[DÚVIDA] Baixa Pressão no Cilindro

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Bange, eu já havia visto estes vídeos mas entendi que os pontos são apenas estes da polia do CV e do VB.

Eu comecei a desmontar o motor e tome um susto na hora que eu tirei as velas. Quando eu tirei a do 4º cilindro achei estranho que ela estava encharcada, agora o mais assustador foi na hora em que eu virei a polia do CV e neste cilindro cuspiu uma quantidade enorme de água.

Outra coisa que estranhei foi o tensor da correia. Todos que eu vi em vídeos eram presos por um parafuso allen ou torx, o meu tem um prisioneiro e uma porca parlock.

Eu tirei umas fotos, mas meu celular não quer abrir no computador (pobre quando se ferra é pra valer!!! kkkkk). Amanhã no escritório eu pego um adaptador de cartão e coloco as fotos no fórum.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, em motores de 8V, são só estes pontos...

Taí o seu problema...a junta queimou na região do 4º cilindro para a caverna do arrefecimento.

Vamos torcer para que seja só a junta...há casos em que necessitará de reposição de material (alumínio), pelo processo de agregação por solda...nada de mais...se bem feito, fica perfeito...já fiz num motor Gol EA111.

Este problema ocorre nos motores em que o usuário não utiliza o aditivo no arrefecimento, aí a corrosão (mesmo no alumínio do bloco), faz a festa...

Quanto a fixação do tensor, certamente em alguma manutenção anterior, a rosca do parafuso foi espanada e uma das saídas foi colocar um prisioneiro...ás vezes atrapalha a colocação de peças...outras não.

Existe uma outra saída que a colocação de uma mola chamada helicoidal...tem que refurar e inserir o helicoide (uma espécie de mola), mas dependendo do local (como o do tensor), tem que tirar o motor, pois a furadeira não tem acesso.

Se o prisioneiro sair ao retirar a porca, uma saída é recolocá-lo com um trava roscas químico (um tipo de cola específica e pra altas temperaturas).

Volto a alertar! Se vc não tiver um bom torquímetro de estalo...nem tente...tem uns no mercado bem baratinhos, pois são xing-ling de vareta...o erro de torque deles é muito maior que os de estalo, que ficam na faixa de 3 a 5% para altos torques...se de vareta o erro é bem maior.
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Eu comprei agora a noite um torquímetro +/- no mercado livre e espero que chegue na próxima semana ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-20kg-_JM ).

Falta apenas o transferidor de angulo que vou comprar amanhã.

Espero não ter que fazer preenchimento nesse cabeçote, tomara que seja apenas a junta.

Eu deixei por um tempo o sistema de arrefecimento meio relaxado colocando apenas água da torneira, mas a pelo menos uns 6 meses eu estou colocando água desmineralizada e aditivo, mas infelizmente foi tarde demais.

Eu consegui soltar a porca do tensor tranquilamente, mas ache estranho o prisioneiro...

Bom, como tenho apenas o final do dia para mexer, amanhã vou tirar a correia e depois o cabeçote e espero achar alguma retífica descente aberta no sábado para deixar as peças para verificação.

Vou ver se consigo postar as fotos para dar uma ilustrada no processo... :) :) :)

Aguardemos os próximos capítulos...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não consegui ver a procedência do seu...o meu é da http://www.matatakitoyo.com ...pesquisei antes o site deles e é um fabricante de Taiwan, com laboratório de pesquisa, certificação dos produtos e com renome internacional, tendo um bom mercado na Europa...parece ter algum "pedigree".

É de 1,4 a 20Kgf...

Veja o cabeçote do Gol que mexi...

https://www.youtube.com/watch?v=f1JxU9DZrx0

O silicone é proveniente de uma manutenção no cavalete da VT...usaram em excesso e o excesso foi parar no bloco, radiador...um merdelê so...

O cabeçote antes e depois...
Imagem

Imagem

A bomba velha e nova
Imagem

O serviço de solda/reposição ficou em 130,00 , o da retífica em 240,00, os retentores das válvulas 16,00, os do comando 32,00, junta 33,90, bomba 67,00, kit parafusos 65,00, cebolão 43,00...tem mais uma pancada de coisas cujo total foi 1177,00 + o que o amigo (e dono), comprou a meu pedido e não sei quanto foi...Radiador, cavalete da válvula termostática, válvula termostática (não tinha), mangueiras, anti-chamas, filtro de gasolina, filtro de ar, correia dentada.

Acredite....a coisa toda começou quando ele me pediu pra trocar o cebolão, pois a ventoinha não ligava e o carro estava esquentando...o cara nunca usou aditivo no arrefecimento... era escravo do mecânico dele, todo mês o carro ia visitar a oficina... fiz o serviço em agosto de 2014, nunca mais deu problemas, mas eu é que fiquei escravo dele...até pra troca de óleo do motor ele passa aqui em casa e vamos numa casa de óleo que tem um buteco ao lado...o carro fica pronto rapidinho, o demorado é acabar com a ceveja....kkkkk...
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Algumas fotos do estrago...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui o início da limpeza...

