[DÚVIDA] - Motor fumando corsa wagon 1.6 16v

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Rafa-Zardo
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 01:59:20 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

[DÚVIDA] - Motor fumando corsa wagon 1.6 16v

Mensagem por Rafa-Zardo »

Minha Wagon começou a fumar, sempre que dou uma acelerada mais forte ela dá uma boa fumaceada.
Na lenta não percebo fumaça saindo pelo escape e nem quando ando normal. Mas quando dou uma acelerada um pouco mais forte fuma de mais.
O motor está original com 261 mil KM. Será que vale a pena abrir o motor e fazer uma checagem?
O que preciso verificar?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não, vc checa antes de abrir.....
é preciso ver uma serie de coisas pra tentar minimizar o estrago....
pode ser so algo no cabeçote, como pode ser na parte de baixo, da pra verificar algumas muitas coisas antes de condenar a retifica completa o motor....

algo pra ver antes....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=104252
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=104251
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Rafa-Zardo
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 01:59:20 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por Rafa-Zardo »

SemControle escreveu:não, vc checa antes de abrir.....
é preciso ver uma serie de coisas pra tentar minimizar o estrago....
pode ser so algo no cabeçote, como pode ser na parte de baixo, da pra verificar algumas muitas coisas antes de condenar a retifica completa o motor....

algo pra ver antes....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=104252
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=104251
Hoje o dia foi corrido não consegui levar o carro ao mecânico,
Daí com minha noiva agora a pouco e PAH.
Motor fervendo, temperatura entre 100° e o quadradinho vermelho, encostei o carro fui checar a agua no reservatório e estava até quase a tampa. Provavelmente com muita pressão.
Ai vem aquela pulga atrás da orelha. "Válvula termostatica ou bomba dagua?"
E quando estava na rua no momento em que começou a subir a temperatura (pra ajudar estava na fila do drive-thru do MC) o motor morreu, fui ligar fez FRUM TEC, não girou o motor. Daí tentei de novo e foi de vagarzinho (FRUM FRUM FRUM...) até que o motor pegou na marra.
E agora a luz da bateria fica acesa bem fraca...

Amanhã bem cedo vou deixar o carro no mecânico pra ele se divertir no feriado. E eu sofrer com o dinheiro voando.
Avatar do usuário
Rafa-Zardo
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 01:59:20 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por Rafa-Zardo »

Imagem
Tá ai uma foto do painel. Liguei o ar e deu uma baixada na temperatura. Mas a luz da bateria está ali marcando presença.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pode ser uma mistura maior de mais coisas ainda....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Rafa-Zardo
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 01:59:20 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por Rafa-Zardo »

SemControle escreveu:pode ser uma mistura maior de mais coisas ainda....
Esse feriado de Carnaval foi a alegria da Wagon.
Arrefecimento 100% agora.
Bomba d'água estava com problema. Válvula termostatica praticamente travada com ferrugem. E radiador furado e muito entupido.
Fui até uma loja accioly e fiz a festa. Um radiador Novo. Válvula termostatica nova. Bomba d'água Nova.
Mão de obra fiz eu mesmo com ajuda do meu irmão, cansei de ser enganado por mecânicos.
Motor estava com 2 dentes da correia fora. Agora está muito redondo, completamente diferente do que antes.
Fiz uma boa limpeza no sistema de arrefecimento e agora com fluido recomendado no radiador.
Nessa parte zerou o problema. Agora estou com aquele problema do carro fumar. Esses dias coloquei média de 150ml de um óleo grosso (no smoking)
Realmente não fuma mais. Então acredito ser somente folga na parte interna pela alta kilometragem.
Mas assim que possível vou levar pra checar essa parte.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

difícil sem as devidas ferramentas enquadrar os comandos dos 16V
q bom q as empreitadas estão dando certo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Rafa-Zardo
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 01:59:20 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por Rafa-Zardo »

SemControle escreveu:difícil sem as devidas ferramentas enquadrar os comandos dos 16V
q bom q as empreitadas estão dando certo....
Boa noite SemControle.
Cara realmente sem ferramentas não tem como. Porém tenho algumas em casa e a que precisei pra fazer o enquadramento do meu corsa peguei emprestada com um amigo mecânico.
Por incrível que pareça o carro ficou redondinho gostei muito do resultado.
Logo logo vai vir algumas manutenções e vou postar passo a passo aqui.
Quero deixar esse carro em total confiança e perfeito funcionamento.
Vou gastar uma grana legal. Mas vou deixar esse corsa como meu segundo carro "xodó" hehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”