Mangueira de ar

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Julilo
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Mangueira de ar

Mensagem por Julilo »

Olá galera
Tenho uma duvida.
Qual é a função daquela manqueira fina que sai daquela peça redonda de metal que esta no suporte do filtro de ar e vai até no TBI?
Corsa 95 1 bico?
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Válvula thermac, serve para auxiliar na partida a frio. No corsa quando dá a primeira partida de manhã o ar admitido é o ar quente do tubo que sai do defletor do escapamento. Depois de um tempo o ar quente faz uma peça que fica na tampa do tbi, por vácuo, abrir a portinhola e assim admitir ar frio normalmente e fechando assim que ficar fria demais.

No meu desativei completamente o sistema. Um que é a gasolina (ta "serto", é alcoolina) e não álcool, outra é que a portinhola atrapalhava a admissão de ar, mais outra é que não moro num local gelado. Não reparei alterações no consumo de combustível :).

Abraços.
Julilo
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Mensagem por Julilo »

Meu corsa pega normal tanto frio quanto quente, mas na primeira acelerada ele da uma embrulhada.
Se eu acelera devagar (gradativamente) não acontece nada, mas se eu ligar ele e for da uma acelerada mais "brusca" ele da essa embrulhada e depois fica normal, não tem mais falha nenhuma.
Ja troquei cabos, velas, capa de bobina e etc... Os mecânicoo colocaram no scanner, ja testaram a bomba e ta tudo ok, porém ontem eu percebi que essa mangueirinha que sai do tbi e vai até a valvula thermac esta rachada então coloquei uma fita isolante bem apertada.
Sera que isso poderia ser meu problema?

Obrigado pela ajuda amigo

:)
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Adrianno, eu reativaria o sistema thermac. Na verdade, a portinhola abre a passagem de ar quente vindo da área do coletor de escape, sem vedar a passagem de ar frio. Do mesmo jeito que é mo Monza EFI, esse ar quente ajuda na fase fria do motor.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Não faz falta José. Se considerar motor frio nunca tive dificuldade de partida desde quando desativei o thermac, está do mesmo jeito.

Abraços.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

uma quase herança dos motores carburados a álcool com aquecimento do coletor
frio + álcool poderia não dar bons resultados, mas gasolina não tem nessa necessidade toda....

agora sobre a mangueira rachada, não q seja culpa dela as engasgadas, mas pode até contribuir, qq entrada falsa de ar em mangueiras ligadas ao TBI já causam algumas dores de cabeça....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Adrianno, na partida, realmente não faz nenhuma diferença. Só pensei no funcionamento do motor nos primeiros minutos. Mas se não está dando problema, deixa como está.
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Julilo
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Mensagem por Julilo »

Meu mecânico vai fazer uma limpeza do bico injetor e do TBI, trocar os reparos do bico pra ver se essa engasgada melhora
O que sabemos é que não é excesso de gasolina e sim falta, pois as velas estão bem branquinhas (até de mais...hehe) e não da cheiro de gasolina.
Lembrando que essa engasgada só acontece na primeira acelerada, se acelero gradativamente não acontece.
ligo e carro e dou uma acelerada mais rapida (brusca) ele engasga como se não viesse combustível, depois não tem falha nem uma, consumo ta ok, e pressão da bomba também

Obrigado pela força ai galera :D
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

José Leal, remontei o sistema. Além da partida a frio a thermac ajuda a evitar a admissão de ar muito frio que apesar de ser bom para performace aumenta muito o consumo de combustível em alta velocidade.

SemControle, aqui no brasil realmente não faz muita falta. Eu creio que mantiveram o sistema por conta do mercado argentino e uruguaio (onde o Wind era vendido com motor 1.4...) onde faz uma friaca de nevar e esse sistema ajuda bastante.

Fiz o teste e a portinhola usando a outra manguerinha do tbi onde tem vácuo e fecha normal. Julilo, se falta gasolina dá uma revisada na bomba de combustível. Eu já tive que trocar a do meu corsa.

Abraços.
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