Imagem

Imagem

Se prestar atenção vai notar as ranhuras no bloco do motor. Isso foi feito pela retífica que mandei o carro para arrumar a uns 5 anos. Se soubesse que os caras eram tão porcos assim tinha feito em casa.

A tampa da passagem e fixação do comando na gaiola estava com o o'ring amassado, seco e cheio de silicone. E depois dizem que o serviço amador que é cheio de gambiarra e excessos.

Agora só falta achar uma retífica decente aqui na zona norte de SP e levar o cabeçote para um trato e as outras peças para um banho químico para limpar melhor.

Conforme o andamento eu vou postando mais fotos.

Abraço a todos.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rapaz...vc. retirou mais coisas do que precisava, mas manutenção é isso aí...já que tá aberto verifica-se tudo...

Pelas fotos não me pareceu junta queimada e isso me preocupa, pois o problema pode estar nos anéis/camisa com desgaste...ou, na melhor das hipóteses, apenas o retentor das válvulas do 4º cilindro.

Outra coisa é a necessidade de repor material...pelas fotos (e sem comparação com um novo), não dá pra saber...só a retífica mesmo.

Já que vc. avançou bastante na retirada...retira a bomba d'água e inspeciona ela...se tiver ok, só gasta com a junta nova, caso contrário, já troca logo.

Se passar na avaliação da retífica, não esquece de pedir pra trocar os retentores das válvulas e os do eixo de transmissão...se eles tiverem que fazer algum serviço e forem honestos, já faz parte tais trocas e o reassentamento das válvulas...sempre é bom dar uma esmerilhada...

Quanto a possibilidade de folga em anéis/cilindro, só garantindo que o cabeçote está bom, remontando e conferindo a compressão...medir é a outra alternativa, mas tem que desmontar e ter paquímetros (externo/interno) e comparador para conferir ovalização.

Quanto ao arranhado no bloco, poderia estar melhor...mas pode-se lixar com uma de 600 pra cima até ficar satisfatório...use uma base de madeira pra lixar...tome cuidado com limalhas e restos do material da lixa...principalmente nas cavernas do óleo...não é bom cair nada neles...eu usei buchas de algodão pra tampar todos e antes de retirar usei um aspirador de pó...

Se for retirar a bomba d'água, injete água na caverna do lado do 4º cilindro e vai futucando todos os outros...sai ferrugem de montão, restos de junta se tiver...não deixe cair água nas cavernas do óleo também.
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Com relação ao cilindros, o que me preocupou foi que, justamente no 4º cilindro tem um calo do lado externo (seguindo a sequencia, ao invés de ser do lado do 3º, do lado do câmbio).

Não gostaria de mexer na parte debaixo, justamente por estar com os bolsos vazios, mas acho que vou ter que fazer algo sim, pelo menos a troca dos anéis e o brunimento das camisas.

Antes de chegar a esse ponto, vou achar uma retifica decente e ver o que eles dizem sobre o cabeçote.

Eu desmonto demais mesmo... :D mas sou assim, vou tirando e limpando tudo e muito mais... kkkkk
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Começou a montagem da criança...

Já retifiquei o cabeçote e o bichinho ficou bem bonito, só não gostei que a retifica ficou de dar um banho descente na gaiola e no coletor de admissão, mas não cumpriu a sua parte nisso.

Instalei a válvula termostática que não tinha, limpei o tubo de ventilação do motor que estava com uma crosta medonha, troquei o tubo da bomba d'água que fica atras da bomba e a mangueira que liga ele no tubo coletor de fluxo e aproveitei para ver o estado da bomba d'água.

Esta estava um pouco desgastada, mas acho que aguenta um pouco mais, e espero que aguente mesmo porque to ficando liso.... kkkkkkkkk

Aproveitei que tem pouca coisa no meio do caminho e limpei o bloco que estava cheio de óleo que estava vazando da tampa de válvulas e espero amanhã terminar esta perfumaria para começar a montar o cabeçote.

Amanhã tiro umas fotos para postar antes de fechar o motor.
eriksalvador
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 12 2013f Fevereiro 2013 07:39:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eriksalvador »

Boa tarde a todos.

O meu Corsinha já está rodando...
Pegou na primeira e não deu nenhum susto... só um pequeno vazamento (molhou um pouco) na tampa de válvulas perto da tampa de óleo, mas ainda vou ver se foi vacilo meu na hora de colocar o óleo ou se é a tampa zuada mesmo.
Agradeço ao Bange e ao SemControle pelas dicas que foram de grande valia.
Não consegui postar as fotos da arte pronta, mas vou ver se consigo fazer isso até o FDS.
Um abraço a todos.

Erik Salvador
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

veja se não é pela junta, por questão de aperto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”