[DÚVIDA] Baixa Pressão no Cilindro

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eriksalvador
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[DÚVIDA] Baixa Pressão no Cilindro

Mensagem por eriksalvador »

Saudações a todos do CorsaClube.

Meu Corsa Hatch GL 1.6 MPFI está me deixando com mais cabelos brancos.
Tinha notado a um tempo que ele estava baixando água e depois de procurar achei um furo no radiador. Troquei e melhorou, contudo ainda baixava, mas em menor intensidade.
Depois de um tempo o carro começou a falhar quando ligava e depois de uns minutos parava, mas depois de uns dias ele começou a falhar constantemente. Troquei as velas e os cabos de velas que já estavam bem velhos e melhorou, contudo depois de um tempo voltou a falar.
Levei no mecânico e ele disse que a vela do 2° cilindro estava com problemas e que este cilindro estava com baixa pressão. Trocada a vela melhorou.
Nesse domingo ao ligar notei que ele estava soltando líquido e fumaça branca de vapor d'água. Isso ficou por um tempo depois parou. Verifiquei o óleo e vi que está misturando água com óleo.
Nesta segunda ele secou de vez o radiador e quando fui reabastecer percebi que estava vazando água e pressão na junta do cabeçote abaixo do coletor de escape.
Agora a pergunta: A baixa pressão pode ser por causa da junta queimada ou por outro motivo?
O mecânico disse que não tem relação e que a baixa pressão pode ser válvula ou anel, mas acho estranho ser isso pois ele não está queimando óleo nem nada.
Por favor me ajudem, pois pelo valor que o mecânico passou para o reparo (+/- R$3000,00) eu to quase vendendo as peças do carro.... kkkkkkkkk
Obrigado a todos.

Erik Salvador
Bange
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Mensagem por Bange »

Algumas coisas pra ter certeza só abrindo...

Sim, a junta pode interferir na pressão... já que a junta queimou, o certo é retirar o cabeçote e pedir a uma retífica que confira tudo...aplainamento, folgas, etc...

Se seu carro não estava queimando óleo, aparentemente, não necessita de retífica nas camisas, troca de pistão, anéis, etc...aparentemente tá...

Se a avaliação da retífica não sinalizar nada de errado com cabeçote, vc. deu sorte de só queimar a junta...difícil, mas possível...aí de material é só junta + M.O de uns R$ 500 no máximo.
eriksalvador
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Mensagem por eriksalvador »

Muito obrigado pela resposta Bange!!!

Estava pensando em eu mesmo fazer esse serviço.
Tenho noções de mecânica, tanto que eu refiz toda a suspensão do meu carro e ficou ótimo.
Só tenho um pouco de receio, porque quando aprendi mecânica era meados de 1993 e os carros injetados (mais modernos) estava entrando no nosso BraZil e não tive muito contato.
Já achei alguns dados sobre torque dos parafusos, que é bom trocar os parafusos do cabeçote, cuidados com posição dos balancins, etc.
Teria alguma dica a mais para dar, tipo sobre o ponto do motor ou algo mais?
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
Bange
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Mensagem por Bange »

Cara se vc. não tem no mínimo um torquímetro de qualidade (de estalo), nem pense em abri o cabeçote...mas se tiver e quiser encarar...a gente ajuda.

O coração de um motor a explosão não mudou desde sua invenção, de lá pra cá, só adereços e modificações que permitem tirar o máximo de proveito de sua performance, ou seja, quem entende um vai entender o outro sem muitas dificuldades...seja ele de 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10 ou 12 cilindros.

Sim, no passado não, mas atualmente as montadoras recomendam a troca do kit de parafusos...não se preocupe com balancins, válvulas e demais...tudo isso é avaliado em uma boa retífica...se vc. der sorte de não precisar aplainar ou preencher material com solda, ao menos peça a eles para trocar o kit de retentores das válvulas e os do comando...já que tá aberto, troca...e se for necessário algum serviço de retífica, eles já devem te pedir o fornecimento destes mesmos retentores.

Limpar bem, descarbonizar (se houver), e aplicar lixa bem fina no bloco, fazem parte do sucesso final...excesso de veda juntas só dão problemas futuros de entupimento na circulação de óleo e/ou do arrefecimento.

No fechamento, a ordem sequencial de aperto, os apertos por série, o tempo entre apertos e o torqueamento correto, são fundamentais.

O sincronismo mecânico é muitíssimo importante e os procedimentos devem ser observados à risca...para 8V é simples, mas para 16V é bom ter uma ferramenta de trava sincronizadora, pois facilita muito.

