Sem volta, um no outro) e ele assume os problemas do meu corsa?

Compensa gastar e tentar sanar este problema??

Muito obrigado a todos!!

Corsinha na veia!! :) [/img]
Corsa Wind 1999 2º Dono desde os 43.000km! Atualmente com 63.000km!
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=105045
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

serio cara, pra ta pouco rodado assim e com tanto problema, já faltou muito cuidado, vai pegar uma bem mais rodado mais propicio a problemas pra não cuidar tmb, fica com o seu ou sem nenhum.......
com certeza esse outro além de mais novo não deve ta la essas coisas pq ninguém é burro o bastante pra trocar um carro bom mais novo num carro zoado mais antigo pau a pau....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Do início...

Corsa Wind 99 deve valer pela fipe algo entre 9 e 10 mil. O modelo sedan de 00 é algo em torno de 11.
É complicado o cara trocar perdendo dinheiro (ainda que "pouco") pra pegar um notadamente problemático.

56 mil km - sendo verdade - daria pouco mais de 3 mil km por ano, se você fez a troca de óleo corretamente você trocou o óleo 2 vezes por ano, pelo prazo de 6 meses e não por km. Acredito que não seja o caso devido ao tipo de problema do seu motor. Infelizmente nosso gasolixo oxida o óleo e e ainda que rodemos apenas 100 km ele oxida e estraga, no uso isso se traduz em desgaste prematuro, o que é seu caso.

200 mil km - SE e apenas SE seu conhecido trocou o óleo corretamente a vida inteirinha do carro, dentro do prazo de km ou 6 meses é possível que esse motor esteja muito melhor do que o seu. Mas reforço, porque ele trocaria um motor BOM por um RUIM?

Ainda mais se vaza gasolina. E o risco de incêndio?

No seu lugar eu faria alguns orçamentos pra ver o possível motivo dessa falta de pressão e ter uma ideia de custos pra arrumar. Também conferiria o resto do carro, um orçamento pra dar uma revisão geral.

Isso vai dar uma pancada boa no bolso, provavelmente uma boa porcentagem (10%-20% do valor do carro ou mais).

Tendo isso em mãos pense, se é verdade que seu carro rodou só 56 mil e que não foi adulterado pelo antigo proprietário e a revisão dará uma paulada, imagine um carro com 200 mil km. Não é só motor, é arrefecimento, freios, suspensão, injeção, ignição... enfim.

Se o seu amigo é tão gente boa você poderá levar o carro dela na mesma oficina e fazer um orçamento sobre a manutenção necessária no carro dele também.

Eu não faria a troca. Mas só daria pra pesar sabendo detalhadamente o estado de cada um.
Avatar do usuário
Felipsouza13
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Terça-feira 22 2015f Setembro 2015 04:13:34 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Felipsouza13 »

Obrigado pelas respostas amigos.. Enfim, não fiz a troca.

Decidi começar a corrigir os problemas,

1º) O vazamento de gasolina estava ocorrendo devido à tampa da bomba de gasolina, ela estava mal colocada, troquei o reparo da tampa, uma borracha, e aparentemente não irá vazar mais. Ainda não completei o tanque!!

2º) O KM do corsa, atualmente com 57.783km é original, pois conheço o carro desde zero KM, foi apenas de um senhor que trabalhava comigo!!

3º) Ainda não tive tempo de fazer o orçamento para corrigir o problema da perda de compressão.

4º) Fiquei um tempo sem internet, por isso a demora para responder!!

Muito obrigado! Assim que verificar a perda de compressão, posto aqui para contar como ficou!!!
Corsa Wind 1999 2º Dono desde os 43.000km! Atualmente com 63.000km!
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=105045
Avatar do usuário
Felipsouza13
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Terça-feira 22 2015f Setembro 2015 04:13:34 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Felipsouza13 »

Outra questão, só pra reforçar!

Já fiz a troca de algumas peças: (Muitas delas, eu mesmo fiz)

- Sonda Lambda
- Escapamento (total)
- Velas e cabos
- Limpeza do sistema de arrefecimento
- Cilindro mestre
- Limpeza de bicos
- Correia dentada
- Correia do alternador
- Alinhamento e balanceamento 2x

Já fiz algumas viagens com meu corsa, sem problema algum. A última foi de BH - MG à Vila Velha - ES, totalizando 1398KM (Ida, volta e passeios pela cidade), no qual foi gasto 105L de gasolina (média 13km/L) e eu já estava ciente do problema de perda de compressão no cilindro. Foram 4 adultos e uma criança + bagagens!

Peguei o carro em Abril de 2015, troquei em um monza tubarão ano 94, 2.0 gasolina.
Corsa Wind 1999 2º Dono desde os 43.000km! Atualmente com 63.000km!
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=105045
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Legal. Então é isso, só aproveitar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”