Componentes de motor (peças, vedantes, rolamentos..), é bom que sejam originais ou de reconhecida excelência, pois o trabalho ou custo de M.O é grande e não compensa colocar peças de 2ª linha ou xing-ling, pois duram menos que o normal ou apresentam inconvenientes funcionais...não compensa.
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Mensagem por SemControle »

so veja nos respiros da tampa de válvula se tem muito óleo, poderia ser um começo de desgaste dos anéis, mas ainda não daria tanta diferença de pressão.....
qnd ele trocou essa vela dizendo q tava com problema ela tava suja de óleo ou o q?
isso de estar baixando agua faz tempo já mostrava problemas, so q se essa junta já tava danificada pra dentro do cilindro já era pra aparecer efeitos da verificação no reservatório de expansão......
tem q ver tudo, se for so a junta mesmo deu foi muita sorte....
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Mensagem por eriksalvador »

SemControle escreveu:so veja nos respiros da tampa de válvula se tem muito óleo, poderia ser um começo de desgaste dos anéis, mas ainda não daria tanta diferença de pressão.....
qnd ele trocou essa vela dizendo q tava com problema ela tava suja de óleo ou o q?
isso de estar baixando agua faz tempo já mostrava problemas, so q se essa junta já tava danificada pra dentro do cilindro já era pra aparecer efeitos da verificação no reservatório de expansão......
tem q ver tudo, se for so a junta mesmo deu foi muita sorte....
O mecânico não mencionou se a vela estava molhada de óleo, simplesmente trocou.
Com relação ao serviço num todo, eu vi uns vídeos no youtube que os mecânicos alinham os cilindros no meio do curso (no meio das camisas) para que ao ligar não ocorra a batida entre os pistões e as válvulas.
Isso é fato ou invenção deles? Existe algum posicionamento específico tipo explodindo no primeiro cilindro ou deve ser como eles mencionaram?
Bange
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Mensagem por Bange »

O alinhamento mediano é feito só para desmontagem e montagem...

Uma vez montado e torqueado o cabeçote, deve-se posicionar o comando no(s) devidos alinhamentos e em seguida o 1º cilindro posicionado em seu PMS, que deverá coincidir com a marcação de seu sincronismo, da polia como referencial que tem no bloco.

Ficando ambos os eixos (polias), em seus momentos de sincronização, coloca-se a correia dentada, o tensor da correia e pronto...motor sincronizado.
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Mensagem por eriksalvador »

Bange escreveu:O alinhamento mediano é feito só para desmontagem e montagem...

Uma vez montado e torqueado o cabeçote, deve-se posicionar o comando no(s) devidos alinhamentos e em seguida o 1º cilindro posicionado em seu PMS, que deverá coincidir com a marcação de seu sincronismo, da polia como referencial que tem no bloco.

Ficando ambos os eixos (polias), em seus momentos de sincronização, coloca-se a correia dentada, o tensor da correia e pronto...motor sincronizado.
Bange, você teria alguma imagem,pois como disse estou meio engripado no quesito motor (abertura) e com imagem ou diagrama seria mais fácil pra mim.

Obrigado.
Bange
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Mensagem por Bange »

No youtube tem vários...um é este que mostra os referenciais de sincronismo.

https://www.youtube.com/watch?v=XO4JUxLfqH4

Esse é um alerta para a montagem da polia do vira...

https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0

Mas pra começar vc. deve (apenas) afrouxar o parafuso da polia do comando e retirar as 4 velas pro motor ficar leve e colocar o motor no sincronismo e girar o VB na mão uns 90°...com isto os cilindros já estarão medianamente alinhados...se quiser conferir, introduza uma vareta de bambu (de pipa), no lugar das velas...a profundidade deverá ser a mesma em todos...

Afrouxe o tensor e retira a correia dentada e a polia do comando...desconecte as mangueiras da tampa dos tuchos e mais alguma coisa que estiver agarrado ao cabeçote...

Desaparafuse o cabeçote na ordem inversa do aperto, em 3 sequências de 1/2 volta cada, depois em sequências de 1 volta até os parafusos saírem quase que na mão...umas batidinhas devem ser necessárias para descolar da junta e pronto...leva pra avaliação numa retífica...

Pra montar a ordem é inversa...no torque ainda tem uns graus pra girar a mais...tem que pegar na net, pois não usei este critério...
Bange
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Mensagem por Bange »

Esqueci de dizer...retire o líquido do arrefecimento antes de tudo...
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